A indicação de hoje é destinada para todos que amam guiar sua vida de forma planejada, assim como eu; ou para aqueles que buscam ter mais controle em suas atividades diárias. Porque ser organizado faz bem

Título: Vida Organizada
Autor: Thaís Godinho
Edição: 2014
Editora: Gente
Páginas: 224
ISBN: 9788573129717

SINOPSE: Thais Godinho acredita que a organização é o segredo para que possamos viver uma vida coerente com o que somos e, para isso, criou a máxima definitiva para o método que pode permitir que você alcance seus objetivos. Assim, a autora mostra diversas possibilidades para que você consiga fazer o que deve fazer em todas as áreas da sua vida: casa, trabalho, família, de modo que você nunca perca de vista o que realmente importa. Pare de se afogar em uma rotina que não lhe traz satisfação e que parece ser uma sucessão infinita de metas que você não consegue cumprir. Chegou o momento de respirar fundo e tomar uma decisão muito importante: ser uma pessoa organizada a partir de hoje!

Eu não sou do tipo psicótica, que leva uma vida cronometrada desde a hora de acordar até a hora de dormir. Mas se tem uma coisa que eu odeio é perder tempo. Percebendo isso, resolvi pesquisar acerca de métodos simples de organização para que eu pudesse ter uma vida, no mínimo, mais confortável. 

Foi nesse meio percurso que conheci o blog da Thaís (há mais ou menos dois anos). A princípio eu não era uma leitora assídua, confesso, mas vez ou outra eu dava uma checada nas dicas que mais se ajustavam com a minha realidade. Quando percebi, já havia criado uma admiração singular pela autora. Afinal, quem não quer ter a chance de tocar seus projetos em meio as mil atividades que ocasionalmente já acumulamos? Eu sim.

Embora eu tenha me tornado desde 2011 (quando entrei para a faculdade e criei o blog) uma pessoa mais centrada, notei que ainda tinha muito a aprender – e por isso decidi comprar este livro. Não sou (exatamente) uma dona de casa, ou mãe, mas como a grande maioria tenho várias atividades que norteiam minha vida... algumas mais importantes, outras nem tanto, e quando não se tem a noção do que é de fato uma prioridade, sua vida pode virar uma bola de neve.

E é justamente isso que o livro da Thaís propõe, que você entenda de que modo podemos definir nossas prioridades, e quais ferramentas podemos utilizar para otimizar nosso dia-a-dia. Diferente de muitos títulos do gênero, Vida Organizada não oferece uma fórmula pré-fabricada. A autora, através de uma linguagem bem simplista, ajuda o leitor a se descobrir e a criar sua própria rotina. Tudo isso por meio de vários exercícios legais, que nos levam a pensar sobre nossos hábitos, nossas tarefas e nossos sonhos. Logo, esse é o tipo de livro que precisa sempre ser relido, tipo um manual.

Me identifico com a Thaís porque, assim como ela, acredito que nossa vida deve ser levada com coerência. Claro que não devemos viver demais o futuro, mas planejar algumas coisas para realizarmos daqui (ou dentre) a cinco anos, por exemplo, é algo que eu quero para mim. E suas listas (eu também amo listas, Thaís!) e exemplos que fizeram ver que esse é um exercício de vida saudável.

Vida Organizada traz oito capítulos (1- Por onde começar quando tudo está um caos?; 2- Como alcançar nossos objetivos?; 3- Pausa para começar a destralhar!; 4- Começando a criar rotinas; 5- Agenda, compromisso e tarefas: manual do usuário; 6- Casa em ordem, mente sã; 7- Como destralhar sua checklist do trabalho; 8- 1,2,3: é só começar) bem legais que com certeza irão te ajudar a otimizar seu tempo e a pensar mais em você, em seus sonhos e em como você quer levar vida adiante. Mas lembre-se: ter uma vida organizada só depende de você!

Recomendo!

5 Comentários

  1. Olá,
    Não leio muito esse tipo de livro, mas confesso que esse em especial está me chamando, preciso me organizar mais gente, não tem condições. Adorei a resenha, também amo listas. Quem não ama?
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran. Você bem sabe que estou muito ansioso com esse guia. Espero que posso pegar muitas dicas com esse livro para incrementar e agilizar minha rotina. Adorei o seu formato de indicação. Faça mais vezes! :D Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fran, esse livro é vida! Assim como como você sou um tanto psicótica com questão de cronogramas, e me sinto bastante frustrada se não consigo cumprir. Pior é que pareço ser cercada por pessoas que não se importam se tenho planos ou não, e tento não me sentir mal quando algo dá errado mas é difícil. Não costumo acreditar em fórmulas para o sucesso, mas seus comentários mostram que na verdade ele ajuda a criar as próprias regras. Vou procurar, e obrigada pela dica.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran,
    Acho que preciso ler esse livro rsrs
    Não que eu seja desorganizado, mas as vezes acho que se me organizasse melhor conseguiria fazer tudo o que precisa ser feito com mais tranquilidade...
    Indo agora mesmo dar uma olhada no blog da autora.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale, também adoro ter tudo organizado, mas confesso que minha vida profissional e estudantil andam meio confusas (além de eu estar desestimulada e meio perdida nessas áreas).
    Confesso que me acostumo rápido com rotinas e me sinto mais segura quando as sigo; mas qnd é necessário mudar de rotina sempre sofro um pouco no processo de readaptação.

    Conheço essa blogueira, escritora e sou louca para ter e ler esse livro. Em breve pretendo investir e seguir as dicas!!!

    Também adoro a sensação de produtividade, ela me deixa realizada.

    Pois é essa questão de parar para pensar no que é prioridade em nossa vida é muito importante, principalmente pq muitas vezes passamos anos fazendo algumas coisa apenas por hábito e não percebemos que poderíamos estar aproveitando melhor o nosso tempo.

    Amiga pelo que vc descreve na resenha tive a certeza que preciso desse livro para ontem. De uns tempos para cá concluir que se eu tivesse planejado meu futuro melhor não estaria me sentindo tão perdida hoje. Mas também sei que não podemos mudar o passado, mas podemos fazer um presente mais organizado para que no futuro possamos colher os frutos de nossas metas, objetivos e sonhos.

    Fran minha querida, amei sua opinião sobre esse livro e agora vou correndo encomendar o meu. Esse livro é o estímulo orientador que estou precisando para tomar as rédeas da minha vida. Beijos amiga!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!