O Drops Literário está de volta com um tema polêmico. Hoje iremos falar um pouquinho sobre parcerias, algo tão sadio e ao mesmo complexo dentro da blogosfera literária (e em geral). E quando eu falo em parceria, não me refiro somente ao laço que as editoras, ou autores nacionais, firmam com blogs literários. Nesse entrelaço eu também enquadro a parceria entre blogueiros, um costume que presenciei com mais força há 4 anos atrás, mas que ainda existe e não pode passar despercebido.

Drops Literário, inspirado no Book Blogger Hop das meninas do Murphy's Library, 
é uma coluna de opinião sobre assuntos relevantes para a blogosfera literária. 
Conta com a participação de um convidado, e não tem periodicidade definida.


Quando falamos em parceria, a primeira coisa que me vem à mente é que um acordo está sendo firmado, sendo que ambas as partes se dispõem a atingir interesses comuns. Aqui na blogosfera, a parceria basicamente envolve divulgação e publicidade, mas, infelizmente, esse é um trabalho que nem sempre é reconhecido ou valorizado.

Andei pensando muito nessas questões de modo bem geral, principalmente diante de algumas situações que vivenciei. Coincidentemente, o Clóvis, do blog De Frente com os Livros, publicou no mês passado um vídeo falando justamente sobre esse assunto. Lá ele comenta bem detalhadamente sua visão sobre as parcerias com foco nas editoras. Por isso, eu o chamei para que ele possa, junto a mim, comentar resumidamente sobre situações na qual a maioria de nós vive cotidianamente. Então veja abaixo nossas inquietações, e não deixe de conferir também o vídeo do Clóvis. Basta clicar AQUI.

Imagem: Google.

Fran: Eu não tenho cacife para falar sobre parcerias entre blogs e editoras. No geral, não concorro repetidamente às seleções anuais, além de nunca ter tido nenhuma controvérsia com aquelas que colaboram com o UL. Por isso, meu questionamento hoje se atém aos autores.

Sempre vi a blogosfera como um espaço de extrema importância para os escritores iniciantes. Somos nós, blogueiros, muitas vezes os responsáveis por difundir o trabalho deles. Mas algo me chateia em todo esse processo... 

Infelizmente, presencio muitos autores estabeleceram suas parcerias, enviarem seus livros e só. Seu material foi lido e divulgado, porém...  será que é só isso mesmo que importa? Será que conquistar o seu colega parceiro, manter contato, mostrar-se sempre à disposição para eventuais projetos em comum não conta? Para mim conta mais que o envio de um livro...

Não quero soar mal agradecida, até porque é muito bacana quando o autor tem condições de enviar seu material e confia em você para avaliar aquele trabalho. Apenas não acho que uma parceria neste sentido se trate apenas do envio de uma obra para resenha. Existem outras formas de trabalhar em conjunto, afinal, temos o mesmo interesse: descobrir novos talentos, novas histórias e disseminar o hábito pela leitura. 

Não adianta enviar um livro, impresso ou digital, e esquecer que o blogueiro existe. Nosso trabalho, na maioria das vezes, é gratuito, mas, mesmo assim, estamos sempre felizes em acatar essa tarefa. E o que nós ganhamos com isso? A alegria de servir àqueles que prestigiam o nosso trabalho; que no incentivam, mantêm contato e que nos acompanham. Porque isso sim é parceria.

Clóvis: Eu já falei muito sobre a relação que existe entre as editoras e os blogs literários no vídeo acima citado, e já que a Fran comenta sobre o contato do autor e o blogueiro, complemento a sua opinião falando também das parcerias entre blogs.

O objetivo desse contato é o mesmo que o conceito de parceria propõe, contudo, partimos do pressuposto que haja uma maior cumplicidade entre dois blogueiros, por fazerem um mesmo trabalho intimista, voluntário e criativo. Essa seria uma ótima forma de propagação de conteúdo de várias páginas bacanas na internet, se não fosse pela mercantilização da divulgação barata do "segue-de-volta?".

