No último dia do especial dedicado à Jojo Moyes, irei falar um pouco sobre a obra que mais me marcou e o porquê. E já vou dizendo que escolher apenas um livro foi algo bem difícil, porque todos eles me marcaram de algumas forma, cada um com seus ensinamentos e reflexões.

Mas vamos lá, vou tentar.

Eu estaria mentindo se dissesse que Como Eu Era Antes de Você não me marcou. E por que estou dizendo isso? Poque esse é, provavelmente, um dos livros mais queridos da autora. Ele não é apenas emocionante, como também suscita questões bem pertinentes sobre a vida, sobre as nossas escolhas, sobre o amor e sobre o que é se doar para o outro.

Só que a profundidade do enredo abordado em A Última Carta de Amor me deixou marcas de uma forma bem mais especial... talvez por tratar de uma história de amor à moda antiga em paralelo a outra não tão antiga assim – o que me leva a crer que vivemos num processo cíclico. Ou seja, as coisas não mudam. A vida não muda. O que muda é a forma como elas acontecem.

E essa é apenas uma das lições que esse livro transmite.

Imagem/Fonte: Google.

O fato de mostrar as diferenças e semelhanças entre as mulheres da década passada e da atual, além da sabedoria que só um amor vivido em tamanha intensidade pode trazer, são outros pontos marcantes da trama. Tudo é descrito com muita simplicidade e intensidade, e a história por trás das cartas ajudou a tornar tudo mais especial e singular.

Ademais, o enredo transmite muita comoção por abordar dois romances repletos de altos e baixos, cheios de desencontros e surpresas – tanto de forma positiva como negativa. Mostra como algo simples pode mudar o rumo das coisas, e como a vida pode parecer injusta. E, no meio disso tudo, indica que a vida de duas pessoas diferentes pode tornar-se semelhante em certo ponto.

Esse livro me fez pensar em tudo que deveria ser feito e dito, e não foi. Talvez por medo, por orgulho ou fraqueza. Contudo, creio que a história quer nos ensinar o quanto podemos com isso. E isso pode até parecer clichê, mas a forma como tudo é contado é que é o grande diferencial. Inicialmente por parecer difícil, confuso... mas, quando você menos esperar, a história irá te abraçar e você estará completamente envolvido. Super indico!

~*~

Enfim, gostaram do especial? Eu particularmente adorei escrever esses posts. Me trouxeram uma nostalgia boa. Espero que eu tenha conseguido motivar àqueles que ainda não tiveram a chance de conferir algo da Jojo... vale a pena para quem curte as temáticas que ela aborda. Aliás, vale informar que através da Editora Intrínseca, está chegando hoje mais um livro da autora no mercado editorial.

Nada Mais a Perder traz a história de Henri Lachapelle, um cavaleiro de raro talento entre os poucos admitidos na academia de elite do hipismo francês, o Le Cadre Noir. Contudo, reviravoltas da vida o levaram da França a Londres, onde ele agora vive em um simples conjunto habitacional. Sem nunca abandonar o amor pela antiga carreira, aos trancos e barrancos, Henri ensina a neta, Sarah, a montar o cavalo Boo, na esperança de que o talento da dupla seja o passaporte para uma vida melhor e mais digna para todos. Mas um grande golpe muda mais uma vez os planos de Henri Lachapelle, e Sarah se vê entregue à própria sorte, lutando para, além de sobreviver, cuidar de Boo e manter os treinamentos.

Em paralelo temos Natasha, uma advogada especializada em representar crianças e adolescentes envolvidos com crimes ou em situação de risco. Abalada emocionalmente e em dúvidas quanto a seu futuro profissional depois de um caso terrível, Natasha ainda tem de lidar com as feridas do fim de seu casamento. Um fim, diga-se de passagem, bem inusitado, já que ela se vê forçada a morar com o charmoso futuro ex-marido enquanto esperam a venda da casa da família.

Quando Sarah cruza o caminho de Natasha, a advogada vê na menina a oportunidade de colocar a vida de volta nos trilhos e decide abrigar a adolescente sob o próprio teto. O que ela não sabe é que Sarah guarda um grande segredo que lhes trará sérias consequências.

Já quero sim ou com certeza?
Abraços!

Um Comentário

  1. Primeiro tenho que dizer que adorei essa semana especial, Fran. E essa mensagem sobre A Última Carta de Amor encerrou com chave de ouro. Nota-se como o livro te marcou e o que ele te trouxe. Cada vez que te vejo falar dele minha vontade de conferir só aumenta. E a premissa do novo livro também parece bem interessante. Quero ler. E parabéns pelo especial. :)

    P.S.: Que lindo o detalhe da página! *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!