No tema de hoje iremos falar um pouco sobre o nosso personagem favorito dentre todos os criados pela Jojo Moyes (é claro que esse filtro deve ser feito com base nos livros já lidos). Essa é uma missão um pouco difícil, pois a autora sabe como criar personalidades fortes... em cada livro você carrega no coração alguém que se torna impossível de ser esquecido.

Mas já que é preciso escolher alguém, então eu fico com Sophie Lefèvre, de A Garota Que Você Deixou Para Trás. Sua história se passa durante a Primeira Guerra Mundial, e isso tem um peso enorme para mim (eu amo ler história de mulheres durante o horror da guerra). Mas a verdade é que Sophie me marcou por sua determinação e perseverança... tudo por amor a Edouard, seu marido.

Arte da capa de "A Garota Que Você Deixou Para Trás".

Ela precisou ser forte por seus irmãos, sobrinhos e até vizinhos. Seu apoio em meio as dificuldades, onde todos estavam sujeitos à fome, ao trabalho escravo e aos maus tratos, foi algo comovente de ser lido. Sophie foi capaz até de ser otimista e de semear a esperança que ninguém mais tinha naquele lugar.

Mas quando acabou sendo obrigada a servir o inimigo, ela passou a ser subjugada por todos, o que a fez tomar decisões que não teve a ver diretamente com escolhas, mas com emoção e esperança. E isso pode ter acabado com qualquer chance de sobreviver a esse momento doloroso e opressor. 

Se eu pudesse falar com a Sophie, diria que ela não deve se culpar por nada; que ela foi forte até quando fora possível. Acontece que nem sempre dá para seguir em frente e manter essa força a todo vapor. Somos humanos!

Além disso, a vida é feita de decisões e na maioria das vezes todas elas possuem lados positivos e consequências. Resta aprender a lidar com isso. E no caso dela, que vivenciou uma guerra tão dramática para todos... acho que Sophie foi um exemplo de força e mulher. Só tenho admiração para com ela, independente de qualquer coisa.

Recomendo o livro para que você conheça um pouco mais de sua história. Na realidade, todo o livro é guiado com esta finalidade... o grande mistério de A Garota Que Ficou Para Trás é: o que aconteceu com Sophie Lefèvre? E quem é a moça do quadro? Não deixe de conferir.

Mas agora me conte: qual personagem de Jojo Moyes mais te marcou?
Até amanhã!


Um Comentário

  1. Só pelo que você escreveu já dá pra perceber como Sophie é uma personagem marcante, Fran. E que texto lindo! Me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro, que junto com Como Eu era Antes de Você sempre foi um dos que mais quis conferir. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!