A minha retrospectiva literária este ano será um pouco diferente do famoso top 5 que eu costumava fazer por aqui. Desta vez eu irei eleger um ou dois livros para cada uma das oito categorias que eu separei, com base no que eu li. Assim podermos pensar juntos acerca das nossas leituras. 

Resumindo: A ideia, além de mostrar um pouco do que eu conferi em 2016, é fazer com que você reflita sobre o que foi bom, o que não foi, sobre o que faltou... enfim, chegou o momento de olhar para trás. É hora de pensar sobre o que queremos para o nosso 2017 em termos de literatura.

Imagem/Fonte: Google.

1 - Reflexão do ano: E se Obama fosse Africano? (Mia Couto)
Livro de ensaios que trata as condições do povo africano, nos levando a mergulhar num mar de cultura e situações tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais às nossas. Para quem não sabe, o título fala da felicidade que os africanos sentiram com a eleição de Obama nos E.U.A. A leitura é agradável e rica em ensinamentos.

2 - Emoção do ano: O Menino dos Fantoches de Varsóvia (Eva Weaver)
Me emocionei bastante com menino Mika que alegrava seus parentes e vizinhos por meio de um teatro de fantoches antigos, em meio ao caos da 2ª Guerra Mundial. É um livro repleto de reflexões, que transita da inocência à maldade humana, e que traz à tona questões como arrependimento e culpa. A trama aborda os dois lados da moeda, digamos assim, e por isso me conquistou tanto.

3 - Decepção do ano: Depois de Você (Jojo Moyes) e Surpreendente (Maurício Gomyde)
Depois de Você me decepcionou, em partes, porque ele não consegue ser a continuação que Como Eu Era Antes de Você merecia ter. Apesar de ter achado o desfecho ok, assim como outros elementos, um série de fatores me descontentaram, infelizmente. Quanto a Surpreendente, apesar de todo mundo falar super bem dele (o que me encheu de expectativas), me deparei com personagens sem personalidade; narrativa com vários elementos não muito bem desenvolvidos; dramatização constante e exagerada; e relacionamento adulto infantilizado. Isso sem contar que muita coisa é previsível e clichê. Portanto, mais uma decepção para a lista.

4 - Surpresa do ano: Grito de Guerra da Mãe Tigre (Amy Chua)
Li a obra sem grandes expectativas, mas me surpreendi bastante com a história. É inquietante, e repleta de emoções e relatos honestos sobre como funciona o estilo chinês de criação, além do choque de culturas ao fazê-lo nos Estados Unidos. É por vezes difícil pensar em como a autora enfrentou tantas dificuldades para manter suas crenças. Muito bom!


A retrospectiva continua no próximo post.
Abraços!


Um Comentário

  1. Que legal esse estilo de retrospectiva, Fran. Achei muito bacana a ideia dos tópicos, rever nossas leituras por essas perspectivas realmente nos faz refletir mais sobre o que lemos. Acho que minha retrospectiva seria assim:

    Reflexão: Perdão, Leonard Peacock
    Emoção: Codinome Verity e Uma Lição Inesquecível
    Decepção: Duas Faces do Destino
    Surpresa: Holy Cow e Joyland

    Mau posso esperar pela segunda parte. Ótimo post.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!