Título: A Lista de Brett
Autor: Lori Nelson Spielman
Edição: 1
Editora: Verus
Páginas: 364
ISBN: 9788576862390
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente.
Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Mesmo com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

Comentários:

A Lista de Brett, escrito por Lori Nelson Spielman, é o tipo de livro que te diverte, te distrai e te enche de esperança e pensamentos construtivos — reflexões sobre os seus reais desejos para se ter verdadeiras realizações pessoais, exatamente como a trama como um todo propõe.

Brett perdeu a mãe, vítima de câncer, e agora precisa saber a lidar com o luto. Mas aparentemente ela não tem muito tempo para isso, pois, após a leitura do testamento, ela descobre que vai precisar correr atrás de cumprir uma lista com cerca de dez 'metas de vida' escritas por ela mesma quando ainda era muito jovem. Detalhe: ela tem o prazo de um ano, caso contrário não receberá sua herança.

Esse foi o último desejo da mãe de Brett. Ela quer que a filha seja feliz e que se senta realizada tanto pessoalmente quanto profissionalmente. E mais: quer que Brett  se disponha a ''viver'' e a aproveitar novas oportunidades; que descubra quem ela é de fato e o que deseja ter para a sua vida.

Mas Brett não compreende o que a mãe quer ao lhe impor o cumprimento de uma lista que, para ela, não faz sentido algum. Ter um cavalo, ser professora, ser mãe, se reconciliar com seu pai (morto e do qual ela nunca se deu bem) etc... nada disso continua fazendo parte dos seus planos. Sem contar que isso — e muito mais — parece impossível de ser realizado apenas em um ano. Ainda assim, Brett encara o desafio, mesmo sem esperanças, na tentativa de saber onde tudo isso irá levá-la.

A trama traz uma mensagem bem bacana quando mostra que uma vida aparentemente perfeita pode não ser a ideal. Brett tinha um namorado que acreditava amar e um excelente emprego, mas tudo isso, na verdade, eram frutos do comodismo dela. Para Brett sua vida era perfeita somente por ter estabilidade e tranquilidade junto a alguém. No entanto, ela não se sentia verdadeiramente realizada, e no fundo sua mãe sabia disso.

Alguns podem achar a ideia clichê, mas foi bem gostoso de ler a descobertas de Brett enquanto cumpria as metas que ela própria se desafiara quando jovem. No fim, era ela quem queria tudo aquilo, não sua mãe. Aos poucos ela vai entendendo isso, deixando sua vida guiá-la enquanto realiza seus desejos sem aquele ar de obrigação, ou somente para ganhar a herança.

A leituras às vezes é um pouco repetitiva e tem coisas até desnecessárias, mas a linguagem é ótima e eu considero o livro fácil e rápido de ser lido. Além disso, é bastante sensível e trata a temática com leveza. Minha avaliação se deve pelo fato de que, para mim, a história não soou arrebatadora ou incrível. Mas, definitivamente, é um livro bom de ler. Logo nos sentimos presos na torcida por Brett e por sua felicidade.

A Lista de Brett, em linhas gerais, mostra que o amadurecimento às vezes nos leva a abandonar os nossos sonhos. Especialmente porque toda grande mudança gera medo. Mas se realmente quisermos dar um verdadeiro sentido a nossa vida, devemos enfrentar o desconhecido e seguir em frente com a certeza de que, pelo menos, estamos fazendo de tudo pela nossa felicidade. 

Se você quer receber beber desse chá de esperança e motivação, essa leitura não pode faltar! Recomendo!


Um Comentário

  1. Parece um livro bonitinho, Fran. Tinha um pouco de curiosidade pela trama mas também certo receio de que fosse muito clichê. Mas parece que apesar de não ser arrebatadora é uma leitura gratificante. Ótima resenha.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!