É sempre muito especial celebrarmos datas como esta, onde encerramos ciclos importantes ao mesmo tempo em que traçamos novas metas e desafios para seguir em frente. E é com muita satisfação que eu estou aqui hoje, para solenizar, mesmo que de modo simplório, meus 4 (primeiros) anos de blogueira literária.

Quando criei o Universo Literário jamais imaginei que ele teria um espaço considerável em minha rotina. Isso porque minha vida virtual anterior ao UL se alimentava de fases. Flogão, vibeflog, fake, fotolog, tumblr, wordpress e, claro, várias redes sociais. Diferentes plataformas que me serviam como uma válvula de espace para ter uma comunicação indireta; uma forma livre de expressão através das coisas novas que eu produzia na internet. E assim eu fui migrando... até que em 2011 decidi me tornar blogueira. Foram meses de concepções e indecisões, pensando se daria certo ''viver'' essa nova etapa virtual.

Acontece que de irrealidade o blog não tem nada. Nele eu não fui apenas capaz de desenvolver meu hábito de leitura, fiz novos amigos leitores (inclusive aqui na minha cidade), ampliei minha capacidade – e criatividade –, e venho, aos poucos, aprimorando minha escrita. No âmbito da blogosfera literária você aprende, adquire conhecimento sobre assuntos que te interessam, conhece coisas novas e se diverte. Enfim, percebi que estava vivendo além do virtual.

Ser blogueira é o máximo!
Claro que nem tudo é tão simples. Às vezes vem o desânimo, a falta de tempo, a rotina maluca e a carência de novas ideias. Às vezes você quer fazer mais, tornar-se grande e revolucionar de um modo singular, mas nem sempre consegue, porque estando sozinha(o) as coisas tendem a caminhar um pouco mais devagar. Mas, no fim, o que vale é o desempenho, esforço e dedicação. É saber que existe um grupo de pessoas, mesmo que pequeno, que prestigia seu trabalho, que te incentiva e que torce por você. Isso sim parece surreal... mas é fato, e é o máximo!

Excepcionalmente, outras atividades também importantes fazem com que a minha dedicação se torne despretensiosa, motivo que me leva a questionamentos ainda sem conclusão –  e que por vezes gera um certo desanimo, confesso. No entanto, acredito que questionar-se em relação ao seu trabalho, a tudo aquilo que você se propõe a fazer, é algo positivo. Serve de empenho e estímulo para que nos aproximemos dos nossos reais objetivos; daquilo que acreditamos.

E hoje, 4 anos após o início de um trabalho carregado de amor (acima de tudo), eu posso dizer que estou feliz. Feliz por tudo que conquistei, pelas amizades e parcerias que fiz, e pelo carinho que recebo diariamente das pessoas que me acompanham. Dar de cara com esses frutos me fazem querer seguir em frente; me fazem querer mais Universo Literário, mais leituras, mais compartilhamento de ideias. E é isso que teremos! É o que eu pretendo.

4 anooossss!  *------*
Quero agradecer a todos... aos autores parceiros, pela oportunidade, as Editora Arqueiro, Sextante e Saída de Emergência Brasil, pela confiança e enorme presteza, e a todos os meus colegas leitores, blogueiros e não blogueiros. Enfim, a todos que colaboraram direta e indiretamente para a concretização desses 4 anos de blog. Eu não estaria aqui se não fosse o carinho e a atenção de vocês.

Obrigada, e parabéns ao Universo Literário!


8 Comentários

  1. Parabéns pelos 4 anos!!!
    O meu cantinho começou como uma forma de registrar minhas leituras e esse ano vai fazer cinco anos que estou escrevendo, resenhando e tentando seguir sempre em frente.
    Concordo com você que nem sempre é fácil, e até que as vezes bate um desanimo, mas mesmo assim, não penso em desistir do meu cantinho, como imagino que você não pense em desistir do seu... E é tão bacana as amizades que a gente vai formando pelo caminho, não é mesmo?

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  2. Fran Fran!!
    Que data linda para se comemorar! Estou muito feliz com os passos que o Universo vem trilhando, passos que são reflexo da sua dedicação e paixão que coloca nas coisas que faz. Nesse momento te desejarei apenas criatividade para seguir inovando e trabalhando nos conteúdos do blog.
    Um beijo!
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aniversário e por essa sua publicação marcada por percepção muito sensata do que é assinar um blog.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Universo Literário! \o/ Fran, sinto muito por ter passado ontem para dar as devidas felicitações. Mas você sabe o quanto admiro você e esse espaço que construiu com tanto carinho né? Gosto muito daqui e do seu trabalho, que só mostra o quanto você é dedicada. Adorei o seu texto e só tenho a concordar, sei o quanto pode ser difícil e desanimador. Mas você tem perseverança, isso é bom. Só tenho a te desejar ainda mais sucesso do que já conquistou. Ah, e adorei os gifs. S2

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii...
    Parabéns!!!
    E que venham muitos anos de sucesso!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fran minha linda quer dizer que nossos blogs são quase irmãos!!!??? O meu também faz 4 anos esse mês, especificamente no sábado 24!!! E posso garantir que semelhante à vc ele é muito importante para mim e para minha vida.
    Desejo que possamos caminhar cada dia mais em direção a novas histórias e que elas possam contribuir para nosso crescimento humano. E que nossos projetos de incentivo à leitura sejam concretizados e que possamos continuar contribuindo para um mundo melhor e cheio de conhecimento.
    Beijos e te adoro!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Fran!!
    Considerando o trabalho que manter um blog dá, tem que comemorar cada ano mesmo rsrs.
    Mas apesar do trabalho, é incrivel o quanto crescemos, né?
    MAis uma vez, parabens pelo trabalho fantastico que vc faz aqui, e que venham os próximos 4 anos!
    Abraço,
    Alê

    ResponderExcluir
  8. Oiii Fran. Que lindo. parabéns =D
    O meu faz um ano amanhã :)
    Realmente não é fácil, mas vale muito a pena né? As pesssoas que encontramos, os amigos que fazemos, os livros que conhecemos, as experiências. Tudo isso compensa td o trabalho que temos. E puxa vida, é trabalho :)
    Mas vale a pena :)
    Um beijão e que venham muitos e muitos outros anos de blog :)
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!