O dia das crianças está chegando, e muitos de vocês provavelmente já devem ter providenciado os presentes dos filhos, irmãos, sobrinhos, primos, netos (quem sabe!?)... enfim. E quem ainda não providenciou, deve estar na correria para isso. Bem, opção é o que não falta...

Falando por mim, se tem uma coisa que está sempre em minha lista de compras para presentes, e que além de barato é educativo, é livro (nem preciso dizer, não é mesmo?). Aliás, livro é algo que a gente não deveria cogitar comprar somente em datas comemorativas. Livro é para circular em todos os momentos da vida, especialmente na infância.

Por isso, pesquisando livros infantis para presentes, acabei me deparando com opções que abrangem também os adultos. A oportunidade de compartilhar uma história e se sentir tão instigado quanto uma criança ao menos é interessante para mim. Além de representar incentivo para os pequenos que estão iniciando essa deliciosa aventura pelo mundo da leitura.

Pensando nisso, decidi compartilhar o que encontrei em minhas pesquisas para saber a sua opinião. Se é atrativo; se você já leu e, se sim, o que achou da história; se compraria para si ou para uma criança. Enfim, estou super interessada para saber o que você pensa, e para saber outras recomendações também. Mas antes, confira a lista!


1. As Loucas Aventuras do Barão Munchausen, de Rudolf Erich Raspe
É possível virar um lobo do avesso? Ou fugir da barriga de uma baleia? Ninguém sabe bem quem teria inventado tantas mentiras. Talvez o Barão de Munchausen, o maior mentiroso de todos os tempo. Prepare-se para as doze aventuras deste livro, que são uma garantia de boa e divertida leitura.

2. Contos de Grimm para todas as idades, de Philip Pullman
Afirmando que conservar uma única versão dessas histórias é como prender um pássaro numa gaiola, o autor toma a liberdade de acrescentar e inventar detalhes que tornem a narrativa mais fluida e divertida. Ao final de cada uma delas, um breve comentário sobre personagens, curiosidades, versões semelhantes e finais alternativos traz ainda mais riqueza para essas clássicas histórias.

3. Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha
Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade - Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.


4. Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado
"Quando escrevi 'Bisa Bia, Bisa Bel' só estava com muita saudade de minhas avós. Vontade de falar sobre elas com meus dois filhos. Não imaginava que poucos depois ia ter uma filha e essa linhagem feminina ainda ia ficar mais significativa para mim e que este livro fosse ganhar tantos prêmios e tocar tanto os leitores...." E esta é a história de uma menina e de sua avó e a descoberta de muitas coisas.

5. Joões e Marias, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
Toda criança já sonhou com a famosa casa de doces e guloseimas do clássico conto infantil de João e Maria. Mas e se ela fosse feita de legumes? Ou de frutas? Ou, quem sabe, de picolés? Em Joões e Marias você encontrará muitos outros modos de contar essa história. Há versões para todos os gostos, e cada uma tem um sabor especial.

6. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Esse dispensa apresentações, não é mesmo? É o tipo de livro que devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações... o reencontro, o homem-menino.


Um excelente feriado a todos!
Beijos,


3 Comentários

  1. Feliz Dia das Crianças, Fran! Concordo plenamente com você sobre livros serem um ótimos presente em qualquer circunstancia, pena que nem todo mundo mundo pense assim. Enfim, adoro quando você faz essas seleções. O Pequeno Príncipe nem preciso comentar, um dos meus favoritos pra vida. Essa seleção de Contos dos Grimm do Philip Pullman está na minha lista há um tempinho, parece ser ótimo. Marcelo, Marmelo, Martelo e Joões e Marias vi em revistas, os outros não conhecia mas também parecem ser ótimos para presentear.
    Excelentes dicas! :D

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, Fran, principalmente pelo aclamado (e lindo) O Pequeno Príncipe. Os outros da lista não conhecia, mas Joões e Marias parece ser hilario. O fato é: acho que não vou deixar de ser criança tãaao cedo...

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vc viu mas li e dei minha opinião sobre As aventuras de Pinóquio em homenagem ao dia das crianças e foi muito legal porque esse clássico tinha muito mais ensinamentos do que apenas o não mentir famoso relacionado ao boneco.
    Desses que vc citou já li O pequeno príncipe e gostei. Os outros até já ouvi falar mas nunca os li. Com certeza a leitura precisa ser incentivada sempre é em todas as idades. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!