De uns tempos pra cá eu tenho tentado não iniciar novas séries literárias (isso vale também para as trilogias). Isso porque tenho várias delas em andamento... só que, na realidade, algumas não estão andando de jeito nenhum. E olha que eu tenho sérios problemas com coisas inacabadas.

Ainda assim, ao invés de me forçar a seguir em frente, resolvi pensar sobre o motivo pelo qual a 'coisa' não está fluindo. Ao final cheguei em conclusões bem variadas, o que me fez entender que abandoná-las, por mais que isso venha a ferir o meu eu organizado, é melhor do que ler por obrigação e/ou sem grandes perspectivas.

Desencanei e já me sinto mais leve. Até porque, algo que não acrescenta também acaba não fazendo falta. E para reafirmar minha decisão de desapegar de algumas leituras, estou aqui para comentar com vocês quais são essas séries e o motivo para eu tê-las deixado para trás. Tentarei ser sucinta, porque são muitas. E por favor, não me julguem.

Imagem: Google.

1. O Azarão, de Markus Zusak: Sabe como é ter excesso de expectativa? Isso ocorreu comigo quando iniciei o primeiro livro dessa trilogia, afinal quem escreveu foi nada mais nada menos que Zusak. Mas infelizmente, acabei não curtindo muito a história e a construção do livro em si. Me disseram que o segundo é melhor, e isso me fez cogitar em dar uma nova chance... mas decidi que não.

2. Segredos Diplomáticos, de Ally Carter: Li o primeiro livro da série graças a minha parceria com a Editora Guarda-Chuva. E foi uma experiência muito boa! Eu definitivamente leria o livro seguinte, mas tenho medo que ele demore a sair e eu acabe perdendo o interesse, especialmente por não ser uma prioridade de leitura/compra. Mas se chegar em minhas mãos futuramente, aí sim...

3. O Príncipe Gato, de Bento de Luca: Esse é um caso parecido com o anterior. O primeiro livro da série chegou a mim através dos autores (sim, são dois), e eu achei a trama bem legal e divertida. Vi que a continuação já foi lançada, mas faz tanto tempo que realizei a primeira leitura, que nem lembro mais tantos os fatos. Além disso, por não ser prioridade de compra, acabei perdendo o interesse.

4. Annástria, de Selène D'Aquitaine: Exatamente o mesmo que ocorreu com a série acima. Aqui, contudo, eu ainda cheguei a ler os dois primeiros livros desta trilogia.

5. Anna, Lola e Isla, de Stephanie Perkins: O livro da Anna é um amorzinho. O da Lola é legal, mas já achei que deu uma decaída (tem suas qualidades e é divertido, mas também é muito bobinho). O da Isla, sinceramente, não senti tanta vontade em ler. Acho que não estou na vibe do gênero.

6. Harry Potter, de J.K. Rowling: Depois de muito sucesso, e por influência de amigos, assisti todos os filmes e acabei lendo dois dos sete livros da série (o primeiro e o último). O universo de Rowling é incrível, ela escreve muito bem, a história é super bacana, mas... sei lá. Acho que por não curtir muito fantasia, acabei não dando continuidade. E, sinceramente, não tenho mais interesse em fazer isso.

7. Morada da Noite (House Of Night), de P. C. Cast e Kristin Cast: Dos doze livros dessa série, eu li dez. Muita gente me perguntou por diversas vezes como eu ainda tinha forças para continuar. Acontece que a morada da noite fez parte da minha vida desde a pré-adolescência, e isso fez com que eu me apegasse aos personagens. Faltam só dois livros e eu realmente queria continuar, mas o gênero não é mais tão atrativo para mim. Se o fizesse passaria despercebido demais, tipo uma leitura sem concentração e sem o brilho que eu tinha antes.

8. Sereia, de Tricia Rayburn: Eu comprei o primeiro volume - achando que era um livro único - pela capa. Li, gostei bastante, mas achei que, apesar do final ter deixado algumas coisas em aberto, aquilo era o suficiente para mim.

