Junho chegou ao fim. Então vamos a mais um balanço de leituras...

O e-book dominou em junho.  :)

  1. Iniciei o mês conferindo o maravilhoso Como Eu Era Antes de Você, escrito por Jojo Moyes. Como faz bastante tempo que eu o li, achei que reler seria uma boa ideia para ter todas as cenas bem fresquinhas em mente, já que sua adaptação cinematográfica foi lançada mundialmente no mês passado. Não vou comentar aqui o que acho da história, pois já fiz vários posts sobre esse livro aqui no blog. Mas queria saber se vocês gostariam de ler o que achei sobre o filme. E então?
  2. Depois foi a vez do livro temático de junho para cumprir a meta de leitura para 2016. Nesse mês o desafio era ler um romance, e para tal eu escolhi Uma Prova de Amor, de Emily Giffin. Apesar de ter gostado muito da escrita da Emily (aliás, esse foi o meu primeiro contato com ela) e da estrutura como um todo (cujo foco foi amplificado e não focalizado apenas no casal principal), eu não simpatizei com nenhum dos personagens especificamente. Isso, geralmente, compromete o nosso envolvimento com a narrativa. Mas eu tentei abstrair e absorver o que a história pôde me oferecer de melhor. E ela dá muitas reflexões interessantes sobre um relacionamento e conflitos pessoais, isso eu garanto. Ademais, quero expressar minha frustração com o desfecho, que ficou em aberto, apesar de conclusivo.
  3. Em seguida eu li mais um livro da Agatha Christie (já é o terceiro esse ano!). Desta vez conferi O Adversário Secreto, onde a autora apresenta Tommy e Tuppence pouco tempo depois do fim da Primeira Guerra Mundial. Nessa época, eles ainda são jovens e apenas amigos. De forma geral a trama traz a reinserção de ambos na sociedade através de uma empreitada pouco comum: eles oferecem seus serviços e estão dispostos a fazer qualquer coisa, prontos para ir de bom grado a qualquer lugar. Mas a remuneração deve ser boa e nenhuma proposta sensata será recusada. E é assim que eles acabam sendo contatados pelo serviço secreto britânico, iniciando uma carreira de espionagem e um relacionamento duradouro (também possível de ser visto em outros livros de Agatha Christie). Eu gostei muito do livro, principalmente porque foge do padrão 'policial' da autora. A história é bem cheia de reviravoltas... super recomendo!
  4. Além da Esperança, de Kristin Hannah, foi a minha próxima leitura. Na trama, Joy embarca em uma viagem na esperança de se recuperar emocionalmente, após seu marido tê-la traído. Mas quando o avião que ela está cai numa floresta, Joy acaba ficando perdida entre árvores gigantescas que a deixam transtornada. Isso até encontrar o pequeno Bobby e o enigmático pai do garoto, que parece ignorá-la. Esses acontecimentos dramáticos resultam em reviravoltas que colocam a Joy frente a frente com uma verdade assustadora, obrigando-a a decidir entre a realidade ou sonhos impossíveis. Não sei se isso te dá algum indício sobre o que ocorre na história, mas se você captou algo, irá concordar comigo que a trama é um pouco previsível. Logo você entende o que está acontecendo, só não sabe muito bem como tudo irá terminar. E essa é a grande sacada da autora. Apesar de clichê, ela consegue te prender e te emocionar... e nem é tanto pela Joy, como personagem principal, mas sim pela inocência do garoto Bobby e como os fatos se desenrolam ao seu redor. Gostei muito!
  5. Teve também leitura de Felicidade Conjugal, de Lev Tolstói, do qual conferi mais por curiosidade, para conhecer um pouquinho sobre o autor. Apesar de não ter simpatizado com os personagens, e de ter achado tudo mais atrativo somente a partir da segunda parte do livro, no geral, a escrita de Tolstói é instigante, poética e reflexiva. Ele fala sobre o amor e suas diferentes faces com tanta propriedade (especialmente a fragilidade que ele nos impõe), que acabamos tomando a narrativa como espelho para a nossa vida. Vale a pena para quem curte o tema.
  6. Em julho eu também finalizei a primeira edição de 2016 do projeto leitura de domingo, com o livro O Prisioneiro do Céu, de Carlos Ruiz Zafón. Minhas impressões detalhadas sobre essa narrativa, bem como as demais que compõe a trilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos, você confere aqui. No mais, garanto que essa trama especificamente é sensacional, mas que só faz sentido se lida após as outras.
Finalizo esse post declarando que nos seus primeiros meses do ano eu consegui realizar 36 leituras. Acho que tá bem satisfatório. E você, o que tem lido? Qual seu saldo semestral?
Abraços!


2 Comentários

  1. Mais um mês bem recheadinho, Fran. E pelo visto com qualidade, o que é muito bom. Li pouco em junho, apenas quatro livros: Como Eu Era Antes de Você (que comecei no finzinho de maio), A Viajante do Tempo, O Signo dos Quatro e Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais. Ah, e comecei Vocação Para o Mal. Meu saldo semestral ficou em 23 livros e 3 HQs. Um tanto mirrado porque passei alguns dias sem ler, mas meu consolo é que estou melhorando a cada ano. Ah, e faça uma postagem sobre o que achou da adaptação de CEEADV sim! :) Enfim, ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Peguei emprestado com minha mãe o livro Como eu era antes de você, após tanto elogio e lançamento do filme fiquei curiosa. Bom saber que você releu e gostou. Espero em breve colocar minha opinião lá no blog.
    Ler pelo menos um livro da Emily Giffin faz parte de uma das minhas metas de leitura para esse ano, espero conseguir em setembro, pelos meus planos. Que pena que você não gostou tanto da leitura, ainda não sei por qual livro dela vou começar, eu e mãe temos alguns e esse que você leu está entre as possibilidades.
    Menina fiquei impressionada como ler Agatha Christie virou moda, não estou falando de você nem de algumas blogueiras que já acompanho e sei que sempre que podem leem clássicos, mas tenho visto muito o nome da rainha do crime pela blogsfera e redes sociais. Já li alguns e adoro, esse ano ainda irei ler E não sobrou nenhum!!!!
    De uma forma geral você leu bastante e abrangendo vários estilos literários. Parabéns viu e você está com uma ótima média. Eu acabei hoje o livro de número 24!!! Beijos e ótimo mês de julho para você!!!

    Levitas, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!