Há várias semanas venho pensando se devo ou não comentar acerca da tão aguardada adaptação de Como Eu Era Antes de Você (Jojo Moyes), que foi aos cinemas brasileiros em junho deste ano. Pensei tanto que acho que não tem nem mais graça falar a respeito.

Mas talvez nunca seja tarde para escrever sobre as coisas que gostamos; talvez nunca seja tarde para compartilhar nossas opiniões, agrados e desagrados. Por isso, chêga de protelar.

Pensando nisso, resolvi fazer um pouquinho diferente. Ao invés de comparar livro e filme como um todo, irei comentar 5 coisas que não me agradaram no filme. 

ALERTA SPOILER para quem não leu o livro e/ou não assistiu o filme.

Ilustração. Fonte: Google.

1 - Reações de Louisa Clark: Me corrija se eu estiver errada, mas a Louisa do livro não é tão intensa quanto a do filme. E quando eu falo em intensa, eu quero dizer exagerada. É assim que eu defino as expressões faciais de Emilia Clarke. Confesso que isso me incomodou um pouco, porque deu a personagem um tom abobado, sendo que, na realidade, a Louisa é uma pessoa derrotada pela falta de perspectivas. Enfim, em termos de atuação, acho que o Sam Claflin incorporou melhor.

2 - Louisa e Katrina amigas?: As irmãs que por diversas vezes entram em conflito na trama original, agora parecem se dar bem; parecem prestar atenção no que a outra diz. A ideia de Katrina ser mais aventureira e buscar o que ela realmente quer - mesmo que para isso ela precise passar por cima dos outros - continua. Mas, no filme, as duas se são relativamente bem... e Louisa parece aceitar suas ações numa boa, e escuta seus conselhos como se ela fosse a voz da razão. Devo dizer que senti falta do atrito entre elas, para apimentar a trama.

3 - O namoro de Lousa: Esse é um ponto que considero importante no livro. Afinal, Louisa ainda está namorando quando, sem perceber, passa a se interessar por Will. Além disso, o relacionamento dela tem diversos problemas, mas tanto ela quanto Patrick não enxergam isso. Ou não reconhecem. Senti falta de uma pincelada, mesmo que mínima, sobre isso. A personalidade forte dele também não é colocada em prática em suas participações na adaptação. É uma pena...

4 - Cadê o mal humor constante do Will?: Como eu já mencionei aqui, Sam Claflin soube incorporar muito bem o personagem Will. Talvez tenha sido os roteiristas que suavizara um pouco as coisas. E uma dessas coisas foi o mal humor do Will, que simplesmente some após Louisa dar um baita fora nele logo quando ela começa a trabalhar para os Traynors. E isso implicou numa mudança em uma cena que me deixou com a sensação de 'quero mais'. Estou me referindo ao momento em que Louisa leva Will a uma corrida de cavalos... mas o programa dá totalmente errado, em partes pelas limitações dele. No livro as reações do Will são bem intensas e condiz com a condição dele. No filme, ele simplesmente deixa para lá, para não magoar Louisa.

5 - Suavizaram demais a trama: Como um todo, o livro é mais intenso, e, por isso, é mais verdadeiro e cruel (com o leitor). O filme é mais fofo, não choca tanto, e caracteriza-se mais como um romance emocionante de sessão da tarde. Todavia, ambos são igualmente bons. Cada um com sua forma, mas com a mesma essência. Por isso, apesar dos desagrados, eu adorei ter apreciado o filme... e fiquei bastante feliz com a produção. Aliás, que fotografia maravilhosa!! As cenas são realmente lindas.


Eu não li nenhuma crítica do filme, acredite! Talvez chegou a hora...
Essas são as minhas opiniões. E, óbvio, você pode ter tido uma percepção diferente da minha. Então compartilhe comigo o que você achou, e vamos conversar a respeito. Que tal? 
Abraços,

Um Comentário

  1. Ainda não tive oportunidade de conferir o filme, Fran, mas não pude deixar de ler sua opinião. Admito que frusta um pouco saber que suavizaram alguns aspectos da trama. Afinal, a história se tornou memorável não só pela beleza mas pelo impacto que provoca. Por outro lado, seu relato me deu vontade de ver para assim tirar minhas próprias conclusões. Verei assim que possível. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!