No primeiro dia oficial da ação dedicada à Jojo Moyes, eu decidi adaptar a pauta de hoje e repostar um trecho de todas as resenhas que escrevi referente aos livros dela. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de conferir todos que já foram lançados aqui no Brasil, mas garanto que já estou a caminho de concluir essas leituras.


A primeira resenha publicada por aqui foi em janeiro de 2014, onde falei minhas impressões sobre A Última Carta de Amor. Aliás, eu acho que esse é o meu livro favorito da autora. No texto eu menciono o seguinte: "O que mais me agradou na trama foi a temporalidade. A ideia de alternar do passado ao presente sem uma fórmula, ou um padrão já conhecido, me chamou a atenção. Isso ocorria sempre que a escritora achava necessário, e tudo foi apresentado sem confusão. Outro ponto positivo que associo ao quebra-cabeça temporal é a forma como as histórias são contadas. No geral nada foi ''mastigado'', mas tudo foi muito bem contado, sem deixar a impressão que algo ficou para trás. Jojo apostou na capacidade de percepção do leitor, e utilizou do imprevisível para surpreender.''



Em abril de 2014 eu escrevi sobre o incrível Como Eu Era Antes de Você. Esse livro causou uma comoção sem igual, e não é pra menos. Lembro de ter sentido uma angústia que persistiu dias e dias após a leitura. Na resenha eu cito o seguinte: "Um elemento que eu gostei bastante foi a forma como ambos os personagens principais, ao longo da trama, se empenharam em fazer bem para o outro, mostrando como as dificuldades podem ser enfrentadas, assim como os desejos pessoais podem ser concretizados. Toda o enredo trás uma evolução muito bacana, repleta de descobertas, sonhos e projetos, coisas que a princípio não faziam sentido para nenhum dos dois. Mas não se enganem, pois a autora consegue sair do clichê de uma forma bem particular. Portanto, espere por qualquer coisa. Esse é o tipo de história que trás várias reviravoltas à tona... um verdadeiro exemplo do que é a vida."


Passado algum tempo eu li A Garota Que Você Deixou Para Trás, que possui uma história comovente com um mistério que intriga o leitor até as últimas páginas. Na resenha, publicada em fevereiro de 2015, eu digo o seguinte: "Jojo escreve de um modo especial, envolvente, e com excelentes atribuições e passagens que te levam adiante até nas partes mais mornas da trama. A capitulação segue na medida, e a leitura flui de acordo com as necessidades do leitor. É difícil fazer medições, mas com certeza você não terá pressa em meio a pressa... irá saborear ao seu modo, como eu fiz. E não irá se arrepender!"


O livro Um Mais Um não foi resenhado por aqui, mas foi citado em dois posts de indicações de leitura. Em um deles eu comento: "A escrita da autora é maravilhosa, e isso nos permite digerir a história do início ao fim. Esse é o tipo de livro para ser lido sem muita expectativa, apesar da temática séria. Ao invés de realizar a leitura com uma carga pesada de concentração, achando que teria um enorme drama envolvido, percebi que seria melhor aproveitar o tempo para ir conhecendo os personagens (que, aliás, não são muito afetuosos), e a forma como eles reconstroem as suas vidas, mesmo quando não há esperança. Indico!"


Em março de 2016 quem apareceu por aqui foi o temido Depois de Você. Temido porque surgiram muitas dúvidas em relação a necessidade desse livro existir (ou não). Na resenha eu falo o seguinte: "Talvez eu tenha me surpreendido demais com o que aconteceu, e por isso a impressão que tive de algumas coisas não foi muito boa. [...] Depois de Você é um livro bom, escrito por uma autora competente que eu muito admiro. Sua escrita continua impecável e ela sabe como agradar mesmo quando tudo pode dar errado. Agora cabe a nós sermos capazes de nos adaptar com esta nova experiência e aceitá-la mesmo com alguns desagrados."


Por último eu escrevi sobre Baía da Esperança, o livro de menor ritmo que li da autora até então. Na resenha, publicada em maio deste ano, eu digo o seguinte: "[...] a escrita de Jojo é sempre muito intensa. E o enredo, de forma geral, é cheio de momentos marcantes e não deixa a desejar. As partes finais, por exemplo, são excepcionais, embora um pouco angustiantes. Ainda assim, tem certa leveza, reflete as diversas faces do amor, e mostra que podemos seguir em frente, mesmo que às vezes alguns traumas demorem a curar."


Uau, quantos livros resenhados!! E vem mais por aí... aguarde!
Até amanhã!


Um Comentário

  1. Muito bom relembrar um pouquinho de cada vez que você comentou um livro da Jojo, Fran. Li todos os posts que você fez sobre as obras da autora e admiro muito o carinho que tens por ela. Adorei esse primeiro post da ação, e mal posso esperar pelos outros. ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!