Faltam três dias para o ano novo e eu já consegui alcançar minha meta pessoal de 50 livros lidos em 2015 (na realidade, eu até ultrapassei). Para muitos esse pode ser um número pequeno. No meu caso, condiz perfeitamente com o meu ritmo diário de leitura. É lógico que eu gostaria de ler bem mais, porém, é desta forma que me permito...

Imagem: Google.


Aliás, não são os números que me incomodam. É a qualidade. Fiquei um pouco frustrada após uma autoanalise do que foi lido este ano, ao perceber que grande parte das minhas leituras está na categoria ''três estrelas''. Somado a isso, vi que muita coisa foi lida por impulso, deixando a fila de obras que eu já queria ler faz tempo ainda maior. 

Ah! E ainda tem o fato de que eu li muito livro curtinho. Sinceramente, talvez com livros maiores eu não conseguiria bater a meta... mas como esse foi um ano complicado, cheio de projetos pessoais que sugaram o meu tempo, não irei me lamentar por isso. De qualquer forma, todas essas questões me fizeram ver que eu preciso selecionar melhor a partir de agora o que irei ler.

Já vou avisando que isso não tem nada a ver com as parcerias do blog – antes que alguém comente que as parcerias acabam fazendo você deixar de lado o que realmente gostaria de ler. Felizmente, foram elas que me deram a oportunidade de conferir lançamentos (em sua maioria) que eu já estava de olho há algum tempo. Leituras, inclusive, que eu tive a chance de escolher. Ou seja, selecionar minhas leituras só coube a mim.

Obviamente, leituras boas e interessantes ocorreram, também. Gêneros e estilos diferentes compuseram minha lista de livros por ler e isso é algo que eu pretendo continuar fazendo ano que vem. Eu quero me permitir. Testar coisas novas e deixar de lado aquilo que eu sei que não funciona mais, ou que não me apetece. Retrospectivas são legais por isso, porque nos fazem pensar no que já passou e no que vem pela frente.

Sendo assim, resolvi trazer um TOP 10 duplo, com os melhores e piores livros de 2015. Convido você a dar sua opinião sobre os livros que compõe as listas abaixo, caso os tenha lido. Ou, a fazer seu TOP 10 comigo. Vamos pensar sobre a qualidade das nossas leituras e tentar melhorar ano que vem; realizar novas metas e nos desafiar. Simbora?


TOP 10 Melhores Leituras

Cadê Você Bernadette? (Maria Semple)
Simplesmente Acontece (Cecelia Ahrem)
O Lago Místico (Kristin Hannah)
Auggie & Eu (R. J. Palacio)
A Casa do Céu (Amanda Lindhout e Sara Cobert)
Medo (Michael Grant)
Queria Ver Você Feliz (Adriana Falcão)
Mulheres (Carol Rossetti)
Lugares Escuros (Gillian Flynn)


TOP 10 Decepções Literárias

Eleanor & Park (Rainbow Rowell)
Bonsai (Alejandro Zambra)
Uma Curva no Tempo (Dani Atinks)
Sherlock Holmes - Casos Extraordinários (Arthur Conan Doyle)
A Garota Que Perseguiu a Lua  (Sarah Addison Allen)
O Azarão (Markus Zusak)
Pequenas Grandes Mentiras (Liane Moriarty)
A Hora da Estrela (Clarice Lispector)
Confie em Mim (Harlan Coben)



Os livros na lista de decepções não se tratam necessariamente de histórias ruins. Eu apenas os li com expectativas demais e, ao final, acabei não me surpreendendo tanto quanto gostaria. Acontece...
Ademais, todas os livros citados que ganharam post aqui no blog estão devidamente linkados. Para conferir é só clicar neles.
Beijos,

2 Comentários

  1. É sempre bom fazer esse tipo de retrospectiva, Fran. Vou deixar minha própria análise para dia 31, pois quero ver se termino S. até lá. [rs] Legal que você atingiu sua meta e até ultrapassou. Eu procuro não estipular um número, a meta fica sendo apenas ultrapassar o ano anterior. É o que funciona melhor pra mim. Também quero investir mais na qualidade, li livros incríveis esse ano mas também teve muita coisa mais ou menos. Enfim, ótimo post.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga que legal sua postagem. Amanhã sai a minha lista de melhores do ano. Concordo com VC que muitas vezes culpamos os livros de parceria pela demora em ler livros mais antigos, mas somos nós mesmos que decidimos aceitar ou não novos parceiros. Com certeza qnd assumimos nossa responsabilidade tudo fica mais leve. Gostei de conhecer os títulos selecionados por VC. Enfim desejo um 2016 fantástico para nós. Beijos

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!