Título: Além da Esperança
Autor: Kristin Hannah
Edição: Sabrina 1579
Editora: Nova Cultural
Páginas: 157
ISBN: 0
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Abalada após o divórcio, Joy Candellaro embarca, para uma cidadezinha rural, na esperança de que alguns dias num lugar remoto e pacato a ajudem a recuperar o equilíbrio emocional. Mas seus planos são frustrados quando o avião cai numa floresta, no meio da noite. Milagrosamente, Joy sobrevive e consegue se afastar a tempo, antes de o avião explodir. E ali, perdida entre árvores gigantescas e seculares, ela toma a decisão desesperada de alcançar seu destino a pé.
Recentemente viúvo, Daniel O'Shea tem de lidar com a falta que seu filho de oito anos sente da mãe, e Bobby dificulta as coisas fechando-se em seu mundo, cercando-se de amigos imaginários. Quando Joy e Bobby se conhecem, um vínculo imediato se cria entre ambos, mas o atraente pai do garoto parece ignorá-la. Então, uma dramática reviravolta nos acontecimentos coloca Joy frente a frente com uma verdade assustadora, obrigando-a a decidir: em meio a sonhos impossíveis e oportunidades inesperadas, ela conseguirá reunir a fé necessária para conquistar o amor que encontrou, e uma nova vida na qual somente ela acredita?

Comentários:

Além da Esperança – cujo título original é Comfort and Joy (publicado originalmente em 2005) – não é umas das primeiras obras de Kristin Hannah, mas certamente é uma das mais simples. E essa afirmação em nada tem a ver com o fato de que o livro veio ao Brasil em formato de bolso/banca, mas sim pelas sutilezas e clichês.

Joy está 'duplamente' abalada com o fim do casamento, afinal seu marido a traiu com a própria irmã (isso não é um spoiler). Por isso, ela decide fazer uma viajar para um lugar pacato com o intuito de manter a distância de tudo e todos. Mas seus planos mudam de rumo após um trágico acidente, que a deixa perdida numa floresta em um lugar totalmente desconhecido.

É assim que a vida de Joy se cruza com as de Bobby e Daniel O'Shea. Bobby perdeu a mãe e por isso vive recluso em um mundo onde só ele e seus amigos imaginários existem, e Daniel tenta lidar com o luto do filho (ambos vivem em um pequeno chalé, digamos assim). Porém, as coisas parecem mudar com a presença de Joy, que aos poucos vai aproximando pai e filho.

Uma coisa curiosa em boa parte da trama, que se passa durante a vivência dos três, é que Daniel vive ignorando Joy e os possíveis sentimentos que ela vai cultivando por aquela família. Enquanto isso, Bobby continua sendo repreendido por sua imaginação. Por que será? Bem, não é preciso ser um grande adivinho para imaginar o que está acontecendo ali.

Pela primeira vez minha autora favorita não me surpreendeu. Mas há tanta simplicidade e comoção, que é fácil se emocionar. Talvez pela melancolia da época (a história se passa próximo ao natal); talvez por abordar conflitos familiares sob uma perspectiva intensa e reflexiva; talvez por trazer um romance que chega a ser sobrenatural (esse não é o foco do livro, vale destacar).

Apesar de um pouco previsível e clichê, em alguns pontos, os capítulos finais nos deixam a mercê de como as coisas vão se desenrolar. Eu gostei muito disso. Por outro lado, achei as coisas meio corridas; algumas até improváveis. Ainda assim, são emocionantes e nos dão muitas lições legais sobre os relacionamentos que cultivamos para as nossas vidas.

Recomendo o livro para os fãs da autora. Vale super a pena conhecer as diferentes abordagens literárias de Kristin Hannah (e se emocionar com todas elas). Indico também para os que gostam de histórias melancólicas e romances paranormais. De quebra você ainda conhecerá uma escrita sensível e rica em reflexões até nos pequenos detalhes. 


Um Comentário

  1. Não sabia que tinha livro da Kristin Hannah nesse formato, Fran. Quero muito ler um livro dela mas confesso que a premissa desse não é das que mais me atrai, nesse quesito fico dividida entre O Rouxinol e Amigas Para Sempre. Ainda assim, tem um fundo interessante. Quem sabe? Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!