Fevereiro foi um mês bem cheio por aqui. Isso quer dizer ele não rendeu tanto quanto eu gostaria, mas isso já era previsto. Primeiro, eu viajei e estiver fora a metade do mês. Segundo, ao retornar, fui acometida por alguns imprevisto pessoais que tomaram muito do meu tempo. Mas, vida que segue. O importante é ler, certo!? Então vejamos o que eu consegui conferir mês passado.

Em fevereiro foram dois audiolivros, uma leitura física e uma digital.
  1. A primeira leitura finalizada foi de As Pontes de Madison, de Robert James Waller (aliás, o livro faz parte das minhas metas literárias para 2016). Na trama, Francesca Johnson é uma mãe de família que vive uma vida pacata no campo. Isso até seu caminho cruzar com o de Robert Kincaid, um fotógrafo de espírito aventureiro que recebeu a missão de registrar as belíssimas pontes de Madison County. Sim, trata-se de um romance. Um romance maduro, intenso e diferente que vai tocar profundamente àqueles que se identificam com o gênero. No entanto, confesso que esperava mais da construção do livro em si... o filme, em contrapartida, é maravilhoso! Sobre isso converso melhor com vocês em outro post.
  2. Depois eu ouvi o audiolivro de Malala - A Menina Mais Corajosa do Mundo, de Viviana Mazza. Sim, gente, eu ouvi o livro inteiro... sobre essa experiência eu pretendo comentar aqui em breve. Mas vamos ao livro, ok? Este é uma biografia pouco detalhada da menina Malala, de quando ela decidiu levantar sua voz e lutar para que mulheres e meninas tivessem os mesmos direitos que os homens em seu país, o Paquistão. Os relatos prometem revelar a trajetória, os medos e os sonhos da jovem, no entanto, algumas coisas me fizeram questionar a autenticidade da obra. Por exemplo: de início, a autora deixa claro que só conheceu Malala pessoalmente depois da produção do livro. Mas ele, em contrapartida, conta com uma série de diálogos em meio a situações bem específicas. Meio estranho, não!? Ainda assim, dá para se ter uma noção bem ampla da história de Malala... além disso, é curto e de fácil entendimento.
  3. A próxima leitura (ok, não foi bem uma leitura, porque esse eu também ouvi) foi a de O Sal da Vida, de Françoise Héritier. O livro é, na realidade, uma meditação na espécie de poema em prosa, onde são homenageadas a vida íntima e sensorial. Aqui são descritos os momentos e as recordações que dão sabor à vida, segundo o autor, e que a tornam mais rica e interessante. É uma obra bacana, inspiradora e carrega consigo muitas emoções e reflexões. Mas chega a ser um pouco cansativa, também. Veja bem, não estamos falando de uma história, ou poesias diversas, mas sim de uma longa lista de fatos e acontecimentos que dão "sal à vida". Ainda assim é dinâmico e atrativo. Vale a pena!
  4. Por último eu resolvi acelerar a leitura e terminar de uma vez o primeiro volume de Outlander. Sim, estou falando de A Viajante do Tempo, de Diana Gabaldon. Com este eu havia começado a leitura em janeiro com previsão de término para março. Mas aí eu pensei: por que esperar tanto? O livro é maravilhoso! Durante uma viagem para Inverness, nas Ilhas Britânicas, Claire Randall é atraída para um antigo círculo de pedras onde testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente ela se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Lá ela conhece Jamie, um jovem guerreiro escocês que a faz ficar dividida entre a fidelidade ao marido (que ficou lá em 1945) e o desejo que passa a sentir por ele. Sim, é um romance. E muito mais do que isso. Diana não tem pressa em nos contar a história, e por isso nos fornece uma série de fatos e acontecimentos bem detalhados e precisos, sobre relacionamento familiar (ou não); o dia-a-dia das pessoas naquela época; suas regras; a posição da mulher nessa sociedade; os clãs; questões de honra; dentre muitas outras coisas. Super recomendo!

Acho que é só. E vocês, o que leram em fevereiro?
Abraços,


Um Comentário

  1. Vejo que seu mês foi proveitoso também nas leituras, Fran. Já quero saber mais sobre sua experiência com audiolivro, e seus comentários sobre A Viajante do Tempo só me deixaram ainda mais curiosa para conferir. ^^ Sobre minhas leituras de fevereiro li Marina, Perdão, Leonard Peacock, Perdido em Marte, Auggie & Eu e os volumes 6 e 7 de Peanuts Completo. Isso é o que chamo de um ótimo mês. [rs]

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!