Caroline Salcides uma vez disse: "Toda mulher tem no seu íntimo uma magia própria de fazer acontecer, de dar um jeito, de dar o peito, dar um colo, de fazer bem feito." Mas a verdade é que muitos ainda não reconhecem a importância do papel feminino na sociedade. Ou, ainda pior, se limitam a entender sua totalidade.

Felizmente, os esforços para amenizar e, quem sabe um dia, extinguir o preconceito e a desvalorização da mulher são ditados diariamente. Além disso, o Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, vem como modo de reafirmar que a luta não cessará. E ela está em todos os lugares, inclusive na literatura.

Portanto, para esse dia especial eu resolvi listar 5 livros que discutem questões diversas sobre o papel da mulher na diferentes áreas da vida. As tramas também abordam injustiça, empoderamento feminino e demais reflexões sobre estereótipos e liberdade. Vale conferir e levar o debate a diante.

Imagem: Google.

Mulheres, por Carol Rosetti 
Livro ilustrado por personalidades femininas e sobre como elas podem ser fortes, merecedoras de respeito e especiais, cada uma com seu jeito e estilo, independentemente de opiniões e julgamentos alheios. A proposta da autora é contar diferentes histórias que merecem ser ouvidas e representadas.

Sejamos Todos Feministas, por Chimamanda Ngozi Adichie
Discurso acerca do estereótipo que se tornou a palavra 'feminismo', e sobre o que ainda precisa ser feito para que as meninas não anulem sua personalidade somente para que sejam como os outros esperam. A liberdade dos meninos para crescer sem o título de machistas também é debatido.

Para Educar Crianças Feministas, por Chimamanda Ngozi Adichie
Manifesto com sugestões e conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, iniciando pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. Portanto, pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos.

O Papel de Parede Amarelo, por Charlotte Perkins Gilman
Clássico feminista que narra, em primeira pessoa, a história de uma mulher com depressão nervosa forçada ao confinamento por seu marido e médico. O livro aborda os padrões que as mulheres são obrigadas a atender frente a sociedade, o que pode acarretar em problemas diversos.

A Filha Perdida, por Elena Ferrante
Livro sobre maternidade e as consequências que isso pode ter na vida de uma mulher. Outros elementos são abordados, mas todos se ligam ao ato de ser mãe e de tudo que isso exige das mulheres, tanto em aspectos físicas quanto emocionais. Um drama pessoal que propõe quebrar barreiras e estereótipos.

Se você conhecer mais livros pertinentes ao tema, deixe-os registrados aqui nos comentários. Vamos disseminar conteúdos importantes e passíveis de discussões enriquecedoras e construtivas.

Às mulheres, parabéns pelo nosso dia!
Abraços!

Um Comentário

  1. Que belas sugestões, Fran. Não só para a data mas para todos os momentos. Desses só li Sejamos Todos Feministas que simplesmente amei. Quero muito ler esse outro da Adichie além de Mulheres e O Papel de Parede Amarelo. Se eu fosse indicar alguns acho que citaria A Rainha e a Donzela, Codinome Verity e, claro, Eu Sou Malala. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!