Todo início de ano eu traço algumas poucas metas literárias, mas nada relacionado a desafios. Aliás, sempre tive vontade de fazer isso, porém, tudo que encontrava era engenhoso demais... sinceramente, me propor a ler ao longo do ano uma lista gigantesca de livros já preestabelecidos não funciona comigo. Sei que não vou cumprir e me sentirei frustrada, com certeza. Especialmente quando meu humor é quem guia minhas leituras (haha!).

Ainda assim, segui procurando algo diferente para fazer em 2016. E foi nessa busca (incansável) que encontrei um vídeo do Vitor Martins onde ele apresenta aos seus leitores - e os presenteia - com um calendário literário super fofo (para ter acesso a ele basta clicar AQUI).  *-*  O mais bacana é que ao final de cada mês há um desafio de leitura super light e muito tranquilo de ser executado.

Resolvi aderir a brincadeira e participar. São 12 livros temáticos para 2016, onde eu estarei livre para escolher o que irei ler, então acho que vai dar certo. Enfim, vou deixar abaixo as tarefas de cada mês para quem ainda não conhece esse desafio.



Janeiro: Comece uma trilogia ou série.
Fevereiro: Leia um livro que virou filme.
Março: Leia um livro escrito por uma mulher.
Abril: Leia um livro nacional.
Maio: Leio um livro infantil.
Junho: Leia um romance.
Julho: Leia um livro com mais de 500 páginas.
Agosto: Leia um clássico.
Setembro: Leia um livro de ficção científica.
Outubro: Leia um livro de terror ou suspense.
Novembro: Leia um livro de um autor que você nunca leu.
Dezembro: Leia um livro que você ganhou de presente.


Para janeiro eu escolhi ler A Viajante do Tempo (Outlander volume I), da Diana Gabaldon. Eu já estava querendo ler esse livro antes da segunda temporada da série de TV (prevista para começar em meados de março) dar início. Quero relembrar bem os fatos e recordar essa maravilha de história! 

Não pretendo finalizar a leitura do livro ainda em janeiro, mas no meu ponto de vista eu já estarei cumprindo o desafio. Os demais livros deixarei para escolher em cada mês a medida que eles forem passando. Prometo ir atualizando vocês a respeito.

Mas e aí, quais são as suas metas para 2016?
Beijos,


4 Comentários

  1. Que legal esse desafio, Fran! E o melhor é que se tem a liberdade para escolher os livros. Vou ver se faço também. E você fez uma ótima escolha pra começar heim?

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga que legal, desejo a você sucesso nesse desafio, que está bem legal. Eu ainda não consegui estabelecer minhas metas, mas decidir iniciar o ano com os livros de parceria que estão em atraso. Depois disso penso em mais. Beijos e sucesso viu!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o calendário, Fran. Ainda não o conhecia. Acho bacana esses desafios temáticos, mais fáceis de cumprir do que estipular livros específicos. Esse em especial é bem light, como você disse. Esse ano serei mais livre, sem desafios autoimpostos, indo de acordo com a maré kkkk. Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Eu também gostei bastante desse desafio por não ser tão mirabolante. Estou pensando em participar também mas estou empacada quanto ao livro de janeiro kkk acho que não tenho nenhuma trilogia ou série =/
    Caramba eu ainda tenho que ver Outlander...

    Boa sorte no desafio!
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!