Estamos no mês no amor (e literalmente no dia dos namorados), então que tal listarmos livros que já nos fizeram refletir sobre o amor? Abaixo você confere algumas histórias que me fizeram pensar, através de personagens muito queridos, sobre o que muitas vezes enfrentamos para viver esse sentimento tão avassalador. Vamos lá!?

1º Dançando Sobre Cacos de Vidro (Ka Hancock) é uma história tão linda e triste, quanto sensível e intensa. Aqui conhecemos Lucy e Mickey. Ambos possuem doenças genéticas: Lucy tem um histórico familiar de câncer, e Mickey um grave transtorno bipolar. Contrariando toda a lógica, eles se casam e firmam um compromisso para fazer o relacionamento dar certo. Isso até Lucy, em seu 11º aniversário de casamento, ser surpreendida com uma notícia que os levam a redescobrir o verdadeiro significado do amor. Uma história de inspiradora, de superação, que todos deveriam ler.

2º As Pontes de Madison (Robert James Waller) se passa em 1965, e conta a história de Francesca Johnson e Robert Kincaid. Suas vidas são levadas de forma totalmente diferentes, mas, ainda assim, eles descobrem nas coisas mais simples o significado de um sentimento verdadeiro. E mais: eles nos ensinam que o valor das coisas está realmente na intensidade que elas carregam e não no tempo que duram. Apesar de ter gostado mais da adaptação do que do livro propriamente dito, essa história é inegavelmente inspiradora, independente do formato, pois dá voz aos nossos anseios e às mudanças das nossas vidas em nome do amor.

3º Querida Sue (Jessica Brockmole) é sobre amor, distância e guerra. A história dá início em 1912, quando a jovem poeta Elspeth e o universitário David passam a trocar cartas que refletem seus medos, esperanças e confidências. Isso desencadeia uma amizade que rapidamente se transforma em algo maior. Porém, a primeira guerra torna tudo muito complicado. Anos mais tarde, a filha de Elspeth encontra uma das cartas de amor de David em uma parede secreta, sendo esta a única pista do paradeiro da mãe, que está desaparecida. Essa busca fará com que a moça conheça segredos escondidos há décadas. Querida Sue é uma história contada em cartas. É envolvente e muito emocionante. Além disso, mostra quanto o amor verdadeiro é capaz de superar barreiras.

4º Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes), é claro, não poderia faltar. A divertida e emocionante história de Louisa e Will, cujo amor nasce de forma tímida e natural, mas com um desfecho nada animador. Costumo dizer que a autora nos prepara para o final desolador durante todo o livro. Somos nós, leitores, que negamos acreditar que as coisas vão acabar da forma que acabam. Ainda assim, a trama é muito bucólica e comovente. Ver um dando sentido a vida do outro; ver um abrindo os olhos do outro; ver um trazendo alegria para o outro, até nos detalhes mais pequenos... isso (e muito mais) nos mostra que precisamos enfrentar muitas coisas por quem amamos. E que precisamos de coragem e esforço para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Se você gosta do gênero romance e ainda não leu algum desses livros, recomendo fortemente.
Abraços!


3 Comentários

  1. Que bela lista para o dia, Fran! Desses só li Dançando Sobre Cacos de Vidro e Como Eu Era Antes de Você, gostei muito de ambos. Os temas abordados são realmente bastante forte e requerem bastante sensibilidade por parte do leitor. Quero ler os outros dois que mencionou, especialmente Querida Sue pois lembro bem da sua resenha. Enfim, ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Querida Sue, um dos melhores livros românticos que já li. Perfeito..

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dessa sua pequena lista li apenas dois e concordo com você, as histórias são de amores que superam a normalidade e nos inspiram a valorizar o que temos. Dançando sobre cacos de vidro foi uma leitura que me agradou e surpreendeu a cada tomada de decisão dos personagens, me imaginar vivendo as dificuldades deles me fez ver como meus problemas são pequenos.
    Querida Sue foi uma outra surpresa para mim, não costumo ler livros que se passam nas guerras sofro muito com os riscos e separações entre famílias e amores, mas esse livro me apresentou uma história sensível e totalmente crível. Adorei. Fico feliz que você tenha gostado também!!!

    As outras histórias são quase de conhecimento público devido às grandes divulgações, mas ainda não as li.
    Porém confio na sua avaliação. Post muito condizente com o dia =)

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!