Da esquerda para a direita: Tayara, Suzane e Thamares.
O Clube do Livro de Sergipe, onde participo como organizadora, realizou no mês passado um concurso literário intitulado de Repasse Literário. A nossa ideia foi sortear três leitores locais (dentre aqueles que participam frenquentemente dos nossos encontros e que mostraram interesse) para a realização da leitura de um título escolhido, por votação, entre todos os leitores presentes no evento. Funciona como um book-tour, mas com uma diferença: após a leitura, os sorteados têm que escrever sobre a trama, como uma resenha, dando sua opinião. A mais bem votada entre os organizadores do clube terá seu texto publicado em nossos blogs, e ainda ficará com o livro de brinde. O intuito é incentiva a leitura e escrita de forma conjunta.

Ontem foi o dia de divulgarmos a vencedora. O livro escolhido foi Extraordinário, escrito pela Raquel J Palacio, e as três sorteadas na primeira rodada do repasse foram a Tayara Chagas, a Thamares Pimentel e a Suzane Oliveira. Quem levou a melhor nessa foi a Suzane, mas foi muito difícil escolher apenas uma resenha... todos estavam muito bem escritas. Além disso, foi gratificante ver que todas curtiram bastante a história.

Enfim, sem mais delongas, vamos aos comentários da Suzane.  :D   Parabéns!!!!
_

''Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." 
(Dr. Wayne W. Dyer)

Fora do comum. Diferente. Admirável, espantoso, incrível. Excepcional. Esses são alguns sinônimos para a palavra “Extraordinário” e podemos classificar o livro de mesmo nome, da autora R. J. Palacio, com esse adjetivo. Este é o seu livro de estréia e difunde uma linda mensagem pelo mundo.

Iniciei a leitura como parte do processo ''Repasse Literário'', realizado pelo Clube do Livro Saraiva – Se, e devo admitir que se não fosse por isso, provavelmente não o leria. Sim, eu fujo das sinopses mais 'tristes'.

Surpreendi-me com a leitura desde as primeiras linhas, a partir daí foi paixão a primeira lida! A leitura é simples, mas interessante, flui tão fácil quanto respirar, quando se vê, estamos quase passando do ponto de ônibus onde deveríamos descer (rsrs).

August Pullman tem 10 anos, nasceu com uma síndrome genética que deformou seu rosto, por conseqüência, passou por mais de 20 cirurgias para tentar reconstruí-lo, o resultado dessas cirurgias? Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, provavelmente é pior (p.11). Assim, somos apresentados a rotina da vida de Auggie (apelido familiar), desde o seu nascimento até seu primeiro ano na escola.

O livro é dividido em 8 partes, narrado por 6 personagens que possuem maior relevância, duas delas pelo nosso personagem principal. Há uma grande vantagem em ter mais de um narrador: conseguimos ter a visão geral dos fatos, além disso, nos envolve na trama como um todo e não nos cansa. Dentre essas partes, uma chamou-me atenção, ela é narrada por Justin namorado da irmã do August - e não possui a diferenciação de letras maiúsculas/minúsculas ou travessões para marcar os diálogos. Inicialmente, achei que fosse um erro de revisão da edição, mas analisando o livro como um todo notei que era proposital, que talvez houvesse algo implícito nessa desorganização, quem sabe caracterizar o Justin: seria ele desatento? Ou incapaz de diferenciar as coisas, as pessoas? Sobre o assunto, Palacio diz: as pessoas me perguntaram por que coloquei a parte do Justin em minúsculas. tudo que posso dizer é que ele é o tipo de cara que usa minúsculas, ressalto que essa afirmação também foi feita em minúsculo.

O que eu achei da obra? Eu simplesmente fiquei encantada, a ponto de desejar que a autora desse continuação, e por que não mostrar o Auggie jovem/adulto? É inocência acreditar que as pessoas não são cruéis, que a perfeição não é uma regra a qual tentamos seguir, mostrar como o personagem está enquanto adulto pode ser muito bom. Por fim, só resta dizer que super-recomendo a leitura!

Por Suzane Oliveira
_

Extraordinário também foi resenhado por mim aqui no blog. Quem quiser conferir, basta clicar AQUI.  Espero que tenham curtido. Até mais!

3 Comentários

  1. MUITO boa a iniciativa, meeesmo!!! Como eu queria que esse clube do livro fosse daqui...
    Enfim, quanto ao livro, já esta no kobo, preparado pra ser lido. Muitos comentários favoraveis me influenciaram, como essa resenha da Suzane, que a propósito, mandou ver na resenha! ^^ Como já dito, amei a iniciativa do Clube.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que demais a proposta do Repasse Literário, Fran! E que livro lindo para começar! ^^ A resenha da Suzane ficou mesmo incrível, parabéns a ela.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz em saber o Auggie pra mim *-* hahaha. Obrigada pela publicação :)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!