Eu sou uma pessoa bem indisciplinada com livros interativos, especialmente porque a maioria não me instiga ou chama a atenção. Os únicos neste segmentos que eu gostei de verdade foram os livros de colorir, embora ultimamente eu tenha feito pinturas de forma esporádica devido a falta de tempo – mas essa é uma atividade que amo, principalmente em grupo e em finais de semana.

Em dezembro do ano passado mais um livro interativo chegou ao mercado editorial. Me refiro ao Uma Pergunta Por Dia, lançado pela Editora Intrínseca, que traz uma proposta diferente dos que até então conhecíamos por aqui. Nele nós temos 365 perguntas, uma para cada dia do ano, durante 5 anos. É tipo um diário que te permite acompanhar as mudanças que a vida te traz durante um bom tempo.

E essa capa? Parece aqueles livros antigos... *-*
As bordas são douradas. É muito fofo!!!

Esse livro, na realidade, foi inspirado no Q&A a Day Journal, uma versão americana lançada no ano de 2010, também comercializada aqui no país. Confesso que amei a ideia de trazerem essa fofura para cá, principalmente agora, em versão brasileira.

Gostei da ideia de objetividade nas respostas. O espaço indica isso.

Dentre todos os livros interativos, esse foi o que eu mais me chamou a atenção, pois 1) não demanda muito tempo; 2) te faz criar uma rotina; e 3) tem uma seriedade bacana, de autorreflexão. Ainda assim, para uma pessoa como eu, que ama escrever mas que nunca teve muita disciplina com diários, o receio de adquirir e depois acabar abandonando me fez resistir um pouco.

Até que a Intrínseca, gentilmente, enviou um KIT bem fofo desse livro para todos os seus parceiros como presente de natal. Agora imagine só a minha surpresa!? Para tudo na vida tem um fluxo e, com isso, não houve desculpas para não começar a preencher o meu novo diário interativo... coisa que, aliás, se tornou uma das minhas metas para 2016.

Hoje posso dizer que estou adorando ir lá, todo fim de noite, preencher o meu Uma Pergunta Por Dia. Estou ansiosa para saber quais serão as minhas respostas daqui a um, dois, três anos... até lá, vou me deliciando com o hoje, enquanto aproveito para me conhecer melhor e pensar em coisas que parecem bobas, mas que fazem parte do nosso dia-a-dia; que fazem parte de quem nós somos.

Abraços,


4 Comentários

  1. Esse livro parece mesmo bem legal, Fran. Fora que é lindo. Até alguns anos atrás eu tinha o hábito de escrever um diário, mas quando fiz o blog tive que abrir mão de algumas coisas e o diário foi uma delas. Como nunca seria publicado e por conseguinte virado um best-seller não faz mal. [rs] Até sinto falta às vezes, mas todo o tempo que tenho para escrever dedico ao blog. Todavia, gostei da objetividade desse livro. Quem sabe? Ótimo post.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia do livro. Pensa você chegar no quinto ano do livro, por exemplo, e ler o que você poder ler o que você escreveu há 5 anos, naquela mesma data? Sensacional. Não sei se seria disciplinado o suficiente pra ele, mas curti bastante a ideia dele.

    Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louco por esse livro, além de uma edição com pontas das folhas douradas e aspecto madeira lindos, o livro tem uma proposta de interatividade diferente e que agrada bastante. Gostei!

    Os 16 livros para 2016! | arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que ess livro não tinha chamado minha atenção, mas agora pensando junto com seus argumentos ... Deve ser interessante acompanhar se e como mudarmos de opinião ao longo dos anos sobre determinado assunto. Desejo sucesso a vc nessa meta. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!