Que tal homenagearmos algumas mamãe literárias super ultra power incríveis? Afinal, hoje é o dia delas! Então vamos lá... separei algumas personalidades que foram marcantes para mim, e convido você a fazer o mesmo. Vai pensando aí quais mamãe te surpreenderam ao longo de suas leituras...

Ilustração/gif de Gilmore Girls. Fonte: Google.

Bem, as minhas são:

- Laila, de A Cidade do Sol (Khaled Hosseini), foi mãe muito jovem. Aos 15 anos fora obrigada a se casar com Rashid, já a beira dos 60 anos de idade. Mas vale destacar que seus filhos, Aziza e Zalmai, não são frutos dessa união. Além disso, estamos falando de uma trama que se passa em Cabul (Afeganistão) entre meados de 1980 até o início dos anos 2000. Ou seja, a realidade extremamente agressiva no que diz respeito às mulheres já vigorava. Lá, crianças são forçadas a se submeter ao estupro, agressão, submissão... enfim, estamos falando de uma história forte e muito impactante, mas repleta de amor e perseverança. E os filhos de Laila (que desde o início mostrou ter uma maturidade e garra inabaláveis) refletem exatamente isso.

- Vianne, de O Rouxinol (Kristin Hannah), é mãe de Sophie. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, ela se vê obrigada a alojar um soldado em sua casa depois que seu marido é convocado para a batalha. Isso se resume a fome, frio, miséria, humilhações e todo o horror que uma guerra pode causar. Mas Vianne precisa ser forte por sua filha. Ela precisa se manter firme para que Sophie não perca sua infância e sua inocência; para que ela se mantenha protegida, alimentada e longe do frio; ela precisa dar tudo de si para enfrentar os males da guerra, o medo, as decepções, para sobreviver ao lado de sua filha... e é exatamente isso que ela faz.

- Violet, da série Os Bridgertons (Julia Quinn). Estou falando da mãe de Anthony, Colin, Eloise, Gregory, Benedict, Darphne, Francesca e Hyacinth. Sou muito fã dessa mulher porque ela preza muito pela felicidade sincera dos filhos. Embora tenha certa obsessão por casamentos, além de ser uma viúva muito rica e da alta sociedade, ela não impõe pretendentes, não é uma maluca superprotetora (mesmo tendo a clássica preocupação de mãe), e não é contrária a escolha dos filhos por conta de títulos, nobreza ou poder aquisitivo. Além disso, ela é muito tranquila e uma ótima conselheira. E super divertida! Uma mãezona e tanto!

- Bernadette, de Cadê Você Bernadette? (Maria Semple), é a mãe mais maluca da literatura contemporânea. Isso porque ela é tão antissocial, que para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto. Mas para Bee, sua filha de quinze anos, ela é a melhor mãe do mundo. E é justamente isso que mais me impressionou no livro, a confiança e o amor da filha para com a mãe. As besteiradas da Bernadette faz com que todos duvidem dela, exceto Bee. Ela acredita na mãe de forma incontestável, e vai à sua procura até o fim. Sim, porque ninguém sabe onde Bernadette se meteu. Enfim, jornada divertidíssima!

- Kate, de Ouro (Chris Cleave), tornou-se mãe bem por acaso. Isso a fez perder algumas competições do ciclismo de elite, do qual ela faz parte desde a adolescência. Kate também precisou abrir mão de duas olimpíadas em que era a favorita ao primeiro lugar por conta da pequena Sophia, que possui uma grave doença que requer muito cuidado e atenção. Mas assim como o esporte mostrou ser sua grande paixão, exigindo seu foco e comprometimento, o ato de ser mãe deu a Kate uma nova e importante perspectiva de vida. Algo que ela jamais trocaria pelo que quer que fosse. É lindo de doer.


Feliz dia das mamães!
Abraços!

Um Comentário

  1. Que linda sua seleção, Fran! Infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer essas mães, mas seus comentários me deixaram bem curiosa para fazer isso. Bem, se for para citar cinco mães da da literatura acho que seriam a Isabel de Extraordinário, a Hollys de O Teorema Katherine, a Elena de A Vida em Tons de Cinza, a Caitlin de Uma Visão do Fogo e a Molly Weasley de Harry Potter. Enfim, lindo post e espero que você e sua mãe tenham tido um ótimo dia. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!