9. Outlander, de Diana Gabaldon: Eu ainda estou finalizando a leitura do primeiro livro, mas já sei que não irei continuar com a série. Não que ela seja ruim, porque definitivamente não é. Porém, são MUITOS livros, e isso requer uma disposição financeira que no momento eu não disponho. Como temos a série de TV, que aliás é bem fiel, vou me concentrar nela e continuar acompanhando essa maravilha de história desta forma.

Existem outras séries eu abandonei há alguns anos. Irmãos Rothwell, de Madeline Hunte, Irmandade da Adaga Negra, de J. R. Ward e a trilogia As Joias Negras, de Anne Bishop, por exemplo, eu só li um livro de cada para a execução de debates avulsos no clube do livro da minha cidade. Por não terem despertado tanto o meu interesse, decidi não prosseguir. E o mesmo ocorreu com Halo, de Alexandra Adornetto, Os Legados de Lorien, de Pittacus Lore, Fallen, de Lauren Kate e Os Imortais, de Alyson Noël. Simplesmente não dava para continuar.

E você, já abandonou alguma série literária?
Abraços,

____________________________________________________________
Os itens da lista estão classificados de acordo com o nome da série ou trilogia.

6 Comentários

  1. De fato não sei como teve forças para House Of Night, nem achei a coisa toda tão ruim,lá atrás li os primeiros volumes com entusiamo até. Mas a narrativa era cansativa até para mim como leitora novata, imagino hoje. Já de Harry Potter eu gostei, quase abandonei por conta dos surtos de síndrome de abandono do personagem principal, mas cheguei ao fim, eu tenho dificuldade de abandonar mesmo quando não estou gostando muito. Adorei a postagem ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    Confesso que sou bem cismada quando se trata de séries literárias ou mesmo sequências cinematográficas. Sempre fico com a impressão que tem muita enrolação e que o autor poderia fazer uma história melhor em apenas um volume. Claro que existem exceções, mas no geral não sou muito fã de histórias tão longas.

    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca abandonei nenhum série, por teimosia mesmo. Hahaha Quando começo gosto de ir até o final, por isso prefiro ler trilogias, ou séries com no máximo 4 ou 5 livros. Assim, não corro o risco de querer abandonar.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Realmente é muita série literária, Fran. Não tenho tantas em andamento (com livros a serem publicados), mas na verdade prefiro as já concluídas pois consigo fazer um esquema melhor de leitura. Até hoje só abandonei três: Bruxos e Bruxas de James Patterson e O Vendedor de Sonhos do Augusto Cury, que só li o primeiro livro e não tive vontade de correr atrás do resto. E Poderosa do Sérgio Klein, que cheguei a ler quatro volumes e marcou minha adolescência mas sinto que deu. Veremos o que o futuro guarda. Ótimo post.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muitas series abandonadas em, eu abadonei Fallen e Hush Hush depois do primeiro livr. Agora dos que você citou O principe Gato li o primeiro, mas eu ainda quero concluir e que não é minha prioridade.
    Anna, Lola e Isla, eu sou li o da lola mas quero ler os outros dois e Harry Potter ainda não li e Morada da Noite tem seus altos e baixos e muita enrolação, mas eu gosto e não abandono falta comprar 3 livros, desse sempre vejo o 10 por 60 reais e é muito caro por enquanto não da para comprar. Agora série para concluir de livros eu tenho várias.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga sei bem o que é isso, também não gosto de deixar séries incompletas, mas como vc mesma destacou não adianta ler algo que não está funcionando conosco só porque em algum momento decidimos começar a leitura. Hoje em dia estou ficando nas séries que já tenho concluída na estante, depois leio os que já tenho e se gostar invisto nos demais livros da série e caso não funcione faço trocas, doações ou sorteio no blog.
    Hoje em dia estou evitando ao máximo comprar novas séries, raras as exceções!!!!
    Enfim amiga relaxa, você precisa ler o que te agrega algo. Acredito que vc fez bem, poucos são os que têm coragem de se libertar assim.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!