Título: Mar da Tranquilidade
Autor: Katja Millay
Edição: 1/2014
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
ISBN: 9788580413250
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida. À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.

Comentários:

Mar da Tranquilidade, de Katja Millay, chegou até mim através da parceria do blog com a Editora Arqueiro. Foi aquele tipo de solicitação feita por conta do título, que, graças ao seu caráter intrigante - assim como a capa -, me conquistou. E foi essa fixação pelo diferente que me fez encarar a leitura sem saber nada em absoluto sobre o que se tratava.

Nastya teve a vida virada pelo avesso por um motivo que o leitor só irá descobrir de fato próximo ao desfecho da trama (durante o enredo algumas pequenas pistas são deixadas para traz...). Por esse motivo, ela decide mudar de cidade, para de falar de forma involuntária e vive se escondendo em segredos e pensamentos nas quais ela não sabe como lidar. Josh, por sua vez, é inteligente e introspectivo. Ainda muito jovem, perde toda a família para as nuances da vida, se tornando responsável por seus atos antes mesmo da maioridade. Isso faz dele uma pessoa antissocial, cujo trauma afasta sua necessidade de se relacionar com outras pessoas.

É nesse contexto (de privar-se do mundo) que os dois se cruzam. De modo inconsciente, Nastya passa a frequentar a casa de Josh de forma despretensiosa, desencadeando uma série de situações em meio a erros e acertos, capazes de alterar o futuro um do outro por meio de um romance intenso, frágil e incrivelmente natural.

Inicialmente, a trama flui de forma lenta, e em parte isso se deve a 'greve de silêncio' de Nastya. Como o livro é narrado na visão dos personagens principais (de forma alternada), toda vez que ela é a narradora, seus pensamentos e possíveis diálogos são descritos de forma minimalista. O clímax também demora a suscitar porque a história evolui a passos de tartaruga, às vezes dando a impressão de estarmos sempre no mesmo ponto x da questão. 

Além disso, desde os primeiros capítulos as ambíguas atitudes de Nastya me incomodaram um pouco. Apesar de característica, a personagem tem um trauma que não deixa ser revelado, o que a priva de falar, mas ainda assim ela não tem dificuldades de se relacionar com Josh, o mocinho (quase) perfeito que provavelmente irá ajuda-la. Além disso, os dois passam a maior parte da história para engatarem em diálogos interessantes. Sinceramente, isso não foi algo expressivo, e deixou a história meio arrastada. 

Em contrapartida, e mesmo com o tom apático da autora proporcionado através do envolvimento emocional do leitor por meio do tratamento psicológico dos personagens, a escrita de  Katja Millay é agradável, fazendo das dúvidas e incertezas deixadas pela história a nossa principalmente sede no caminhar da leitura. Gostaria de salientar ainda que a autora criou personagens vivos, interessantes, e deu ao enredo em geral fatos muito naturais e verossímeis. Isso, definitivamente, é um dos fatores positivos e mais notáveis da trama.

Portanto, recomendo o livro. Infelizmente ele não foi de todo incrível para mim, como para a maioria dos leitores, mas com certeza me proporcionou momentos intensos em meio a personagens imperfeitos, que deixaram uma marca de complexidade e erros, e que me fez refletir sobre a vida através de acontecimentos humanos. Falando por experiência própria, apesar dos altos e baixos, a leitura valeu muito a pena.



5 Comentários

  1. Oi Fran!
    Esse livro não tinha me chamado a atenção, mas vi tantos blogueiros falando bem que fiquei curiosa. Sua experiência pode não ter sido tão positiva quanto as deles, mas alguns dos seus comentários me chamaram a atenção e me fizeram achar que posso mesmo gostar do livro. Adoro personagens imperfeitos e narrativas que focam mais nos conflitos psicológicos do que, necessariamente, em eventos. Mas é bom saber que o livro é assim mais lento. Assim leio preparada para esse ritmo :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Todos falam tão bem desse livro que eu fico morrendo de vontade de conhecer a história, uma pena que ele não tenha sido tão incrível para ti, mas ainda tenho curiosidade pela história.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que não imaginava tanto desse livro, Fran. Pensei ser só mais um romance água com açúcar. [rs] Achei a história interessante, apesar do fato de ter uma boa parte lente ser algo que pesa um pouco pra mim. Mas pelos seus comentários é algo que eu leria. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fran gostei de saber sua opinião sobre esse livro.
    Quando ele foi lançado a capa e o titulo também me chamaram a atenção, mas depois que li algumas resenhas falando da narrativa etc, acabei adiando a leitura. E agora lendo sua resenha só confirmei que esse livro não faz meu estilo. Confesso que esperava mais =(
    Beijos
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran.

    Adorei a resenha, apesar de você não ter gostado tanto assim da leitura. Realmente eu só havia lido resenhas super positivas sobre esse livro e gostei de ler que alguém não o achou a última bolachinha do pacote! :D :D Estou para receber ele em breve, ganhei em um sorteio, então logo, logo saberei o que eu acho sobre o livro.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!