Amanhã, 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo e Internacional da Amizade. Por isso, resolvi listar aqui alguns lançamentos que trazem em sua narrativa essa temática tão linda, para que sejamos todos inspirados a ler mais obras sobre o que muitas vezes ilumina as nossas vidas: as verdadeiras amizades.

Vejamos o que as editoras andam preparando para nós...


1. Plutão, da R J Palacio, é mais um conto de Extraordinário. Desta vez a autora  traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância do nosso querido August Pullman. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado: os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola. Mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto para seguir. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

2. Eu Estive Aqui, da Gayle Forman, nos apresenta Cody após um trágico acidente que envolve sua melhor amiga, Meg. A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Porém, sua maior descoberta ocorre quando ela encontra o notebook da melhor amiga e dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Uma história tensa, comovente e redentora, que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

3. Quem, eu?, de Fernando Aguzzoli, traz a história do próprio autor, que abriu mão do emprego e dos estudos para cuidar de sua avó, Nilva, diagnosticada com Alzheimer. Da convivência dos dois surgiram momentos divertidíssimos, histórias e confidências que o neto resolveu compartilhar em uma página criada no Facebook. Alimentada diariamente por Fernando com posts, fotos e vídeos, a página comoveu centenas de pessoas e conquistou milhares de fãs. Assim surgiu o livro Quem, eu?, que chega agora em nova edição revista e ampliada, com uma reunião de todos os momentos vividos entre os dois.


4. Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer, de Jesse Andrews, é uma mistura de drama e humor em um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. 

5. Perdidos Por Aí, de Adi Alsaid, narra a história de quatro jovens ao redor do país, com apenas uma coisa em comum: uma garota chamada Leila. Hudson, Bree, Elliot e Sonia encontram em Leila uma amizade incomum, que chega até eles de forma inusitada. Mas quando ela vai embora, a vida de cada um deles se transforma para sempre. Mas é durante sua própria jornada de quase sete mil quilômetros através do país que Leila descobre que a única maneira de encontrar o que você está procurando seja se perdendo ao longo do caminho.

6. Soldier, de Sam Angus, inicia com a convocação de Tom Ryder para lutar na Primeira Guerra Mundial, e não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos. Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa e consegue se alistar no exército britânico. Uma história onde somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha.


Feliz dia do amigo, meus queridos!
Até mais!

5 Comentários

  1. Para tudo! Como assim saiu mais um conto de Extraordinário? E eu nem li O Capítulo do Julian ainda... Preciso correr com isso! /o\ Bem, achei muito legal a ideias dessa postagem, Fran. Eu só conhecia/estava interessada por Quem, eu? que realmente parece lindo, mas não sei se já estou pronta para algo do tipo, e Soldier por que você sabe que amo cães né? ^^ E agora também fiquei curiosa por Eu Estive Aqui. Ótima seleção. Ah, e feliz Dia do Amigo! :)

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Francielle! Feliz dia do amigo! Adorei a lista.
    Assim que soube da data, eu pensei mesmo em Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer, acho que o livro tem tudo a ver com data e com o tema.
    Não conheço os outros livros, mas tenho muita vontade de ler Perdidos Por Aí e Eu Estive Aqui.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran! Adorei a ideia de trazer livros com o tema para o dia de hoje e gostei mais ainda de ver livros sobre amizade com animais ^^. Ótima dicas! Confesso que achei que ia ver Kristin Hannah aqui kkkk

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Feliz dia do Amigo! <3
    Eu tenho o livro Soldier na minha estante e devo começar a ler em breve, tenho certeza, que deve ser uma amizade linda.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Desses o que mais quero ler é Plutão, porque achei Extraordinário fantástico (sem redundâncias, haha) e não tenho duvidas que esse também deverá ser. É impressão minha ou Gayle Forman já gosta de um acidente? kkk Soldier parece ter um enredo comovente, tanto pela época que se passa quanto pela proposta. Excelente post Fran.

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!