Título: Bem-casados (Cortesia cedida pela Editora Arqueiro)
Autor: Nora Roberts
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 9788580413052
Nota: 2 de 5

SINOPSE: Parker, Mac, Emma e Laurel, amigas de infância, ganham a vida realizando o sonho de inúmeros casais apaixonados. As quatro são proprietárias da Votos, uma empresa de organização de casamentos. 
Após ter trilhado um caminho muito duro para conseguir ser alguém na vida, Laurel McBane se tornou a criadora dos bolos e quitutes mais lindos e saborosos do estado. Ela preza sua independência acima de tudo e não aceita que ninguém interfira em suas decisões. Talvez por isso, apesar do sucesso profissional, ainda não tenha se entregado ao amor. 
Apaixonada desde sempre por Delaney Brown, irmão de Parker, ela nunca teve coragem de revelar seus sentimentos. Afinal, sabe que é como uma irmã para ele. 
Advogado da Votos, Del se sente responsável por cuidar não só dos assuntos burocráticos da empresa, mas também do bem-estar das quatro sócias. Porém, sua postura paternalista e superprotetora começa a gerar desentendimentos entre ele e Laurel. Mas essas diferenças de opinião também fazem ferver uma química que vinha cozinhando em fogo brando havia muito tempo, acendendo uma faísca que eles não sabem se conseguirão – ou se querem – conter. 
Agora Laurel e Del precisarão conciliar suas convicções e personalidades para que o orgulho não fale mais alto que a paixão.

Comentários:

Bem-casados é o terceiro livro da série Quarteto de Noivas, da autoria de Nora Roberts. A trama, no geral, conta os feitos de quatro amigas que, juntas, criaram uma famosa agência de casamentos: a Votos. Só que a empresa não é apenas o ganha pão de Parker, Emma, Laurel e Mac. Ela é também o lugar onde elas fazem aquilo em que são especialistas, e as obras nos mostram isso pontualmente. No entanto, as histórias centram mesmo na vida amorosa das meninas, uma em cada livro. Neste, é a Laurel a nossa protagonista, a incrível criadora de bolos.

Feita a apresentação (até como um modo de relembrar o contexto geral), vamos a história. Na realidade, a sinopse resume basicamente o que o livro traz: Laurel é uma moça independente, decidida e apaixonada por Del, enquanto ele só a vê como uma irmã. Após um momento de desentendimento dos dois, ela o beija descontroladamente, dando início a um intrigante jogo de sedução entre os dois. Em meio a esta situação, temos cenas relacionadas ao trabalho das meninas na Votos, e a troca mútua de amizade entre elas. São coisas que, na realidade, vem se repetindo desde o primeiro livro.

E foi justamente isso que me incomodou: as semelhanças. O ritmo da trama por vezes é monótomo, e com fatos bem parecidos a obra anterior. As particularidades só são evidentes porque os personagens (lê-se casais) são diferentes, mas o clímax sempre está no dilema da percepção das intenções do outro, ou no fato de que, por eles serem próximos, talvez um romance não seja a melhor ideia (me refiro tanto a Laurel e Del, como a Emma e Jack - casal em Mar de Rosas). Além disso, tudo acontece muito rápido no relacionamento dos casais do quarteto de noivas, talvez por eles já terem um histórico de amizade de longo anos (e eu me refiro a todos), ou talvez porque a autora queira dar um desfecho a eles (que por sinal ocorre sempre da mesma forma, mesmo que em um momento diferente).

Infelizmente, Bem-casados foi um livro que me passou despercebido por sua superficialidade. Embora Nora Roberts escreva muito bem, não consegui me prender a narrativa, e nem me sentir cativada pelos personagens. Como um todo, a trama tem seus momentos, e algumas coisas fazem valer a pena, a exemplo do relacionamento de amizade das meninas e do trabalho que elas realizam (coisa que eu já mencionei nas resenhas dos livros anteriores, inclusive), mas a impressão que tive foi a de uma leitura cuja história já foi contada.

Agora é aguardar pelo último livro da série, que recebeu o nome de Felizes Para Sempre, e que será lançado no início do mês que vem. A moça da vez é a Parker, e esta talvez seja a história mais aguardada das quatro, uma vez que a personalidade dela vem intrigando muitos leitores. Quem acompanha o enredo certamente já sabe quem será o par dela. Resta saber se o livro irá superar os anteriores... pelo menos é o que eu espero, viu Nora!?

Confira minhas impressões sobre os livros anteriores:
Álbum de Casamento (Livro I)
Mar de Rosas (Livro II)


4 Comentários

  1. Que pena que o livro te decepcionou, Fran. Lembro como você tinha gostado dos outros dois. Mas tomara que o último encerre a série com chave de ouro. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fran adorei seu ponto de vista na resenha e como sempre vc escreveu muito bem. Parabéns pela leitura e pela resenha.
    Essa série está sendo meu primeiro contato com a autora e confesso que estou gostando. E a amizade e o sentido de família entre os personagens é a melhor parte de tudo. Me sinto acolhida e inserida na história quando leio, não sei se dá para entender. Mas enfim que venha a conclusão da série, estou ansiosa!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Complicado quando um autor que você curte escreve um livro "meia boca", né?
    Além de ser um livro que não me agrada pela temática, a história não aparenta ser boa de fato. Não leria. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Realmente deve ser muito chato ler uma série de livros cujas história se desenvolvam da mesma maneira. Nunca li nada da autora, como você bem sabe, mas fiquei tentada a ler quando aconteceu o lançamento de Álbum de Casamento. No entanto lendo as suas duas últimas resenhas não sei se leria a série.
    Achei os seus comentários bem pontuados e deu pra ter noção das suas expectativas e decepções quanto a narrativa.

    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!