Estamos no período ideal para ressuscitar o 'Literatura em Movimento', que inclusive já abordou tema semelhante em outra ocasião, o sobrenatural. Mas, desta vez, vamos conversar um pouco sobre o gênero que toma conta da blogsfera literária durante todo o mês de outubro: o horror.

Imagem: ilustração.

O gênero terror, popularmente conhecido como horror, está diretamente ligado à ficção e a fantasia, e pode ser perceptível em diferentes coisas: livros, filmes, músicas, pinturas, fotografias, dentre outros. A ideia do terror está na transmissão do medo, do suspense e, consequentemente, do susto por meio da estranheza, despertado por nossos sentimentos. 

Na literatura, horror e terror quase sempre são classificados na mesma categoria, mas as duas são um pouco distintas em seus objetivos. Enquanto o terror traz em sua produção o clima de suspense de natureza psicológica, no horror há a manifestação de tópicos sobrenaturais. Em outras palavras, os livros podem ser tanto sobrenaturais como não-sobrenaturais, tendo em vista que algumas obras de ficção acabam sendo interpretadas como uma metáfora para os grandes medos da sociedade. 

A origem do gênero, como um todo, está no folclore e em tradições religiosas, com foco na morte, na ideia de vida após a morte, e no mal. Essas histórias manifestaram-se também em lendas de bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas e pactos com demônios. É uma viagem excepcional ao mundo das grandes lendas, em lugares com grandes personagens que fazem nossa mente divagar nos mistérios do medo.

Abaixo alguns autores do gênero:

Edgar Allan Poe: Conhecido por seus contos macabros, Poe também é considerado o inventor do gênero ficção policial. Uma das características da escrita do autor é o terror psicológico empregado em suas obras, já que seus personagens geralmente oscilam entre a lucidez e a loucura, e quase sempre cometem atos infames ou sofrem de alguma doença. Dele eu tive a oportunidade de ler Histórias Extraordinárias e O Corvo.

Stephen King: É reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. Além disso, muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. Meu contato literário com King seu deu através do conto A Tribo, na qual ele escreveu em parceria com Joe Hill, sem filho. Já nas telas eu tive o prazer de assistir 'Carrie, a Estranha', e 'Sob a Redoma'.

Joe Hill: É um escritor estadunidense de livros de ficção. Em 2007, lançou a obra A Estrada da Noite (realizei essa leitura este mês, inclusive), no Brasil, e a Caixa em Forma de Coração, em Portugal. É também de sua autoria a coletânea de contos Fantasmas do Século XX, O Pacto, e Nosferatu. Todos foram publicados no Brasil pela Editora Arqueiro.

Anne Rice: É escritora de terror e fantasia. Seu livro de maior sucesso é Entrevista Com o Vampiro, escrito apenas uma semana após a morte de sua filha por leucemia. O livro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. Segundo fontes, Rice anunciou em 2005, e após o falecimento de seu marido Stan Rice, que deixaria de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos para se dedicar a outros tipos de gêneros literários. Eu nunca li nada da autora, por isso gostaria de alguma indicação de vocês.

É isso. aí Espero que tenham gostado do tema. Aproveitem para comentar sobre mais autores do gênero, ou sobre os livros de terror/horror que vocês mais curtem.  :)
Até mais!


5 Comentários

  1. Oi Fran. Adorei o post. Bem no clima do mês! :D Adorei também a indicação de livros e autores. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom matar a saudade dessa coluna, Fran. Horror nunca foi um gênero que me atraiu muito, mas estou embarcando nele aos poucos. Pretendo ler quanto livros puder de Edgar Alan Poe, Stephen King e Joe Hill. Ótimo texto.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fran que texto interessante super esclarecedor. Não sabia dessa diferença entre terror e horror. Valeu demais pelas informações. Também foi o máximo suas indicações de autores.
    Beijos

    P.s. Aos poucos estou me aventurando nesse estilo, mas como sou muito impressionável estou indo com cautela.

    Leituras, vida e paixões!!!,

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran,
    Adorei o post bem completinho e cheio de dicas, gosto desse genero, mas confesso que tenho um pouco de medo...rsrs. King com certeza é o cara que mais me atraia, estou assistindo a série sob a redoma e comprei o livro também, acho as histórias dele fantásticas. Não li nada do filho ele ainda, mas tenho curiosidade. Sobre a Anne Rice já li a Hora das Bruxas, esse livro me deu muito medo no final...rsrs,s e você gosta de livros bem descritivos com vários detalhes vai adorar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus gêneros favoritos na literatura (mais numa pegada de thriller ou suspense que terror propriamente dito), mesmo tendo lido poucos. Poe já li um mas não gostei muito. Joe Hill, apenas um conto. Stephen King é um dos que mais admiro e, inclusive, tem varios livros dele na minha lista de desejados. Anne Rice conheço mas nunca li nada.

    Excelente postagem. Amo esse quadro *.*

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!