Título: Para Sir Phillip, com amor
Autor: Julia Quinn
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 9788580413625
Nota: 4 de 4

SINOPSE: Eloise Bridgerton é uma jovem simpática e extrovertida, cuja forma preferida de comunicação sempre foram as cartas. Quando uma prima distante morre, ela decide escrever para o viúvo e oferecer suas condolências.
Ao ser surpreendido por um gesto tão amável vindo de uma desconhecida, Sir Phillip resolve retribuir a atenção com uma resposta. E é assim que eles começam uma instigante troca de correspondências. 
Logo ele descobre que Eloise, além de uma solteirona que nunca encontrou o par perfeito, é uma confidente de rara inteligência. E ela fica sabendo que Sir Phillip é um cavalheiro honrado que quer encontrar uma esposa para ajudá-lo na criação de seus dois filhos órfãos. Após alguns meses, uma das cartas traz uma proposta peculiar: o que Eloise acharia de passar uma temporada com Sir Phillip para os dois se conhecerem melhor e, caso se deem bem, pensarem em se casar?
Ela aceita o convite, mas, em pouco tempo, eles se dão conta de que, ao vivo, as coisas não são bem como imaginaram. Ela é voluntariosa e não para de falar, e ele é temperamental e rude, com um comportamento bem diferente dos homens da alta sociedade londrina. Apesar disso, nos raros momentos em que Eloise fecha a boca, Phillip só pensa em beijá-la. E cada vez que ele sorri, o resto do mundo desaparece e ela só quer se jogar em seus braços. Agora os dois precisam descobrir se, mesmo com todas as suas imperfeições, foram feitos um para o outro.

Comentários:

A série Os Bridgertons foi uma das mais notáveis surpresas literárias que tive em 2014. E se você acompanha este blog há algum tempo, com certeza já deve saber o quanto eu adoro a Julia Quinn. Logo, não é preciso medir minha ansiedade em relação ao Para Sir. Phillip, com amor... desta vez, porém, não foi somente pela expectativa de uma novo enredo, mas principalmente pela curiosidade em descobrir de que modo a autora iria sobressair em relação as histórias anteriores.

E as inovações são perceptíveis logo de início. Diferente dos outros livros, neste não temos o cenário londrino e a presença constante da família Bridgerton, tampouco um romance que vai além do casual. Agora, o que está em jogo não é apenas uma história de amor em ascensão, mas a vida de duas pessoas maduras (ok, Eloise nunca fora casada, diferente de Phillip. Por outro lado, ela está prestes a se tornar uma balzaquiana e solteirona) em torno de suas crianças (insolentes) que convivem com a perda da mãe e com a costumeira ausência do pai.

A chegada de Eloise a casa de Phillip (de forma clandestina, devo salientar), traz uma série de conflitos pessoais e familiares bem interessantes, dando ao enredo questões novas das já trabalhadas nas histórias anteriores. Isso só reafirma que, apesar do desfecho previsível, é sempre difícil saber como será o desenvolvimento dos livros dessa série. Mas, no geral, sua escrita divertida e dinâmica permanecem, dando um tom leve e deliciosamente instigante à narrativa.

Um dos elementos que eu mais gostei neste livro foi a presença – no início de cada capítulo – de antigas cartas de Eloise endereçada aos seus parentes. Evidentemente isso veio para substituir as queridíssimas crônicas de Lady Whistledown (entendedores entenderão)... bom, é difícil esquecê-las, mas o trabalho foi tão bem feito, que a saudade acaba não sendo pesarosa.

Outra coisa muito legal desta obra é a forte presença de um casal muito querido pelos leitores assíduos de Julia Quinn. Quem ama Benedict e Sophie (que, para que não sabe, são os personagens principais de Um Perfeito Cavalheiro), certamente vai adorar muitas cenas desse livro. E, além deles, os outros irmãos Bridgertons fazem excelentes aparições... é impossível não sentir aquela "velha" sensação de deja-vú.

Apesar das novidades, e de sentir falta de alguns elementos característicos do gênero (não comprei muito essa ideia de Eloise simplesmente se instalar na casa de um desconhecido e achar que isso é perfeitamente normal, por exemplo), a única coisa que não me apeteceu tanto foram os novos personagens. Realmente, eles não conseguiram me conquistar de cara. Phillip é um deles, que de típico mocinho sedutor não tem nada. 

Enfim, temos aqui uma proposta diferente que vale a pena ser conferida. Por isso, não deixe de ler este livro caso você goste de Julia Quinn tanto quanto eu. E para você que nunca leu nada dela antes e deseja se aventurar por essa série, aconselho que inicie pelo primeiro ou, pelo menos, pelo terceiro livro. Vamos evitar spoilers, mesmo que nocivos, sim!?

Confira minhas impressões sobre os livros anteriores:
O Duque e Eu (Livro I)
O Visconde Que Me Amava (Livro II)
Um Perfeito Cavalheiro (Livro III)

Os Segredos de Colin Bridgerton (Livro IV)




6 Comentários

  1. Ia mesmo dizer que esse tem uma proposta diferente, Fran. Mas realmente o fato da moça ir morar na casa do cara assim é no mínimo sinal de ingenuidade extrema ou loucura. Todavia, é bom ver que apesar desses detalhes o livro conseguiu te agradar. Ainda estou estudando a possibilidade de ler essa série. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu adoro os livros da Julia Quinn!!! E saber que ela virá ao Brasil este ano já me deixa super contente. A série Os Bridgertons é o exemplo de que eu posso iniciar uma leitura e nem ver o tempo passar de tão boa que é a escrita da autora. No entanto, eu concordo com você. Não gostei muito do Philip, ele é muito insensível e acho que a Eloise merecia mais... Essa história de chegar a casa dele do nada também ficou estranha rs. Bem, mas adorei a participação dos outros irmãos e também tive a sensação de deja-vú. Queria que o Colin e Penelope tivessem aparecido juntos ^^
    Adorei sua resenha, ficou muito boa. Vamos esperar o próximo lançamento :D
    Ps. A Aline do Leituras, Vida & Paixões me indicou seu blog e vim conhecer. Parabéns pelo trabalho e voltarei mais vezes :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    Você sabe que eu não curto muito romances, né? É por isso que nunca li Julia Quinn, mas vejo que quem gosta do gênero ama a autora :)
    Que bom que "Para Sir Phillip, com amor" foi mais uma experiência positiva para você e que a autora soube usar de elementos novos e ainda trazer personagens queridos de volta.
    PS.: Essa de a mocinha se instalar na casa de um desconhecido com certeza teria me incomodado também.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente amo a Julia Quinn e achei essa histórias das cartas no comecinho uma sacada muitao bacana para as órfãs da Lady W.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    eu ainda não sei porque motivo não li esse livro kkk. Mas quanto a narrativa deste em específico confesso que estou com alguns receios. Ao mesmo tempo que acredito ser muito difícil me decepcionar com algo escrito pela Julia Quinn, tenho medo de sentir falta de todo o sarcasmo da nossa cronista favorita.
    Assim como você achei meio estranho isso da Eloise ir do nada pra casa de outro homem. Quem sabe não faço essa leitura em breve.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga assim como vc também adoro a Julia Quinn e fico sempre curiosa para conferir como ela vai desenvolver as histórias. Eu sempre me afeiçoou aos personagens e tento me colocar em seu lugar, por isso gostei do Phillip e dos seus filhos indomados e carentes.
    Agora estou ansiosa por mais!!! Amei saber sua opinião viu!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!