O Skoob é a rede social queridinha dos leitores brasileiros. Já falei dele várias vezes por aqui, inclusive. Quem não tem, ao menos já ouviu falar. O que muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem exatamente como funciona, é o sistema de trocas da rede, o famoso PLUS


Óbvio que milhares de usuários já utilizam o serviço, uma vez que ele funciona há meses. Aliás, só para você ter uma noção, de acordo com o próprio Skoob, existem mais de 15 milhões de livros disponíveis para troca. Ainda assim, tem muita gente que possui dúvidas em relação a esse sistema.

Eu fui uma dessas pessoas, e, por isso, deixei de realizar várias trocas que poderiam ser bem produtivas. Pensando nisso, achei que seria interessante dar algumas dicas que aprendi na prática... portanto, essa vai para você que tem skoob, e possui livros encalhados na estante. Garanto, o sistema é bastante confiável! Basta atentar-se para o que listarei abaixo. Vamos lá, então!?

Minha página do PLUS no SKOOB.

1. O primeiro passo é atualizar seu perfil para o PLUS (fique tranquilo porque isso é gratuito), para só então marcar os livros que você quer trocar. Ao fazer isso, seu perfil será atualizado para plus amarelo, o que te permite enviar livros, a medida que forem solicitados, para conseguir créditos e assim fazer suas próprias solicitações. Após ter enviado dois livros, o seu perfil passará automaticamente para o plus azul.

2. Uma coisa muito importante que muita gente ainda não se deu conta: quando se é iniciante no PLUS, mesmo com certos livros marcados para troca, estes ficam INDISPONÍVEIS na lista geral dos livros disponíveis para troca, ou simplesmente PAUSADOS, como alguns costumam chamar. Por isso, ao aderir o plus (e ao marcar os seus livros para troca), é importante que entre no sistema plus (em sua própria conta, no skoob), e verifique em "MEUS LIVROS" se os mesmo estão DISPONÍVEIS. Se eles não estiverem, é só você configurar lá mesmo. Logo, eles se tornarão possíveis de serem solicitados por terceiros.

3. Um iniciante não terá reputação no PLUS (sobre isso falo melhor abaixo), e isso é bem complicado para quem quer solicitar um livro e é de fora. E é complicado para você também, que está a espera de alguma solicitação, afinal você precisa de créditos para adquirir um livro. Uma dica para se ter credibilidade no início é por uma descrição em seus livros, além de publicar imagens dos mesmos. O PLUS permite isso! Use esse espaço para informar aos outros o estado de seu livro, pois, garanto, isso faz toda a diferença.

4. Seja sempre atencioso! Não omita informações sobre o estado do livro, tome cuidado com o envio, embalado-o com cuidado, e tendo a atenção de enviar o código de rastreamento (o PLUS também oferece essa ferramenta que fica disponível quando você aceita uma solicitação). Além disso, procure não demorar muito no acesso, pois isso pode acarretar no cancelamento do pedido, sem contar que é chato fazer o outro esperar. Tudo isso conta muito na avaliação que a pessoa fará de você, isto é, a chamada reputação. Aliás, muitas pessoas, antes de fazer uma solicitação, olham a sua reputação, para saber se correu tudo bem com as trocas anteriores. Vale destacar que ambos possuem o direito de avaliar um ao outro. A troca envolve ambas as partes em todos os casos.

5. Se estiver interessado em um livro cujo o dono não tenha disponibilizado fotos ou uma descrição completa do exemplar, não custa nada ir até o perfil da pessoa e pedir que ela lhe envie fotos do livro por e-mail, por exemplo. Fiz isso algumas vezes e deu certo. Com educação e boa vontade a gente consegue fazer a transação numa boa.

6. Aconselho que na hora de solicitar um livro, você não preste atenção apenas na descrição do exemplar e na reputação da pessoa. Vá também ao perfil dela e cheque se a mesma tem acessado o Skoob recentemente. Já vi livros estarem disponíveis, mas, ao ir ao perfil da pessoa, via que o último acesso da pessoa tinha sido há meses e até anos. Isso me fez desistir de solicitar.

7. Seja paciente, pois as trocas não caem do céu. Geralmente, os mais pedidos são lançamentos ou aqueles que por algum motivo estão na moda, digamos assim. Isso significa que certos livros não tem muita pedida e/ou não despertam tanto o interesse da maioria. Eu, por exemplo, estou com toda a série Crepúsculo para troca, mas como os burburinhos cessaram e muita gente já os tem, fica difícil passar adiante. Mas a esperança é a última que morre, não é mesmo!? Vamos ser pacientes que pode dar certo. E o mesmo conselho serve para situações contrárias. Se você quer muito um livro que não se encontra indisponível, especialmente sendo uma obra recém chegada no mercado editoral, espere um pouco. Lembre-se que você não precisa desse livro pra já, em salvas exceções (e se precisa talvez seja melhor comprá-lo). Com o tempo e a devida paciência as melhores trocas virão.

~*~

Eu amo colecionar livros (dã, Francielle!), mas acho a troca uma excelente forma de passar adiante o que não quero mais, enquanto tenho a chance de obter algo novo para ler. Por isso vejo o PLUS como algo extremamente útil, porque darei a alguém um livro que a pessoa quer muito, enquanto vou atrás de outra pessoa que queira se desfazer de um que eu quero muito. Ao invés de trocar livros por trocar, muitas vezes por títulos que eu nem queria muito ler (como já fiz várias vezes), agora tenho a oportunidade de adquirir coisas que realmente me interessam. Além disso, minha experiência com esse sistema foi bem positivo até o momento. Portanto, fica a recomendação!

Geralmente essas dicas farão mais sentido para quem já costuma acessar o Skoob, então espero que elas te ajude de alguma forma. Mas se alguma dúvida ainda estiver em sua mente, deixe aqui nos comentários que eu terei o prazer em te responder.

Abraços!

4 Comentários

  1. Oi Fran!
    Ótimas dicas! Realmente a plataforma do Skoob é muito interessante, mas confesso que fiquei perdidinha no início kkk por isso adorei a postagem
    Até o momento recebi três solicitações e concordo que os livros que "estão na moda" são os mais visados pelos usuários
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo fazer trocas no Skoob e sou Plus já faz um bom tempo, acho que o segredo para receber a tão sonhada primeira solicitação é disponibilizar livros que tenham grande procura, já fiz muitas trocas bacanas pelo Plus e depois que recebi um livro detonado sempre checo a reputação da pessoa antes de solicitar, não gosto de pedir foto mas pergunto sobre o estado do livro se tiver alguma dúvida. Paciência é fundamental, eu tinha um livro para troca há mais de dois anos na minha estante e ele foi solicitado semana passada.

    ResponderExcluir
  3. Que ótima ideia de falar sobre o Skoob Plus, Fran. Até hoje não consegui fazer trocas pelo Plus propriamente dito, apenas livroxlivro. O que não é de todo ruim, mas pelo Plus teria mais liberdade de escolher o que quero sabe? Talvez se eu melhorar as descrições e colocar fotos dos meus mude isso. Vou seguir suas dicas. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga adorei as informações, já que pretendo começar a tentar trocar alguns títulos pelo skoob. Vou seguir suas dicas e qualquer coisa te falo. Com certeza trocar livros em bom estado é ótimo para ambos os lados. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!