Concordo com a Fran no quesito de os autores precisarem florecer para buscar um maior contato com quem escreve sobre seus livros e os divulga, mas ainda acho que esse é um modo mais fácil de atestar que você produz um material de qualidade e que seus escritos estão atingindo um maior número de pessoas, já que não precisamos fazer seleção para que alguém entre em contato conosco.

Esse é um assunto que renderia um livro se parássemos para comentar sobre cada detalhe de sua complexidade, mas o que é importante tirar como moral da história é que parcerias são sempre bem-vindas, desde que utilizadas da forma correta; é dizer, com reciprocidade, respeito à individualidade e realidades de ambos os interessados e boa comunicação.


E você, já pensou no assunto?

6 Comentários

  1. Olá meninos!!
    A reflexão de vocês em torno da questão é muito sensata. De fato a questão das parcerias deveria ser algo menos complicado se ambas as partes estivessem com o mesmo propósito que é crescer juntos. Nunca tive parceria com autores então não posso falar, com relação aos blogueiros entre si e blogueiros com a editora ainda tem muita coisa que precisa melhorar na postura de ambos. Enfim, o assunto é polêmico e rende bastante.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fran e Clóvis, só tenho a concordar com os argumentos de vocês. Parcerias são naturalmente algo complexo e delicado, mas pode ser mais simples se desde o início ambas as partes deixarem claros seus interesses. O voto de confiança também deve ser mútuo, e muitas vezes só está presente por parte do blogueiro. As editoras e autores tendem a procurar blogs com milhares de visualizações e comentários porque querem que as obras sejam divulgadas, mas não se dispõe em abraçar um blog pequeno e divulgá-lo mesmo que o conteúdo seja bem trabalhado. Enfim, é um assunto que renderia dias de discussão e fizeram muito bem em abordá-lo. Ótimo post.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com todos os pontos que foram levantados aqui nesse texto. Eu tenho parceria com alguns blogs, mas não são tão bem sucedidas como a parceria que eu tenho com a editora Novo Conceito, por exemplo. Algumas parcerias dão mais certo que outras.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo em todos os sentidos. Em questão de parceria com editoras, esse ano me dediquei em algumas e dessas consegui com duas e outras 3 que eram meu foco, não passei. Porém, sinto me satisfeito com isso pois sei que não adianta um numero enorme de parceiros se não vou conseguir honrar com o compromisso. Quanto a parceria com autores, concordo mais ainda com vocês. Eu, particularmente, sempre invento algo no blog e nas redes sociais para "ressuscitar" as postagens que já fiz sobre livros de autores parceiros, para que não fique apenas no "li, postei, acabou". Alguns autores eu mantenho contato e eles sempre me passam novidades que eu faço questão de divulgar. Acho que esse é o espirito da coisa. Infelizmente, não é o que vemos... Parabéns pelo post, Fran, excelente!

    http://www.cantinadolivro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Concordo com vocês, eu vejo muita dificuldade em torno de algumas parcerias. Gostei muito de terem abordado o assunto de parcerias entre blogs, vejo que hoje esse tipo de parceria já não é tão valorizado.
    Adorei o post de vocês, é muito bom levantar esses assuntos.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Claro que já pensei e muito no assunto ... Parei esses dias para atualizar a minha página de autores parceiros e concluir que muitos não têm mantido contato, nem dado notícias sobre possíveis lançamentos etc. Concordo que muitos acabam deixando de lado e esquecendo os blogueiros parceiros.

    Em relação às editoras ... Sou feliz com minha parceria com a arqueiro, sextante e saída de emergência e apesar de já ter tentado parceria com algumas outras, confesso que não me inscrevo em todas as seleções que vejo como muitas blogueiras pq penso que não iria adiantar fazer mil contatos e não conseguir cumprir os prazos, além de não ter tempo de ler os livros que comprei.

    Já em relação a parceria com blogs ... Alguns com o tempo se tornaram amigos e outros tenho um certo apoio em relação a comentários e sugestão de melhorias etc. De uma forma geral essa troca acontece de várias formas e não condeno nenhuma, assim podemos conhecer muitas pessoas e descobrir as que têm mais em comum conosco.

    Enfim parabéns pelo post ficou ótimo e com uma temática válida e importante.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!