Não sei para você, mas para mim setembro passou voando. Mesmo assim ele me rendeu boas leituras... e é sobre isso que iremos falar hoje.

Duas leituras físicas, e as demais digitais.

  1. Meu primeiro lido foi Lembrança de Nós Dois, de Kristin Hannah. Essa é uma história curta se compararmos com as outras escritas por ela já lançadas aqui no Brasil, mas possui uma intensidade bastante significativa – que é algo característico da autora. Inicialmente, achei a trama bem semelhante com a do livro Quando Você Voltar. Contudo, logo é possível perceber sua própria essência, que desperta emoções bem particulares. Hannah faz isso com as pessoas... ela nos leva para histórias fictícias e ao mesmo tempo tão reais; nos faz ter experiências de vida essenciais. Com este livro, por exemplo, eu aprendi um novo significado para a união familiar e para o amor, que às vezes reflete na generosidade sem esperar nada em troca, apenas para o bem estar e felicidade do outro.
  2. Fluam, Minhas Lágrimas, Disse o Policial, de Philip K. Dick, foi a leitura do desafio de 12 livros para 2016. Nele, o personagem Jason Taverner, um dos apresentadores mais populares da TV, um dia acorda sozinho num quarto de hotel e percebe que não há qualquer registro legal de sua existência. É uma trama que mexe com percepção e realidade, dotada de descrições psicodélicas e progressões atropeladas. É difícil se sentir cativado pelos personagens e a leitura também demora a engatar. Mas, ao mesmo tempo, é extremamente interessante por suscitar questões pertinentes (tipo drogas, fama, racismo, dentre outros) em uma sociedade particular e diferente da nossa. Ademais, tive uma relação de amor e ódio com esse livro... gostei, mas faltou mais explicações e ser melhor amarrado.
  3. Depois eu li Pecados no Inverno, de Lisa Kleypas. O terceiro livro da série Quarteto de Noivas deixou todos bem ansiosos. E o mais satisfatório é senti que a espera valeu a pena. Não farei muitos comentários sobre a história, porque já foi publicada uma resenha dela por aqui. No entanto, gostaria de acrescentar que adorei conhecer o outro lado dos personagens principais (já apresentados no livros anteriores da série), das cenas, da linguagem leve e repleta de seriedade, e por ter tido a oportunidade de ler um enredo mais sério numa série tão descontraída. Lisa Kleypas sabe como dosar as coisas.
  4. O Navio das Noivas, de Jojo Moyes, foi chegou a mim como cortesia pela Editora Intrínseca. Portanto, aguarde por uma resenha muito em breve. O que eu posso adiantar é que temos uma leitura tranquila, apesar do pano de fundo (a história se passa em 1946, logo após o término da Segunda Guerra Mundial). É repleta de dúvidas e esperança. É comovente, e pauta o amor e a amizade. Traz também outras questões muito pertinentes, como reputação, o papel da mulher na sociedade, e as escolhas que fazemos para as nossas vidas (ou a falta de opções para realizar essas escolhas). É maravilhoso!!!
  5. Também li A Fúria e a Aurora, de Renée Ahdieh, porque quero fazer uma comparação dele com outro livro de temática semelhante que irei ler agora em outubro. Sendo assim, ainda pretendo falar mais dele aqui no blog. O que posso comentar por agora é que o livro me surpreendeu bastante porque trouxe algumas novidades que eu não esperava. Confesso que não li os contos originais das mil e uma noites, mas como esse livro é uma prosa, achei mesmo que poderiam ocorrer muitas adaptações. Ainda assim a surpresa foi inevitável... apesar de alguns pontos fracos, como o romance, os personagens que não cativam tanto e a falta de elementos que caracterizam uma fábula, ele tem seus atrativos.
  6. Por fim eu li o conto O Adulto, de Gillian Flynn. A história nos apresenta a uma jovem que ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é se passar por vidente e, com isso, dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir. Mas quando visita uma impressionante mansão, a moça se depara com acontecimentos aterrorizantes, o que a leva a descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance disso. No início tudo é meio estranho, mas logo passa a fazer sentindo. A história é tão instigante que você não consegue desgrudar das páginas... Gillian Flynn sabe como fisgar um leitor. Só que o desfecho é tão decepcionante! Não há explicações e tudo acaba de repente, sem mais nem menos. Tudo bem, Flynn, não será por conta disso que eu irei deixar de te admirar. Haha!

E você, leu muito em setembro?
Abraços.


Um Comentário

  1. Pra mim setembro também passou voando, Fran. Também fiquei com a sensação de que nem vi passar. Mas você realmente fez ótimas leituras, quero conferir muitos desses livros. Principalmente O Navio das Noivas e O Adulto. Também consegui ler bastante em setembro, mas como você já viu todos no Instagram não vou ficar citando-os. Bem, que outubro seja ainda melhor. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!