Até o presente momento julho foi o mês mais paradão, de pior rendimento. Passei por uma ressaca literária estratosférica, fora alguns contratempos na vida pessoal... bem, acontece né!? Vamos ver então o que deu para conferir. Segue abaixo.

Dois e-books e dois livros físicos. Ops, grafic novels. :)

  1. Minha primeira aventura ficou por conta de a Menina de Vinte, escrito por Sophie Kinsella. Esse não é o tipo de livro que eu busque com frequência, mas como eu estava à procura de algo leve e divertido, resolvi me aventurar. Além disso, eu nunca havia lido nada da Sophie... todos falam tão bem dela, que a curiosidade falou mais algo. E não é que eu me surpreendi!? Sim, super positivamente! A história da moça que passa a viver uma série de aventuras por conta do espírito da tia-avó que aparece para ela misteriosamente com um último pedido, é divertida e ao mesmo contém questões sérias; é bastante dinâmica e conta com personagens bem construídos; e nos prende até o fim. Apesar de algumas pitadas de surrealidade, no geral o enredo convence e te coloca frente as mesmas situações vividas pela protagonista. Eu realmente adorei! Fica aqui a recomendação. E, ah! Com esse livro eu cumpri a meta de leitura de julho, que propõe uma leitura com uma média de 500 páginas.
  2. Depois eu li a grafic novel O Árabe do Futuro, de Riad Rattouf, que é o primeiro volume de uma trilogia. A história é autobiográfica, contada pelo autor quando ele era muito pequeno. Para ser mais precisa, a trama se passa de 1978 a 1984. Riad é filho de pai sírio e mãe francesa, e por isso acaba tendo que entrar em contato com culturas completamente distintas, além de experiências (em suma políticas) que ele mal consegue compreender. Apesar de cômica, a história traz uma realidade forte e difícil de ser engolida. Mais comentários sobre essa HQ você verá por aqui em breve.
  3. Em seguida eu emendei em O Árabe do Futuro 2, onde Riad Sattouf narra seus choques frente ao primeiro ano como aluno de uma escola síria. E aí que ele enfim aprende a ler e escrever em árabe, enquanto enfrenta um ambiente rígido e violento. Neste livro o até então menino também conhece mais a fundo a família paterna e seus costumes. Por outro lado, o livro é um impactante mergulho na realidade da ditadura de Hafez Al-Assad na Síria. Então você pode imaginar que mais questões políticas são abordadas. Para alguns, isso pode ser maçante, mas quem narra a história é um garoto que não sabe muito bem o que está acontecendo, ou que é certo ou errado. Entõ é possível se identificar. Eu particularmente gostei mais desse volume do que o anterior, porque ele é mais sério e traz mais situações interessantes de serem observadas. Também irei falar mais sobre ele por aqui em breve.
  4. Por último eu conferi o Tá Todo Mundo Mal, da Julia Tolezano, ou simplesmente Jout Jout. Eu o li porque a proposta é legal (eu não acompanho o canal da Julia, apesar de conhecê-lo), e porque, claro, tá todo mundo falando super bem do "livro das crises". Acho que todos buscam, ao ler esse livro, identificar-se com situações diversas que muitos vivem em comum; situações de crises que nos colocam em frente à dilemas, inseguranças, decisões, dentre outros. Eu não vou mentir que me identifiquei com algumas coisas e até me vi ali. Mas, em suma, os textos da autora trazem coisas bem pessoais (alguns com situações mais íntimas que no meu ponto de vista foram apresentadas de forma desnecessária) que não me transmitiram nenhum tipo de sentimento, tampouco me fizeram refletir sobre algo. Muita coisa ali não me despertou tanto o interesse ou fixação, mas o livro é legal, fácil e rápido de ser lido e, para quem curte a Jout Jout, acredito que vale a pena.

E você, conseguiu ler bastante em julho?
Abraços!

Um Comentário

  1. Apesar de não ter lido muito você teve boas leituras, Fran. Eu já tinha interesse pelas graphic novels de O Árabe do Futuro e agora fiquei ainda mais curiosa. E antes dos seus comentários eu provavelmente nem daria bola para Menina de Vinte, mas o que você mencionou pareceu bem interessante. Bem, julho rendeu bastante para minhas leituras. Foram 7 no total: Conclui Vocação Para o Mal, a HQ Arquivo X Clássicos: Volume 1,Star Wars: A Trilogia, Mestre Gil de Ham, As Aventuras de Sherlock Holmes, A Cabana e Holy Cow. Estou aumentando minha média, o que me agrada muito. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!