A leitora Allana Berthelemy¹ nos enviou, através do Espaço do Leitor, um texto dedicado aos amantes de história, viagens e belas bibliotecas. Vamos conferir!?
_

Quem é apaixonado por livro sabe o prazer que dá entrar numa biblioteca organizada, repleta de obras bem catalogadas e conservadas. Biblioteca e organização são, sem dúvida, palavras que devem andar juntas. Na antiguidade as bibliotecas surgiram por causa da necessidade de organizar e conservar o trabalho dos textos. Elas já pertenceram a reis, igrejas, nobres e, hoje, os resquícios da beleza dos tempos ainda podem ser vistos em várias partes do mundo.

Quando falamos em viajar pensamos logo em destinos paradisíacos, patrimônios arquitetônicos e fotos dos pontos turísticos... mas e as bibliotecas? Não deveriam também entrar nos roteiros das suas próximas viagens? Por isso, hoje resolvi falar um pouco sobre as bibliotecas francesas.

A França é ainda um país de leitores. Segundo uma pesquisa da IPSOS de 2014 ,  7 a cada 10 franceses declararam ter lido pelo menos um livro no último ano (a média porém é muito mais alta. Os leitores franceses leram 15 livros no último ano, e um a cada 4 leitor pertencem à categoria "grandes leitores"). Além disso, 45% dos entrevistados lêem quase ou todos os dias. Com 41% os queridinhos são os romances policiais ou de espionagem, seguidos de livros práticos, artes e lazer, com 36%.

Mas voltando ao assunto das belas bibliotecas, escolhi 9 delas, francesas, classificadas entre as mais lindas do mundo! Confiram:

1- La bibliothèque Mazarine - Localizada na capital, Paris, ela é a mais antiga biblioteca pública da França. Aberta aos leitores e visitantes a sala de leitura é lindíssima graças a sua decoração do século XVII.


2 - La bibliothèque Nationale de France - Também em Paris, a biblioteca Nacional da França é herdeira das coleções reais constituídas depois do fim da Idade Média. Ela é a biblioteca mais importante da França com 40 milhões de documentos impressos especializados.


3 - La bibliothèque Sainte-Geneviève - A biblioteca de Santa Geneviève em Paris é herdeira da coleção da antiga abadia de mesmo nome, e conserva cerca de 2 milhões de documentos de todos os domínios do saber.


4 - La Bibliothèque de l'Institut de France - O Instituto da França em Paris reúne nada menos do que cinco academias (Academia Francesa de Letras, de Belas Artes, de Ciências, de Ciências Morais e Políticas, e das Inscrições e Belas Letras). Com tanto prestígio, nem é preciso comentar a riqueza da sua biblioteca!


5 - Bibliothèque du Château de Chantilly - No famoso castelo de Chantilly encontra-se uma biblioteca que conserva as ricas coleções de obras e documentos reunidos pelos senhores de Chantilly ao longo dos séculos.


6 - La Bibliothèque de L'Assemblée National - A biblioteca da Assembleia Nacional está situada em Paris no Palácio Bourbon, que é também a sede da Assembleia Nacional Francesa. Ela foi criada em 1796 e inicialmente seus fundos foram constituídos a partir dos bens confiscados dos aristocratas na Revolução Francesa.


7 - La Bibliothèque du Sénat - Na biblioteca do Senado fica no Palácio do Luxemburgo, em Paris, e a sala atual de leitura é fruto dos trabalhos de expansão do palácio em 1837. A cúpula é uma obra do pintor Eugène Delacroix (aquele do famoso quadro "A Liberdade Guiando o Povo").


8 - Les Archives Nationales - Os Arquivos Nacionais ficam em Pierrefitte-sur-Seine e foram criados graças à Revolução Francesa (1789) para conservar os arquivos dos órgãos centrais do Estado francês, exceto os arquivos do ministério da defesa e das relações internacionais que têm bibliotecas próprias.


9 - La Bibliothèque de La Part-Dieu - A biblioteca da Part-Dieu fica em Lyon e impressiona não especialmente pela beleza arquitetônica, mas pela importância. São cerca de 3 milhões de documentos espalhados pelos mais de 27 mil metros quadrados! Ela é ainda hoje uma das maiores bibliotecas municipais da Europa, inclusive. São oito departamentos temáticos, três salas de exposição e um silo de armazenamentos de 17 andares.


_

Aposto que você ficou com vontade de visitar as bibliotecas da França, assim como eu. :))  Quero agradecer a Allana por lembrar de nós com tanto apreço, e por ter enviado esse texto tão bacana e informativo. E se você quiser fazer o mesmo, isto é, enviar um texto, sugerir leituras, dar sugestões de pauta, ou contribuir da maneira que achar melhor para a diversidade do conteúdo do UL, basta preencher o formulário AQUI. Vou adorar contar com a sua colaboração!

__________________
¹ Allana Andrade Berthelemy é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é mestranda em Letras na França.

3 Comentários

  1. Uma coisa mais linda que a outraaa! *-* Nem saiba que lá tinham tantas bibliotecas, espero poder visitar todas quando viajar pra Paris kkk
    Adorei o post! ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto a Allana enviou, heim? Parabéns! Realmente deu vontade de conhecer cada uma dessas bibliotecas, Fran. Queria aqui as pessoas tivessem o mesmo apresso por elas, as bibliotecas.

    Abraços!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fran que legal esse espaço que vc disponibilizou para Allana. Adorei saber e conhecer um pouco mais sobre as várias bibliotecas francesas. Adoro e meu sonho é que um dia todos os bairros tenham uma biblioteca, mesmo que simples, para incentivar a leitura e conhecimento da comunidade.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!