Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Edição: 2014
Editora: Novo Século
Páginas: 328
ISBN: 9788542801255
Nota: 3 de 5

SINOPSE: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Comentários:

A chegada dos livros da americana Rainbow Rowell tem provocado o maior rebuliço no universo literário – devemos levar em consideração que seu foco tem sido o jovem-adulto, público este que vem se mostrando em ascensão. De todas as tramas publicadas, Eleanor & Park foi a que mais me interessou, a priori, principalmente diante de tantos comentários positivos na blogosfera literária. Mas foi graças ao projeto Leitura Compartilhada, realizado em parceria com os blogueiros Clóvis e Érika, que eu atestei que a aceitação universal nem sempre conta com a minha.

Eleanor é ruiva, gordinha e meio depressiva; Park é descendente de coreano, um pouco reservado e muito romântico. Apesar de diferentes, eles acabaram se apaixonando após algumas idas e vindas no ônibus escolar, mas levar um romance aos dezesseis anos, ainda mais com as adversidades impostas pela conturbada família dela, tornou-se algo bastante conflituoso.

Mesmo assim, ambos viveram um romance avassalador (para eles). Para Park, Eleanor é como o ar, essencial para a sua existência; para Eleanor, Park é a pessoa que a descobriu, seu grande e primeiro amor. E assim segue a história, mostrando a construção e o amadurecimento do romance. Isso, inclusive, deu lugar ao bullying e aos conflitos familiares indicados na sinopse, e até mesmo no início do livro (essas questões são apenas pinceladas).

Seguem algumas considerações: mesmo que a história se passe em 1986, eu achei os personagens principais muito bobos para a idade deles. Além disso, o relacionamento em si é um pouco exagerado, assim como vários outros elementos do livro. Todo mundo é apático em relação ao que Eleanor vive na casa dela, ao mesmo tempo em que são indiferentes ao fato dela sempre estar na casa dele, todos os dias. Ninguém descobre nada ou tenta resolver as situações complexas que surgem. O enredo, no geral, não evolui. Até o romance deles acabam empacando em dados momentos.

Apesar disso ei gostei muito da escrita da autora e da estrutura adotada por ela. Os capítulos são narrados em terceira pessoa, mas a todo momento há uma mescla de percepções, migrando de Eleanor a Park, o que deu um dinamismo bem bacana ao livro. Saliento ainda as muitas referências que Rainbow faz às coisas da época, que vão de músicas a quadrinhos. São estratégias para que o leitor se identifique com a trama, e isso dá super certo.

Porém, mesmo assim, eu me senti bem frustrada. Existem pontos positivos, como já citados acima – acrescidos aos poucos personagens que te conquistam pela vivacidade que eles possuem (a exemplo da família do Park, que é maravilhosa) –, mas no geral não há nada de extraordinário. Além do péssimo desfecho, as questões trabalhadas no gênero jovem-adulto deram lugar a um dramático romance adolescente, o que para mim soou como um livro infanto-juvenil.

Enfim, eu esperava bem mais desta história, ainda mais porque ela parece ter tocado muita gente. Mas para mim foi o contrário: o romance não tem nada de novo, e a trama deixa muitas pontas soltas. Recomendo para quem está procurando um passatempo bem levinho, ou um entrenimento para se distrair.

Para conferir mais comentários sobre o livro pautado, assista abaixo o vídeo da 2ª edição do nosso projeto. Nele você também irá saber qual será o título da nossa próxima Leitura Compartilhada.




9 Comentários

  1. Tinha certa vontade de ler esse livro, mas agora não tenho tanta certeza, Fran. A única coisa que li da autora foi seu conto na coletânea O Presente do Meu Grande Amor, não chegou a ser um dos meus favoritos mas gostei o suficiente para ter curiosidade por suas obras. Pensava em talvez começar por esse pelos comentários de que é o melhor e pelas referências à década de 1980, mas os pontos que te decepcionaram são coisas que também costumam me incomodar quando encontro em um livro. Fora outros comentários que vocês fizeram no vídeo. Posso até ler outros livros da Rainbow Rowell, alguns tem sinopse que me interessam, mas acho que esse não mais. Ótima resenha e vídeo, incluindo erros de gravação. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Quero muito ler esse livro, parece ser uma obra super bacana, sem falar que amo romances desse tipo. Adorei a resenha <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tive muita vontade de ler esse livro. Eu me encantei pelo enredo e acho essa capa muito fofa! Mas a sua resenha me deixou com um pouquinho de medo de não gostar. Mas como eu gosto muito de livros leves e de romance acho que eu ainda daria uma chance sim. Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom, concordo em várias coisas que você comentou, inclusive sobre a relação deles ter sido forçada e estar empacado, não sair daquilo, mas acredito que talvez tenha sido essa mesma a intenção da autora... Do início ao fim ela retrata a realidade, e infelizmente nosso dia a dia pode ser bem que nem o deles, chato, sem grandes avanços, nada de extraordinário acontecendo por meses. Então por isso nem me incomodei muito quando li, mas acho que se parasse uma segunda vez também ia irritar um pouco :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Jogo Infinito", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tenho esse livro e cada resenha fico com mais vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Nossa, estava morrendo de vontade de ler esse livro, mas sua resenha me deixou em duvida. Sei lá esse é o problema de alguns livros, eles possuem histórias muito parecidas e nada de novo...
    Adorei sua renha!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran,
    Nao esperava por essa. Sempre li resenhas positivas sobre os livros da autora, em especial sobre Eleanor e Park, mas agora perdi completamente a vontade de ler.
    Eu nao tenho paciência para personagens imaturos, e mto menos para romances exagerados.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Francielle! Tudo bem?

    Que resenha legal!
    Acho muito legal quando os blogueiros revelam o que sentem quando não se identificam. Mesmo asssim, quero muito ler este livro.

    Viste-nos e caso queira, siga-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Assim como vc falou confesso que vi tanto esse livro nos blogs que fiquei curiosa, mas nada que me fizesse querer ler o livro correndo, o quanto antes. Confesso também que a capa me fez pensar que era algo bobinho, enfim amei saber sua opinião e um pouco mais da história.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!