Quando eu decidi por em prática a ideia de criar um espaço em que eu pudesse falar sobre literatura, lá em 2010, não imaginava que as coisas pudessem chegar aonde estão. Porque, naquela época, a blogosfera ainda era um tanto obsoleta. Os blogs eram mais pessoais, e os temáticos dificilmente seguiam em frente por muito tempo. Grande parte das pessoas que se aventuravam por esse universo desenvolvia conteúdo - muitas vezes para si próprio - somente para passar o tempo.

E foi com essa pretensão que o Universo Literário nasceu, em 2011. Aliás, foi essa mesma pretensão que o sustentou até hoje. Tudo que eu fiz durante todo esse tempo foi por amor à leitura; pela necessidade de me expressar e talvez de inspirar; por vontade de compartilhar minhas opiniões e de ouvir as de outras pessoas; por gostar de escrever; pela possibilidade de conhecer outros leitores e, assim, fazer amigos. É por essas e outras que o Universo sempre foi um blog pessoal, sem fins lucrativos, sem grandes ambições.

Mas isso não significa fazê-lo de qualquer forma. Apesar de saber que deixei muita coisa passar, sempre fiz o possível para mantê-lo atualizado frequentemente, para trazer uma boa imagem e conteúdo, e para mostrar coisas novas e diferentes... tudo, claro, relacionado aos meus gostos pessoais e literários. Só que chega uma hora que as coisas fogem do controle, porque a vida é assim, cheia de exigências e reviravoltas. Faz algum tempo que ela vem exigindo de mim algumas mudanças... de pensamento, de comportamento, de atitudes, de caminhos... e tudo ao redor acaba sofrendo um pouco com isso.

Com o blog, essas necessidades vieram como um aviso. Um aviso difícil de aceitar, porque a gente nunca quer se desfazer daquilo que nos faz bem. Nunca queremos deixar para trás os projetos que se consolidaram por meio da nossa insistência e otimismo. Não é fácil dizer adeus às importantes fases que vivemos e às conquistas que nos deram incríveis momentos de alegrias. Porém, chega uma hora em que precisamos acompanhar o nosso ritmo atual e aceitar que alguns ciclos devem se encerrar.

E não é somente por isso. Quem acompanha o blog frequentemente deve ter percebido que eu venho perdendo o fôlego nos últimos meses. Isso não tem a ver com a leitura, quero deixar claro. Trata-se de priorizar as mudanças que a vida tem me dado. Por isso, e por não posso aceitar levar esse projeto lindo de qualquer forma, eu decidi encerrar oficialmente as atividades no Universo Literário.

Eu nunca vou esquecer as alegrias que esse cantinho me trouxe, tampouco as amizades que fiz. Fui muito feliz nesses seis últimos anos... aprendi muitas coisas, ensinei muitas coisas, inspirei muita gente, conheci muitas mais. Por isso, gostaria de agradecer a todos que participaram dessa jornada: colaboradores, editoras parceiras, amigos blogueiros e todo mundo que me incentivou. A nossa história continuará viva por aqui (pelo menos enquanto o blogger existir), pois tudo que fora registrado aqui é especial e merece estar a disposição de qualquer pessoa.

Chegou a hora de trilhar novos caminhos... aos mais próximos, quero adiantar que a blogosfera não se verá livre de mim. E, aos demais, a gente se vê no skoob, twitter, instagram... vamos continuar propagando o amor pela leitura, pois esse é eterno e não tem quem desfaça.

Abraços!


2 Comentários

  1. Awn! Conheci o blog faz pouco tempo. Mas entendo a sensação. As demandas da vida. Que daqui venham boas e incríveis jornadas :)

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras, Fran. Sei bem o quanto é difícil abrir mão de um espaço que criamos com amor e que nos faz bem. Mas como você disse, a vida nos exige algumas mudanças. E como você sabe, mas não custa repetir, sempre acompanharei e apoiarei seus passos. Vi o UL nascer e crescer, tenho orgulho de dizer que conheço quem o construiu e não temo dizer que ainda fará muito mais. Seguimos em frente com nosso inabalável amor à leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!