A entrevista de hoje é com a gaúcha Raquel Machado. Ela tem 29 anos, é formada em Ciência da Computação e ama escrever. Adora cinema, teatro, filmes em geral e é fanática por livros. A Raquel também é autora do blog Leitura Kriativa, lugar onde divulga sua obra Vingança Mortal, publicada em 2014. Confira abaixo a nossa conversa completa.

Imagem: Arquivo pessoal.

Universo Literário: Raquel, sua paixão pela literatura nasceu quando você ainda era uma criança. Mas como exatamente você descobriu ser uma aspirante a escritora?
Raquel Machado: Na verdade, a Raquel Escritora nasceu antes mesmo da Raquel Leitora. Desde criança eu gostava de escrever histórias. Ainda lembro que as primeiras delas eram relacionadas a animais falantes em quadrinhos... tenho até guardada uma que escrevi quando tinha 12 anos. Ela é cheia de desenhos e pintada com lápis de cor. Escrever para mim é um processo tão natural como respirar... acho que farei isso até o fim dos meus dias.

UL: Mesmo apaixonada pelas letras, você decidiu fazer faculdade de Ciência da Computação. Poderia nos contar como é lidar com suas áreas diferentes?
RM: Eu sempre fui ligada a área das artes. Comecei a fazer teatro quando ainda tinha 9 anos, e já passei pela dança, por corais, e agora estou me aventurando na literatura. Porém, sempre tive ciência que sobreviver de arte no nosso país é para pouquíssimas pessoas. Infelizmente a cultura não é algo que seja muito valorizado por aqui, então quando fui prestar vestibular decide optar pela área das exatas, pois é algo que também gosto de fazer. Pensei que teria um retorno financeiro melhor para que assim eu pudesse continuar com os meus hobbys sem muitas preocupações financeiras.

UL: Atualmente, escrever é só um hobby, ou você faz disso um trabalho? Como é ministrado seu tempo para a escrita?
RM: Posso dizer que estou levando mais a sério a escrita desde que lancei meu livro. Inclusive, estou tentando me programar para me disciplinar melhor nos meus horários de escrever, pois anteriormente fazia isso somente quando tinha vontade, porém, agora tenho toda a parte de marketing para correr atrás, e sendo autora independente isso é realmente complicado. Então posso dizer que ultimamente estou começando a considerar a escrita como realmente um trabalho.

UL: Vingança Mortal, cuja trama gira em torno de temas polêmicos como drogas, intrigas e traição, é o seu primeiro livro lançado. Por que trabalhar essa temática? Quais surpresas o leitor encontrará nesta história?
RM: Escrevi o Vingança Mortal quanto tinha 16 anos. Na época eu queria escrever um suspense com reviravoltas e com temas polêmicos. Minha história gira em torno do acidente de Nicole... ao ler meu livro o leitor irá descobrir que ninguém realmente é o que aparenta ser, e que todos escondem segredos, sendo alguns fatais.

UL: E como tem sido a receptividade dos leitores?
RM: A melhor coisa até o momento. Foi o feedback dos leitores que me fez pensar em realmente levar a sério minhas histórias. O melhor presente que posso receber é um elogio ao meu livro... isso faz com que tudo valha a pena.

UL: Quais foram as principais dificuldades enfrentadas para a publicação deste livro?RM: Infelizmente ainda não temos tanto espaço quanto gostaríamos no mercado brasileiro. A primeira e principal delas com certeza é a financeira, pois nós autores temos que investir muito para tornar esse nosso sonho uma realidade. Além disso, temos que contar com muita divulgação e sorte para que os leitores se agradem com nosso trabalho.

UL: Já existem planos para futuros lançamentos?
RM: Sim. Estou com várias ideias em mente e preciso urgentemente me focar em uma delas, para que pelo menos uma saia ainda esse ano. Tenho um projeto chamado Histórias do Povo, que será uma coletânea de contos relacionados ao dia-a-dia das pessoas, onde o próprio leitor poderá escolher o final. Nela vamos ter questões como: Caso ou compro uma bicicleta? Sigo a dieta ou me acabo nos doces? Acho que vai ser muito interessante.

UL: Desde 2010 você comanda o blog Leitura Kriativa, certo? De que modo ele contribui para a sua carreira no ramo da escrita?
RM: O blog me ajudou de diversas formas: Primeiro, nas resenhas que publico, que são sim um ótimo  treinamento para escrever melhor; segundo, posso citar a própria leitura que me permitiu conhecer outros gêneros e outros autores, auxiliando ainda na inspiração e criatividade. E também tem o fato de entrar em contato com outras pessoas que também são encantadas pelo mundo da literatura, e que me ajudaram muito a divulgar o meu livro.

UL: Qual seu autor favorito, e o que você tem lido atualmente?
RM: Essa é uma pergunta muito difícil. Tenho vários autores que admiro em diferentes áreas, mas posso citar alguns: Stephen King, Sidney Sheldon, Nora Roberts, Meg Cabot, Rick Riordan. Entre os nacionais posso citar: Paula Pimenta, Marina Carvalho, Carina Rissi, Shirlei Ramos, Ana Lemos. Ultimamente tenho lido muitos livros nacionais e tenho me surpreendido cada vez mais com a qualidade das nossas histórias. O último livro que li foi da autora Ana Lemos, que se tornou minha ídola... amei a linda forma como ela escreveu "Sempre foi Você"... e hoje estou lendo o livro "O pecado não mora ao lado", da autora nacional Marcia Pavanello, e também estou muito feliz com o que encontrei nele. Por isso, posso dizer, principalmente para quem ainda não tentou: LEIA LIVROS NACIONAIS! Eles são tão bons ou até mais do que os que vem de fora.

UL: Ser escritora é?
RM: Deixar seus sonhos fluírem através das linhas em um papel.

UL: Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog?
RM: Só tenho a agradecer a todos até o momento. Cada mensagem recebida é um grande incentivo para mim, afinal, se vocês leitores não existissem, não existiria o trabalho de nós autores. Quero convidar também a todos que gostam de um bom suspense a conhecer minha história... vou adorar conversar com todos.


Confira os contatos da autora:
- Blog:  leiturakriativa.blogspot.com.br


5 Comentários

  1. Adorei a entrevista, Fran. Não conhecia o trabalho da Raquel, e me interessei pelo livro dela. Me lembrou um pouco o cerne de Twin Peaks. Espero poder ler. Ótima postagem.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fran que entrevista interessante e completa. Conheço a Raquel a anos, ela me ajudou muito quando iniciei meu blog e até hoje mantemos contato. Já li seu livro e adorei; e com certeza estou sedenta por mais textos dela.
    Com certeza os autores nacionais estão superando as expectativas de todos os leitores que se dão a oportunidade de conhecer suas histórias.

    Desejo todo sucesso do mundo para essa linda.
    Fran parabéns pela entrevista. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa entrevista Fran! Sou parceiro (o meu blog) da Raquel e por isso li o livro dela depois de muitos comentários positivos sobre a obra e confirmei: É muito top! Ai que eu descubro que ela a escreveu com 16 anos... Nossa!

    Parabéns a autora e que ela possa continuar nessa jornada (Ciencia da Comp. é bacana também, hein!) trazer mais histórias para nos, leitores e parabens pela entrevista, Fran :)

    http://www.cantinadolivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Raquel é uma fofa, sério, ehehehehhe.Ela também é minha nova parceira e estou adorando conversar com elA *_*
    ehehehe


    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    A Raquel é um amor né?
    Adorei a entrevista!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!