Eu me considero bem disciplinada, mas quando o assunto é meta literária, me torno uma pessoa inteiramente instável. As metas, para mim, podem até funcionar quando o lance é quantidade, porém, quando se trata de conteúdo a história é outra.

Eu gosto de ler por paixão, por hábito, para sair um pouco da rotina. Eu leio para ter outras experiências, às vezes por mero passatempo ou simplesmente por prazer. A partir do momento que as metas se tornam uma reprodução da chamada obrigação, aí a coisa desestabiliza. E foi isso que me aconteceu ano ano passado, quando falhando miseravelmente na meta pobrinha que me propus para 2014. Dos seis livros que me dispus a ler, consegui realizar apenas a leitura de três obras, sendo que uma delas eu abandonei na metade (saiba quais e quantos livros estavam na meta clicando AQUI).

Percebi que, na realidade, os livros da meta foram meio que prescritos, como remédios recomendados por médicos... ou seja, não tinham de mim o máximo interesse. O ideal, às vezes, é unir o útil ao agradável, e sempre relacionar as metas àquilo que mais te convém. Assim pode dar certo, e é por isso que neste ano eu resolvi fazer diferente.

Para quem ainda não sabe, eu ando mesclando minhas leituras (livro – ebook – livro – ebook...)... claro que as leituras física acabam se sobressaindo, mas eu tenho conseguido atender ambas as necessidades de um modo que tem me agradado bastante. Sendo assim (e somado ao fato de que eu tenho muuuuiiitooos ebooks no kindle), resolvi fazer uma seleção criteriosa das minhas leituras digitais. As mais MAIS desejadas. E eis o resultado: 22 ebooks escolhidos.

E aí estão eles, na minha TBR Book Jar. A TBR é uma abreviação da frase em inglês to be read, que em português é a nossa famosa lista de livros para ler, sendo que as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer jarro de livros para ler. Muitos a preenchem com os títulos mais desejados; outros fazem com aqueles livros que estão há anos na estante; e assim por diante. Cada um do seu jeito.


O meu, que tá mais com cara de Ebook Jar, vai servir para que eu possa sortear um livro toda vez que eu for ler no kindle. Além de me poupar tempo escolhendo, a leitura irá se revelar uma grande surpresa. Porém, se eu não achar que o livro sorteado não é conveniente para o momento, irei reserva-lo para a hora exata. E, ah! Não pretendo me propor a ler todos os 22 ebooks em 2015. Se for o caso, ótimo. Mas não quero levar isso como uma obrigação... a brincadeira deve ser descontraída; deve me empolgar. 

Minha meta neste ano novo é levar a Book Jar adiante, somente. Quero me permitir a ter uma nova experiência de muitas leituras e novas histórias para contar a vocês.


Quem quiser acompanhar minha saga com a TBRJar, é só me seguir no instagram (@francs_x), ou acompanhar as postagens da fanpage do Universo. Prometo mostrar os sorteios e comentar sobre as leituras com vocês.

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado do post. Vou adorar se vocês comentarem aqui como foram traçadas as metas de vocês... me contem como vocês irão colocá-las em prática.

Que tenhamos todos um 2015 repleto de leituras espetaculares.
Até mais!

9 Comentários

  1. Torcendo muito para que esse desafio autoimposto dê certo. Também estou propondo isso para mim (de uma maneira diferente) e estou super animado. Muitos livros em 2015! Abraço, Fran.

    ResponderExcluir
  2. Oi Francielle,
    A TBR Jar é uma ideia muito boa. Pena que eu falhei miseravelmente ano passado. O primeiro livro sorteado foi um que eu nem sei porque coloquei lá dentro, porque eu não tenho a mínima vontade de ler... Ai eu não li e achei que seria sacanagem sortear outro.
    Agora estou pensando em deixar aquele de lado e começar tudo de novo, porque eu adoro a ideia!! Será que dá certo?
    Boa sorte pra ti!
    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    Achei a ideia de colocar apenas livros digitais super válida. Nós leitores muito habituados com os livros físicos acabamos resistindo mais as leituras digitais. A minha TBR Jar tem um misto de livros físicos que já estavam há algum tempo na estante e alguns digitais que quero ler. Assim como você não estabeleci grandes regras a respeito e pretendo levar os desafios literários de forma mais natural.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran,
    Vi mto blogueiro fazendo a TBR, mas sabe q na me animei?
    Acho q sofro do mesmo problema que vc: leitura n pode ser obrigação. Preciso estar com vontade de ler o livro naquele momento, e n consigo me forçar a ler. Acho q só corro o risco de "desperdiçar" um livro.
    Mas, por outro lado, admito q tenho negligenciado bastante o meu kobo. acredita q n li nenhum ebook em 2014? #ShameOnMe
    Cogitando em fazer uma TBR para os ebooks, mas deixar essa liberdade de dizer n ao ebook sorteado se achar q não é a hora para ler.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz minhas metas tipo receita de médico mesmo e escolhi os que estão há muito tempo na estante e que nunca nem cogito ler quando vou escolher algum. Escolhi 12 porque acho que dou conta de um por mês, além dos outros livros que vou ler por escolha de momento mesmo.
    Acho legal essa ideia da TBR. Já tinha visto em outros locais, mas não sei se conseguiria cumprir sem roubar, pq provavelmente não ia querer ler o livro sorteado hehe
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Que ótima ideia, Fran! Até seria uma boa pra mim, mas só de pensar em anotar os nomes do livros que tenho pra ler em cada papelzinho já me deixa com dores. :/ Acho que vou continuar com meu método de olhar pra estante e ver o que será bom pra mim no momento e que acho que será legal de falar no blog. É confuso mas funciona. Acho... [rs]

    Que 2015 traga muitas leituras bacanas pra gente! ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga adorei saber suas novidades e desejo sorte nessa sua meta de leitura viu!!! Achei o máximo vc colocar seus ebooks nesse sistema.
    Em 2014 também estava alternando as leituras de livro físico e ebook e deu muito certo.
    Enfim sucesso. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essa sua meta, de um jeito diferente, espero que leia todos os livros, haha
    eu não sou muito boa com metas não, sempre me desvio delas kkkk

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já fiz isso mas não deu muito certo, até porque recebi alguns livros que queria ler ai "furei a fila". Uma dica de como eu fazia era separar os ebooks dos livros fisicos, ai alternava o sorteio, vez ebook, vez físico. Não sei com você, mas tem dias que eu não fico nem um pouco a fim de ler um livro fisico, enquanto tem outros que nem lembro que tenho um kobo, ai resolvi separar por isso. Mas boa sorte em suas metas para esse ano ;)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!