Selène d'Aquitaine, nossa autora parceria, topou fazer uma entrevista comigo. Nela, conversamos um pouco sobre sua relação com a escrita, e sobre seus livros publicados no mercado editorial. Dois deles, inclusive, já foram resenhados aqui no blog (confira AQUI). A autora, que escreve desde pequena, já superou muitos obstáculos no decorrer da vida, e foram seus livros que ajudaram-na a superar um câncer.

"Além de escritora, posso considerar que sou um milagre: já sobrevivi a três cirurgias de risco, e também sobrevivi a um raríssimo (e grave)  câncer no ano de 2011, entre outras desventuras em série. Apesar de tudo, estou viva e sempre muito determinada, batalhadora e guerreira!" – Selène d’Aquitaine


Abaixo, nossa singela conversa. Confira!

Universo Literário: Adriana (ou seria Selène?), você escreve desde os 15 anos. Como exatamente você se descobriu na escrita literária?
Selène d'Aquitaine: Eu sempre gostei muito de escrever, desde pequena. Quando criança, eu inventava histórias para as minhas bonecas, gostava do resultado, quando as lia em voz alta e passava horas imaginando novas aventuras para os meus personagens favoritos. Nossa, eu adorava desenhar e criar historinhas! Conforme fui crescendo, a ideia de me tornar escritora foi pouco a pouco ganhando forma, até que finalmente, aos 15 anos, decidi arriscar a publicar um livro. Escrever é minha paixão!

UL: E por que Selène d'Aquitaine? De onde surgiu esse nome?
Sd'A: Gosto do mistério que envolve os nomes artísticos. Eu queria um nome diferente e que combinasse comigo. Gostou muito de "Selène", pois é um nome ligado a lua, e eu amo escrever de noite junto com a minha gatinha! Emfim, escolhi um nome francês, pois gosto da sonoridade desta língua. É uma língua bela e dona de uma história muito interessante.

UL: O gênero fantasia, no qual seus livros se enquadram, está relacionado à sua preferência literária?
Sd'A: Sim, eu sou fã de Literatura Fantástica! É um gênero literário muito rico e que exige muita criatividade. A fantasia mexe com o imaginário e leva os leitores aos mais incríveis e estranhos lugares. Desde história suaves às mais tenebrosas, a fantasia é polêmica, mágica, inteligente, libertadora e desafiadora! Acredito que essa literatura precisa e merece ser melhor valorizada e estudada pelo âmbito acadêmico, aliás. Há muito para ser explorado e analisado.

UL: Como a leitura se insere em sua paixão pela escrita? Quais são suas inspirações neste ramo?
Sd'A: Como a grande maioria dos escritores, eu amo ler. Leio um pouquinho de tudo. Sou muito fã do C.S Lewis e do Phillip Pullman, escritores ousados, habilidosos e muito criativos. Também sou leitora de Harry Potter e já sonhei com a tão querida carta de Hogwarts. Curto também os romances históricos do Ken Follet, contos do Cortázar e a poesia do Ferreira Gullar. Gosta muito do Egar Allan Poe, alguns textos do Machado de Assis e tenho um carinho especial pelos contos fantástico que Graciliano Ramos escreveu na juventude.

UL: Como é ministrado seu tempo para escrever? Você costuma realizar pesquisas nesse meio tempo?
Sd'A: Eu ando com um caderninho na bolsa para fazer anotações. Fico atenta ao mundo ao meu redor em busca de inspiração. Leio bastante para as minhas pesquisas, busco livros e estudos que possam me ajudar, e aproveito as aulas e o que aprendo na faculdade. Minha pouca experiência de vida e conversas que troco com as pessoas também me ajudam a escrever. Anoto o que acho interessante nas minhas pesquisas e estudo a melhor forma de utilizá-las nas minhas histórias.

UL: Quanto tempo levou para a Trilogia Annástria ser escrita, e o que você espera com o lançamento do desfecho da trama?
Sd'A: "Annástria e o Príncipe dos Deuses" levou em torno de um ano e meio para ficar pronto. Já o terceiro volume, "Annástria e o Arquivo das Memórias", levou quase dois anos, pois nesse meio tempo eu fiquei bem doente e acabei atrasando a escrita. Eu espero que meus leitores gostem muito do desfecho da minha história e que compreendam o que realmente aconteceu com Annástria. Assim como em "Annástria e os Sete Escolhidos", o terceiro livro conta com a narrativa de vários personagens e muitas revelações.

