A pedido da leitora Allana Berthelemy, estou aqui para contar a vocês a respeito de um projeto super bacana criado por ela. Trata-se do “clube dos leitores conectados”, cujo intuito é reunir pessoas apaixonadas por literatura, de todos os cantos do mundo, para que leituras periódicas sejam realizadas e debatidas virtualmente.

Ilustração. Fonte: Google.

De acordo com Allana, duas principais finalidades norteiam o projeto: a participação sem custo, e o incentivo à leitura clássica, especialmente os livros de língua portuguesa. “Foi pensando no consumismo exacerbado, na acumulação de bens e na degradação do nosso planeta, que surgiu a ideia de criar um projeto no qual leremos os livros disponíveis na internet. Assim, qualquer pessoa pode participar sem gastar nada", afirma Allana. 

A leitora explica que a ideia da falta de papel é um teste para tentarmos pensar nos sacos de lixo que jogamos fora todos os dias, e que em sua maioria poderiam ser reciclados. “Por isso, o ideal aqui é ler e-books, mas não apenas. Podemos também nos dispor às possibilidades de pegar emprestado com um amigo, de fazer trocas, de pegar na biblioteca ou, em último caso, realizar uma compra se for do interesse do leitor”, ressalta.

Quanto aos livros que serão lidos, como já fora dito, o foco são os clássicos brasileiros. Para a organizadora do projeto, essa é uma forma de nos reconciliarmos com os autores que muitas vezes somos levados a ler por obrigação. Ainda assim, os títulos podem ir variando com o tempo. Além disso, serão lidos a princípio dois livros a cada três meses. Até porque, segundo Allana, “o objetivo não é a quantidade e sim a convivialidade e o sentimento de estarmos juntos com um mesmo propósito”.

No momento, o projeto está na fase de encontrar pessoas apaixonadas por literatura – e que possam se dedicar as leituras quando elas começarem a acontecer. Portanto, se você sentiu interesse em compartilhar suas ideias, frustrações e opiniões sobre livros clássicos, ou se deseja dar uma chance a eles, entre no grupo CLUBE DOS LEITORES CONECTADOS, no facebook. Lá serão feitas enquetes para a escolha das leituras, além das discussões propriamente ditas.

Para mais informações, entre em contato com a Allana Berthelemy através do facebook.


2 Comentários

  1. Sem palavras... Adorei a ideia do clube, Fran! Estava um pouco indecisa, principalmente porque ainda não tenho familiaridade com e-books. E também porque tenho dificuldades em me comprometer em fazer leituras pré-determinadas. Mas na primeira questão posso pegar emprestado, trocar e etc. E a segunda acho que é um obstáculo a derrubar. Enfim, me candidatei. Espero dar conta. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante o projeto mas no momentos não estou podendo assumir mais compromissos.
    Mas desejo sucesso de montão a eles.
    Parabéns pela divulgação e incentivo. Beijos

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!