Assim como julho, agosto não foi um mês muito produtivo em termos de leitura. Muitas coisas aconteceram e grande parte delas exigiram muito da minha atenção - e concentração - nesses dois últimos meses. No tempo restante eu não conseguia me manter centrada o suficiente para ler.

Mas vejamos, de qualquer forma, o saldo do mês anterior.  :)

Em agosto todas as minhas leituras foram realizadas no kindle. Imagem/Fonte: Google.

  1. Comecei o mês com a leitura de Formas de Voltar para Casa, de Alejandro Zambra. É o segundo romance que leio do autor, e confesso que minha primeira experiência não foi muito boa. Ainda assim eu quis me arriscar dentre as memórias de um homem cuja infância se passou no Chile, durante a ditadura vivida pelo país. E é através dessas memórias que ele encontra um modo de voltar para casa. Apesar do narrador personagem não ser muito cativante, eu gostei do livro. Principalmente por pautar a ideia de que, por deixarmos muitos acontecimentos a nossa volta passar despercebidos, nos tornarmos personagens secundários em nossa própria história. Vale a pena conferir pelo teor filosófico, mas só quem curte essa pegada.
  2. A Arte da Procrastinação, de John Perry, foi minha segunda leitura. Eu a fiz mais por estar nessa vibe, em alguns aspectos da minha vida, de deixar o que tenho que fazer para depois... é como se eu quisesse me sentir melhor com essa leitura (haha!). A proposta do livro é mostra como repensar a importância de nossos afazeres e conseguir realizar todos eles, mesmo quando adiamos aquelas tarefas mais chatas. Em geral, ele te ajuda a não se sentir péssimo através de exemplos que mostram que o procrastinador consegue realizar várias tarefas, mesmo sempre deixando de lado algumas delas. Só que eu esperava algo mais prático, e talvez por isso não tenha me envolvido tanto. Ainda assim ele é motivador e traz reflexões em interessantes... se você se interessa pelo tema vale a pena.
  3. Por fim eu li Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, para cumprir o desafio literário de 2016. Em agosto a meta era ler um clássico... eis que surgiu a oportunidade de ler aquele que eu mais tinha interesse em conferir. E eu adorei! Além da trama trazer temas que se repetem nos dias atuais, os personagens são marcantes e a trama te prende porque você não sabe muito bem o que te aguarda, embora tenha uma ideia. Ainda assim, confesso que senti certa dificuldade no início por não estar habituada com certos costumes e com o modo de falar da época, coisas que não vemos nos romances de época contemporâneos. Enfim, essa experiência foi melhor que a primeira que tive com Jane Austen, em Razão e Sensibilidade. Recomendo!

Foi isso. Espero que você tenha lido mais que eu.
Abraços,

2 Comentários

  1. Isso de lermos pouco por não conseguirmos nos concentrar por conta de outras circunstancias é algo que acontece, Fran. Já passei muito por isso. Mas tudo tem seu momento, e o importante é que o que você leu foi proveitoso.
    Quero muito ler Orgulho e Preconceito! Adoro o filme e todo mundo fala tão bem do livro que não sei porque não li ainda. Preciso ler logo. Já tinha visto esse A Arte da Procrastinação mas só agora, com seus comentários, que realmente chamou minha atenção. Acho que tem a ver comigo também. [rs] Vou dar uma olhada. E realmente não conhecia Formas de Voltar pra Casa, mas gostei da premissa. Vou ver esse também.
    Em agosto li mais do que achei que conseguiria, nove livros. Verdade que todos pequenos e a maioria simples (você viu todos no meu instagram), mas é minha melhor marca até hoje. Enfim, que eu pelo menos mantenha e você melhore. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amiga diferente de você me apaixonei logo de cara pela Jane Austen justamente por ter lido Razão e sensibilidade primeiro. Também li Orgulho e preconceito, gostei, mas só após ver o filme foi que consegui sentir de verdade a história. Mas enfim fico feliz que você tenha conseguido finalmente ler.
    Sobre as outras leituras não me chamaram a atenção e como te falei pretendo no ano que vem comprar um Kindle para mim também.
    Enfim espero que sempre seja um mês mais proveitoso e com leituras empolgantes para nós viu!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!