Título: Noah Foge de Casa
Autor: John Boyne
Edição: 1
Editora: Cia. das Letras
Páginas: 200
ISBN: 9788535919493
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino foge de casa e aventura-se sozinho pela floresta desconhecida. Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás.

Comentários:

Noah Foge de Casa é o primeiro livro juvenil escrito por John Boyne desde o best-seller O Menino do Pijama Listrado.  Apesar de ambos serem igualmente narrados por uma criança, o autor conseguiu criar histórias, especialmente ritmadas, de formas completamente diferentes. Aqui, a narrativa é um pouco mais cansativa, por exemplo, mesmo sendo curta e repleta de mensagens importantes.

Noah é um garoto de oito anos que, após refletir sobre sua vida, decide fugir de casa. Seus principais motivos são a frustração, por nunca ter se destacado em nada na vida, e as estranhas atitudes de sua mãe, que indica que algo ruim está prestes a acontecer. Para o menino, fugir e estar longe de todos é a melhor forma de lidar com esses problemas sem soluções aparentes.

Sua caminhada é cheia de surpresas e aventuras. Antes de chegar em uma incrível loja de brinquedos, onde teremos as principais cenas da trama, Noah percorre cidadezinhas e florestas bem estranhas. E nesse tour tão diversificado, ele se depara com coisas do qual jamais poderia imaginar, como um cachorro falante, portas que andam, um burro faminto e até um relógio tímido.

Até aí o livro é repleto de descrições. Talvez porque autor quis apresentar aos leitores o mundo criado por ele, onde contos de fadas e problemas reais, do cotidiano, existem de igual maneira. E não é que deu certo? Apesar de ser um pouco cansativo inicialmente, logo é possível se sentir prezo à narrativa graças ao mistério que norteia todo o livro. Afinal, por que Noah fugiu de casa?

É na loja de brinquedos, em meio às conversas do menino com o dono do lugar, que aos poucos iremos juntando as peças acerca das razões para ele ter fugido. E, para mostrar a Noah como o passado poderá para sempre persegui-lo, o livreiro narra para ele uma grande aventura que termina com uma promessa quebrada (e isso tem muito a ver com a história principal, já que a mãe de Noah lhe faz uma promessa pouco antes dele fugir). 

O livro contém ilustrações, mistura fábulas com consequências (principalmente as que resultam das nossas fugas frente aos problemas que temos), e tem uma linguagem maravilhosa. Noah não é tão cativante a princípio, mas aos poucos iremos descobrindo uma doçura por trás de seus medos e incertezas. E isso me faz pensar que o livro, a final de contas, não é tão infantil assim.

O desfecho é lindo e, ao mesmo tempo, de partir o coração. Todos irão se emocionar, com certeza. Ainda assim, recomendo o livro em especial aos fãs de John Boyne. Ou até para os que curtem fantasia e/ou contos de fadas. Talvez isso implique diretamente em sua percepção de leitura.


2 Comentários

  1. Acredita que ainda não li nada do John Boyne, Fran? Mas quero muito. Já tinha interesse por esse livro e seus comentários me deixaram ainda mais curiosa. Gosto de histórias que usam fantasia para nos fazer pensar no mundo em que vivemos. Quero ler. Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amiga bom saber que uma leitura que se apresentou cansativa no início se tornou interessante e cheia de mensagens ao longo de seu desenvolvimento. Já tinha visto esse livro pela blogsfera, mas só agora prestei atenção nele. Logo no início de sua resenha já achei o protagonista mais maduro do que sua idade exigiria, então pensei que esse poderia ter sido um recurso utilizado pelo autor para levantar uma reflexão por um ponto de vista menos carregado que de um adulto. Enfim gostei de conhecer um pouco mais dessa história. Mas confesso que acho essa capa tão feia, mas enfim parabéns pela leitura e resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!