Hoje eu irei falar um pouquinho sobre o meu cenário favorito dentre todos os que a Jojo utilizou para ambientar suas histórias. Quando soube dessa pauta não tive dúvidas de qual escolher: a comunidade de Silver Bay, de Baía da Esperança, tornou-se inesquecível para mim.

Arte da capa de Baía da Esperança (edição da Bertrand).

No livro, Silver Bay¹ fica na Austrália e é extremamente famosa por suas praias paradisíacas e pelo cenário exótico e encantador. Apesar de ser uma região de poucos moradores, como o próprio livro descreve, o lugar é populoso e bastante conhecido por suas belezas naturais, o que atrai muitos turistas frequentemente.

Além disso, Silver Bay é conhecida por uma grande atração turística: os golfinhos e as baleias. O livro conta com diversas descrições maravilhosas e instigantes sobre os passeios de barco, as trilhas, sobre os animais, sobre o encantamento que o lugar traz e a satisfação de quem passar por ali.

É impossível não se apaixonar! Especialmente porque o local possui uma harmonia que traz uma imensa sensação de conforto, talvez pela hospitalidade de características caseira e familiar.

Não acho que me acostumaria a viver por lá, pois, apesar de gostar de lugares sossegados, sou uma pessoa da cidade. Mas, definitivamente, passaria todas as temporadas livres possíveis num lugar assim. Gosto de tranquilidade, de praia, de apreciar a natureza...  

Baía da Esperança não é um dos meus livros favoritos da Jojo, mas me apresentou um lugar que se tornou um dos mais queridos da vida para mim. E o mais mágico disso tudo é que eu já estive por lá sem estar de verdade. Entende o que quero dizer? É o poder da leitura.  :)

Até amanhã!


____________________________________________________________________
¹ A ideia de comunidade é transmitida pela tradução brasileira do livro. Aliás, vale destacar que "Silver Bay" é o nome da obra original. Não sei se isso significa o nome do hotel ou da própria comunidade (em minhas pesquisas não encontrei nenhum registro se ela realmente existe). Também não sei porquê aqui no Brasil o livro recebeu o nome de Baía da Esperança... se alguém tiver essas informações, por favor, eu adoraria saber.  :)

Um Comentário

  1. Parece mesmo um lugar encantador, Fran. Também me considero uma pessoa da cidade, mas pela sua descrição vejo que assim como você adoraria passar umas temporadas em Silver Bay. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!