Título: A Passagem
Autor: Justin Cronin
Edição: 1/2010
Editora: Sextante
Páginas: 816
ISBN: 8599296820
Nota: 3,5

SINOPSE: Quase um século depois que uma pesquisa científica financiada pelo Exército dos Estados Unidos foge do controle, tudo o que resta é uma paisagem apocalíptica. As cobaias utilizadas nos experimentos – prisioneiros a caminho do corredor da morte – escaparam do laboratório e iniciaram uma terrível carnificina, alimentando-se de qualquer ser com sangue nas veias e espalhando por todo o continente o vírus inoculado nelas. Um em cada 10 habitantes pode ter sido infectado. Os outros nove se tornaram presas desses virais, criaturas animalescas extremamente ágeis e fortes cujos únicos pontos fracos parecem ser a hipersensibilidade à luz e uma pequena área frágil próxima ao esterno.
Em uma fortificação construída nas montanhas, cercada de muralhas de concreto e holofotes superpotentes, uma comunidade tenta sobreviver aos constantes ataques noturnos. Mas a precária estrutura que a protege está com os dias contados: as baterias que alimentam as luzes começam a falhar e uma invasão é iminente.
Não se sabe o que aconteceu ao resto do mundo: a comunicação foi cortada, não há governo e o Exército nunca cumpriu a promessa de voltar. Provavelmente estão todos mortos. Mas a chegada de uma misteriosa andarilha traz novas expectativas: ao que tudo indica, ela tem as mesmas habilidades dos virais, mas não sua necessidade de sangue. Agarrando-se a essa esperança, um grupo parte da Colônia para buscar mais sobreviventes – e a verdade fora dos muros.

Comentários

Suspense, ficção científica, múltiplos personagens, um cenário apocalíptico e um salto no tempo de aproximadamente um século. Esses são alguns dos elementos que compõe o livro A Passagem, escrito por Justin Cronin. O primeiro de uma trilogia que, ao que parece, se unirá aos épicos do século XXI. Bom, estrutura ele tem para tanto, porém, com algumas ressalvas.

Complementando a sinopse – que a meu ver traz um excelente resumo da obra –, a história dá início com aquela que será a fundamental para o desenrolar de todo o enredo. Me refiro a Amy Harper Bellafonte, a Garota de Lugar Nenhum. Amy ainda é uma menina quando é levada para o laboratório onde dose prisioneiros condenados a morte se encontram. Eles se tornaram cobaias de uma experiência secreta do Governo Americano, para o teste de um suposto vírus manipulado com a propósito de curar algumas doenças.

Mas é graças a isso que a América (pelo menos esse é o cenário da trama) passa a experimentar a iminência do apocalipse, que se instaura com rapidez e violência. Deste modo, passamos a presenciar uma sociedade dividida por humanos, que retrocedem e vivem pela busca da sobrevivência, e "virais", isto é, os infectados que fizeram do mundo um mar de escuridão. 

E onde exatamente Amy se insere? Ela reaparece cerca de 100 anos depois, em um futuro pós-apocalíptico, naquilo que o autor chama de Primeira Colônia, onde existem apenas poucos sobreviventes refugiados. O mais incrível disso tudo é que Amy está jovem! Bom, ela foi a 13ª cobaia do experimento, mas seu procedimento foi o único que não saiu do controle. Agora ela parece ser a única e última esperança de sobrevivência. Mas como e por quê?

O livro requer uma leitura lenda e cuidadosa. Além do salto no tempo, e das várias descrições, muitos personagens aparecem no meio do caminho, principalmente após a segunda parte do livro. Inclusive, a obra é divida em várias partes, e os capítulos são um pouco extensos. Apesar disso, e da quantidade de páginas em geral, os números parecem um detalhe pequeno... se não fosse pelo excesso de detalhes descritos pelo autor.

De início, essa riqueza é precisa e necessária. Incrivelmente envolvente, eu diria. Mas a medida que o a história vai se desenvolvendo, Cronin exagera ao ir fundo demais, deixando algumas partes um pouco confusas e até repetitivas. Além disso, ele acresce cenas que, para mim, foram totalmente desnecessárias e cansativas. O engraçado é que, ao mesmo tempo em que ele excede em alguns pontos, em outros eles acaba sendo impreciso, a exemplo dos próprios virais, que não são claramente narrados.

Cronin escreve bem, e com certeza criou uma história rica, com elementos novos e instigantes. Só para vocês terem uma noção, há partes em que um diário (de uma sobrevivente da Primeira Colônia) é apresentando em uma conferência num futuro ainda mais distante. Ou seja, muita coisa (boa, espero) vem aí... espero que "Os Dose", continuação da trilogia, se supere nestes pequenos detalhes apontados, e que nos traga coisas que realmente sustentem as dúvidas deixadas para trás.

Portanto, recomendo para aqueles que curtem o gênero. Isso é fundamental para que você passe por cima das inconsistências sem querer desistir, principalmente por tratarmos aqui de um livro consideravelmente grande.

A Passagem fez parte do meu projeto #LeituraDeDomingoUL. Abaixo, segue o vídeo onde eu comento mais sobre o mesmo e, principalmente, como foi realizar esta leitura durante 17 domingos. Não deixe de conferir!!!



4 Comentários

  1. Estava esperando por sua resenha desse livro, Fran. Desnecessário dizer que a temática super me atrai, né? Faz tempo que quero ler A Passagem, e devo dizer que alguns dos seus comentários me deixaram preocupada, mas se você diz que tem estrutura pra pra uma sequência e desfecho brilhantes ainda investirei nessa leitura. Adorei o vídeo e seu escolhido para a próxima leitura de domingo é outro que quero muito ler, vou aguardar suas opiniões. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não fazia ideia de que o livro tratava disso, muito interessante, acho mesmo que vou dar uma chance a ele. Gostei muito da sua resenha!
    Beijos

    http://www.gkastmaker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esses livros muito bem escritos sempre tendem a ter um lado embolado, não é? O autor tem que manter o foco pra saber quando não exagerar, quando não ficar de menos, mas nem sempre isso dá certo né :/ ainda bem que apesar desses detalhes a história é boa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Para Sir Philip, Com Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Fran vc sabe o quanto amei esse seu projeto e estou até me organizando para fazer o mesmo. Vibrava a cada evolução sua e acabei concluindo que para quem quer ler não tem desculpa nem tamanho de livro que o impossibilite. Parabéns viu!!!

    Gostei da sua resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler, mas por enquanto irei adiar. Quem sabe quando a trilogia estiver toda lançada eu me empolgue mais !!!!???? Aguardo sua opinião sobre o livro Os Doze =)

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!