UL: E os teus outros livros? Poderia nos contar um pouco sobre eles, e por que deveríamos lê-los?
Sd'A: "Diário de Rabiscos" é a história de uma menina que precisa aprender a superar um problema de saúde difícil, e a aprender a se adaptar com isso. Eu o escrevi quando eu ainda era uma criança de 15 anos. Inclusive, esse livro está esgotado na editora. Já p meu conto de fadas "O Jardim das Rosas Negras" é a história de uma fada filha de um demônio. Tenho um carinho especial por esse livro, pois é a minha primeira história de fantasia publicada. Escrevi esse livro em uma época em que eu ainda estava no colegial sonhando com a minha entrada na faculdade. Foi o meu primeiro passo como "Selène d'Aquitaine", então os leitores podem ver como eu era antes de escrever Annástria. Muitos levam um susto! "O Jardim das Rosas Negras" é uma história suave em contraste com a Trilogia Annástria, que é cheia de tensões e uma dura realidade que os personagens precisam enfrentar.

UL: Quais foram as principais dificuldades enfrentadas para a publicação dos seus livros? E como foi a receptividade por parte das editoras?
Sd'A: Quando eu comecei a publicar eu era uma criança, então, naquela época, ser muito nova acabou me atrapalhando um pouco. Quando eu tinha 15 anos, as barreiras para um autor iniciante realizar suas publicações eram ainda maiores. As editoras recusaram meus livros, mas me incentivavam a continuar escrevendo. Hoje contamos com a facilidade de publicar pela Amazon, por exemplo, em livro digital, e isso está ajudando muitos iniciantes a darem os primeiros passos.

UL: Com a finalização da Trilogia Annástria, há algum novo enredo sendo preparado atualmente?
Sd'A: Sim, estou escrevendo livros novos e espero publicá-los em breve! Estou escrevendo um livro diferente do que fiz para a Trilogia Annástria. Estou amando muito fazê-lo... seus personagens estão ganhando forma e vida. Por enquanto, eu não posso revelar detalhes, mas quero compartilhar essa nova história no momento certo com meus colegas escritores e leitores.

UL: Qual a maior gratificação de ter se tornado uma escritora?
Sd'A: A maior gratificação é poder compartilhar o meu universo com outras pessoas, e permitir que meus personagens conquistem corações, despertem emoções e vivam além das páginas do livro. É maravilho ver os leitores se envolvendo com o que escrevo! Fico muito feliz quando algum leitor me fala que a minha história o emocionou e o fez gostar ainda mais de ler. Livros são capazes de mudar vidas, são capazes de nos fazer pensar, conhecer novos mundos, novas ideias e passar a adiante uma mensagem bacana.

UL: Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog?
Sd'A: Busquem sempre uma nova história para ler e deixem suas mentes abertas para que possam conhecer mundos diferentes daqueles que estão acostumados. Se deem a oportunidade, mesmo aquelas que chamamos de "clássicas"e que já fizeram muitos torcer o nariz. Leiam histórias escritas em outras épocas, leiam autores de opiniões divergentes, livros de criança, romances, suspense, histórias de vida... enfim,  sejam livres!


Confira os contatos da autora:
- Blog:  selenedaquitaine.com
- Facebook: facebook.com/selenedaquitaine
- Twitter: @escritoraselene
- Instagram: escritoraselene
- Tumblr: annastrianos.tumblr.com


7 Comentários

  1. Amei a entrevista, a Selène é mesmo especial. Anos atrás participei de um booktour com o primeiro livro da trilogia Annástria e gostei muito. Planejo comprar a trilogia em breve e retomar sua leitura.
    Desejo muito sucesso a essa linda guerreira!!!
    E assim como ela indica, acredito que sou uma leitora livre, leio de tudo um pouco.
    Parabéns pela ótima entrevista!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    Ainda não conhecia a autora, mas adorei a entrevista e fiquei super curiosa para ler os livros que ele publicou. Adoro livros de fantasia, então acredito que os livros dela serão um prato cheio para mim.

    Beijos!
    Books and Movies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista com a Selène, Fran. Fiquei ainda mais curiosa para ler seus livros ao saber como como começou a escrever e tudo que passou. Desejo que ela faça muito sucesso.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fran, legal saber que uma pessoa tomou o gostou pela leitura e escreve desde tão nova.
    Literatura fantástica é um primor e sem dúvidas gosto muito também.
    Não conhecia a autora e achei fantástica suas respostas e até mesmo as informações que ela passou que ela faz. As pessoas que têm o desejo de escrever podem acatar as dicas dela, inclusive, de pegar e fazer anotações num bloquinho de papel, para nunca esquecer dos detalhes.
    Adorei seu blog.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia a outra, até li um livro dela o Jardim das Rosas Negras e achei bacana até ^^
    Sucesso para a autora !

    David - (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  6. Que legal, achei diferente o nome que a autora escolheu e é bem bacana que é mais marcante, chama a atenção.
    Quanto aos livros, não conhecia, mas gostei de saber que é de fantasia, que é um gênero que eu não li tantos livros, mas os que li achei bons.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Adorei a entrevista, desejo todo sucesso a autora e ao seu blog!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!