O Drops Literário de hoje traz um assunto que gera uma gama de opiniões. Vejamos... Quem aqui nunca abandonou um livro? Ou, melhor, quem nunca se sentiu com um piano nas costas durante uma leitura, mas ainda assim foi até o fim? Seria melhor abandonar, ou esperar para ver o que te aguarda ao final? Viu só quantas reflexões legais!?

A grande questão aqui é: em quais casos nós abandonamos um livro na metade? Para me ajudar com a respostas eu trouxe a minha querida amiga, a Natália, que já foi blogueira literária e permanece com suas leituras assíduas. Nós daremos nossas respectivas opiniões de forma precisa, para te instigar a pensar sobre o assunto.

Fonte: Google.

Natália: Para mim, abandonar uma leitura reflete o estado emocional do leitor, ou seja, vai muito além de autor favorito e bons comentários. Aliás, acredito que isso influencia muito ao escolher uma nova leitura, bem como o andamento dela. Sou a favor do abandono de uma leitura. Apesar de ser doloroso, ao realizar esse ato eu percebo que aquele não era o momento para àquela leitura... na maioria das vezes eu volto a ler o mesmo livro em outra ocasião. Um bom exemplo disso foi com a obra A Cidade do Sol (Khaled Hosseini)... na primeira vez que comecei a ler eu mal cheguei na metade, e quando fui relê-lo ele se transformou em um dos meus favoritos.

Fran: Abandonar um livro, para mim, reflete em uma leitura por obrigação, no estado emocional da pessoa, gosto, perca de interesse pela temática, o espanto por não encontrar o que se espera, e mais uma série de fatores. Mas tem quem persista na leitura, mesmo detectando alguma dessas causas, o que pode causar frustração - ou não. Acho isso bem relativo e pessoal... creio que cada um deve perceber e respeitar seus limites, assim como avaliar o real motivo por trás daquele abandono (quero dizer que nem sempre se trata do livro em si, mas do que a pessoa precisa naquele momento). E se achar que deve abandonar, seja para sempre ou não, que assim seja. Temos pouca vida para tantos livros, e não a tempo a perder. Abandonar um livro não precisa ser um pecado.


Cada um tem seu ponto de vista, e eu adoraria saber o seu.
Até mais!

2 Comentários

  1. Eu nunca abonei um livro, mas já tive vontade de fazer isso algumas vezes. Porém em todas as vezes, que isso aconteceu foi porque eu estava lendo um livro que eu não tinha escolhido, um livro que alguém me deu de presente ou que eu tive de ler por conta de alguma parceria com uma editora. Mesmo tentando que suportar uma leitura muito cansativa eu sempre termino o livro, porque eu não consigo deixar nada pela metade e também porque ás vezes, o livro fica muito interessante quando entra na reta final. Mas a minha dica pra que tu nunca tenha que abandonar o livro é: pesquise bastante sempre o livro antes de ler, leia resenhas, comentários, veja se o livro tem fatores que podem te irritar durante a leitura e escolha livros que estejam de acordo com o seu estado emocional. Não adianta querer ler um super livro de drama se tu já estiver vivendo uma drama na sua vida pessoal. Eu nunca abandonei um livro que eu mesma escolhi depois de ter pesquisado bastante, essas dicas realmente funcionam.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/11/gimore-girls-espera-acabou.html

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um assunto que chega a ser tabu entre leitores, Fran. Não digo que a ideia da abandonar um livro não signifique nada pra mim, mas não insisto em algo que não rola. Não desisto de primeira, mas se está realmente me chateando deixo pra lá da mesma forma que deixo um filme ou série que não me agrada. E como você disse, a vida é curta. Vocês levantaram pontos bem pertinentes sobre o assunto. Ótimo post.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!