Título: Auggie & Eu*
Autor: R J Palacio
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 326
ISBN: 9788580578416
Nota: 5 de 5

SINOPSE: A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte são três personagens da vida de Auggie que narram nos três contos reunidos neste livro, seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.
O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. 
Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. 
Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.

Comentários:

Os fãs de Extraordinário, livro de R. J. Palacio, acabam de ganhar um verdadeiro presente! Os três contos que compõem Auggie & Eu – lançados antes separadamente e somente em e-book –, são tão incríveis quanto a história base. É mais um lembrete peculiar sobre o valor de uma amizade e respeito, só que de formas diferentes e sob outros olhares.

O Capítulo do Julian é o meu favorito! Nele conhecemos quem de fato é o garoto mais implicante da escola, aquele que insiste em criar caso com o pobre Auggie. Nessa história também somos apresentados aos (irritantes) pais do garoto, que, aliás, dão uma péssima educação a ele... isso é perceptível após uma série de fatos que iremos acompanhando através de uma narrativa sincera feita pelo próprio Julian. 

É maravilhoso! Temos fatos novos mesclados a outros que já conhecemos graças a Extraordinário. E o final é bem emocionante... eu diria até que serve como complemento para o livro base. Vale muito a pena! Sobre esse conto eu falei mais detalhes em um vídeo publicado por aqui em fevereiro deste ano. Para conferir é só clicar aqui.

Plutão traz um personagem que até então não conhecíamos. Trata-se de um amigo de infância do Auggie, o Christopher, cuja amizade acabou se perdendo com o tempo. Aqui, Christopher se mostra desinteressado em estreitar esse laço, mesmo tendo ótimas lembranças do momento compartilhados com Auggie. 

Especificamente, esse conto nos mostra um dia turbulento na vida do Chris, onde nada parece dar certo. Através de uma série de eventualidades ocorridas nesse dia, ele compreende o verdadeiro sentido da amizade e do respeito, além da ideia de que precisamos, muitas vezes, olhar um pouco mais para o próximo, e não somente para nós mesmos. É incrível!

Por útlimo temos Shingaling, narrado pela Charlotte, que foi uma das crianças que recepcionou o Auggie na nova escola. O nome do conto provém de uma apresentação de dança do colégio do qual a Char foi selecionada  a participar. Graças a isso, ela passa a ter contato com meninas que não eram da sua turma... e, ainda assim, uma nova amizade nasce.

Em paralelo temos o pensamento do universo (escolar) feminino quanto a chegada do Auggie e sobre as confusões que envolvem ele e o Julian. É um emaranhado de lições sobre a desmistificação do ditado popular de que a primeira impressão é a que fica. Além disso, são abordadas as nuances da fidelidade, do respeito e da atenção que devemos ter com o próximo.

Se vocês estão com um pé atrás em relação a essas histórias, por achar que a autora deve ter desenvolvido esse projeto no intuito de obter mais lucro em cima do prestígio de Extraordinário, podem ficar despreocupados. Apesar da ligação de cada um com o enredo base, estes são totalmente independentes e caminham com as próprias pernas. Eles são extraordinários ao modo deles.

A leitura é ótima, fácil e rápida, e ao mesmo tempo intensa e singular. É difícil não se envolver e não querer mais. R. J. Palacio criou ótimos núcleos, com perspectivas e visões diferentes (mas igualmente instigantes), que, sem dúvida, merece ser lido por todos que torceram pelo Auggie... ou para quem adora livros de teor infantil que sejam repleto de lições e maturidade para serem aprendidas e compartilhadas. Recomendo!


*Cortesia cedida pela Editora Intrínseca.




2 Comentários

  1. Quero muito esse livro, Fran! Acho que acima de tudo a R J Palacio criou uma história tão extraordinária que sempre terá algo a ser explorado e para ensinar. Inicialmente ela podia nem ter planejado esses contos, mas notasse que fez um ótimo trabalho em voltar e mostrar um pouco mais. Quero ler logo. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é uma excepcional ideia principalmente para quem curtiu Extraordinário. Dos contos só li O Capítulo do Julian no ereader, enquanto que Plutão já peguei pra ler inúmeras vezes e nunca termino. Acho bacana quando o autor dá um nova versão da mesma história atraves de outros personagens. Enriquece muito a obra. Já quero!

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!