Há algumas semanas eu contei por aqui um pouquinho da minha experiência como administradora de um Clube do Livro (para quem ainda não viu basta acessar AQUI). Desta vez, resolvi comentar sobre a prática de um Clube de Leitura, na qual venho tendo a oportunidade de vivenciar através do projeto Leitura Compartilhada.

Ilustração da Leitura Compartilhada de "A Insustentável Leveza do Ser" (Milan Kundera).

Diferente de um Clube do Livro, que envolve público (onde as pessoas não precisam necessariamente ter lido o que será exposto), sorteios e uma apresentação bem dinâmica, um Clube de Leitura tem características mais intimistas, geralmente com poucas pessoas envolvidas, cuja conversa – que diz respeito a uma leitura específica – é bem impessoal. 

Trata-se, basicamente, de um grupo com três, quatro, cinco, talvez até seis pessoas, que irão sentar (após ter lido o mesmo livro em um mesmo período de tempo) e conversar a respeito. Nesse diálogo certamente haverão comentários prós e/ou contrários à obra, afinal cada um tem um jeito de ver e perceber as coisas. E isso é o mais legal! É a sua opinião junto as demais que irão se unir em um debate interessante e talvez até infindável. E depois, por que não acrescentar tudo isso a um bom lanche?

Esse é o momento em que você e seus amigos poderão se dar a chance de ler coisas diferentes, ou coisas que há muito tempo vocês querem ler, ao mesmo tempo em que poderão sair do âmbito virtual para ter com quem conversar sem o receio de ter "falado demais". Além da oportunidade de ter uma tarde diferente, regada de uma boa conversa, muita literatura e altos planos para os próximos encontros.

E não há regras! Você pode fazer isso todo mês, ou cada dois, três meses... o importante é fazer disso uma rotina. No projeto Leitura Compartilhada é assim. Clóvis, Érika e eu sorteamos um livro (com base nas indicações de cada um), nos propomos a realizar a leitura numa mesma data, e depois marcamos uma tarde para tagarelar sobre o que foi lido. E, como blogueiros que somos, resolvemos trazer um pouquinho dessas conversas para vocês através dos nossos vídeos. A nossa ideia é incentivá-lo a fazer o mesmo.

Mas você não precisa ser blogueiro... basta ser apaixonado por novas histórias, assim como nós. E se você for desses que ainda não possui muitos amigos leitores em sua cidade, por que não fazer isso com os amigos virtuais? Colegas blogueiros, de pages, facebook, skoob e afins? A tecnologia nos fornece uma série de possibilidades... uma conversa por skype é uma delas. Pense a respeito!

Chega de ler livros e não ter com quem conversar. E olha que quem tá falando isso é uma blogueira que sempre tá escrevendo sobre o que lê... mas como nem todos fazem isso, fica aí o incentivo para a criação de Clubes de Leitura. Eu garanto a vocês que a experiência é ótima... não há complicações, tampouco regras. Existe apenas a vontade de tornar a leitura algo menos individual.

Até mais!


4 Comentários

  1. Falou e disse, Fran! Ótimo texto que resumo bem o que é um clube de leitura e seu incentivo :)

    ResponderExcluir
  2. Ô Fran, acho realmente a ideia de clubes de leitura maravilhosa e genial. E tem sido um delícia acompanhar as conversas do Leitura Compartilhada. Adoraria fazer parte de um clube, mas como além de ter poucos amigos que gostam de ler tenho que fazer um verdadeiro "se vira nos 30" com minhas leituras e atividades complica um pouco. Mas espero poder um dia. Ótimo post e espero que incentive muita gente. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga antes de mais nada gostaria de agradecer por me explicar a diferença entre clube do livro e clube de leitura. Agora entendi em qual me encaixo e o meu desejo é montar um clube de leitura com algumas amigas aqui de Recife. Vou formular melhor a ideia e convidá-las.

    Valeu pelas informações e pelo incentivo.
    Estou acompanhando seu projeto e adorando.
    Beijos linda!! Vc sempre me inspirando =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Texto maravilhoso de incentivo. Estou adorando a nossa experiência no Leitura Compartilhada e não tem nada melhor do que compartilhar o que a gente lê né kkk

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!