Ken Follett, mestre do romance histórico e de grande prestígio, com mais de 100 milhões de livros vendidos pelo mundo, nos convida para Queda de Gigantes, primeiro volume da Trilogia "O Século".

Cinco famílias de diferentes origens (americana, alemã, inglesa, russa e galesa) e destinos marcados por um período dramático da história. Seus destinos se cruzarão em meio a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a ascensão da classe trabalhadora (onde o proletariado não aguenta mais ser explorado pela aristocracia) e a luta pelo voto feminino.

Na história há envolvimento de personagens fictícios e reais, como por exemplo o parlamentar Winston Churchill, o Presidente Wilson e os revolucionários Lênin e Trótski. Personagens como esses que se tornam inesquecíveis e deixam suas marcas únicas ao perseguir ideais e escolher o rumo de seus caminhos. Ao entralaçar vidas de cinco famílias distintas, Follett apresenta os fatos sob vários aspectos. Na Grã-Bretanhã, os Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, são de alguma forma são ligados aos aristocráticos Fitzherberts. Donos de uma mina de carvão onde um dos membros da família Williams, Billy, vai trabalhar logo cedo, com 13 anos, e de uma mansão onde a irmã de Billy, Ethel, trabalha como governanta. Esse último fato faz com que as diferenças sociais que existem em relação à mulher, mude o destino dela e de várias outras.

Enquanto isso na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, alternam por caminhos na busca de um futuro mais esperançoso e melhor. Um possui o sonho de participar de uma revolução bolchevique. Outro vai atrás do sonho americano, porém, seu plano é prejudicado pela guerra, pelo alistamento obrigatório e pela revolução. A Primeira Guerra passa então a interferir no destino de todos. A patroa de Ethel, a sufragista Lady Maud, arrisca algo proibido se apaixonando por um alemão espião da embaixada alemã em Londres, Walter von Ulrich. O que era pra ser um segredo, acaba no poder do americano Gus Dewar, um jovem que foi infeliz no amor, porém com promissora carreira na Casa Branca. Von Ulrich e Lady acabam tendo que se separar e ele ainda ter de lutar contra o irmão de sua amada, o conde Fitz. Nem mesmo Dewar, o assessor do Presidente Wilson que sempre batalhou pela paz, escapa dos horrores frente à essa batalha.

 Queda de Gigantes mostra a o luxo dos palácios, os bastidores do poder em constraste com a dura realidade das trincheiras e o perigo e sujeira das minas de carvão. O livro retrata uma ação que se desloca entre Londres, Washington, Paris, Viena, São Petersburgo e Berlim, retratando um mundo em plena e acelerada transformação e que, diga-se de passagem, nunca mais será o mesmo.

Nos outros livros da trilogia "O Século", novas gerações das mesmas famílias testemunham outros grandes episódios da história. O segundo volume, com lançamento previsto para 2012, tem como pano de fundo a Grande Depressão de 1929 e a Segunda Guerra Mundial. No terceiro, a ser publicado em 2014, a trama se passa durante a Guerra Fria.

Indicação excelente para ampliação cultural histórica e abertura de mundo nos mais diversos aspectos. Minuciosamente feito com bases históricas. Livro de conteúdo interessante, envolvente e surpreendente.

5 Comentários

  1. Eu certamente já vi esse livro em algum lugar (ele não me é estranho), mas eu nunca parei pra pesquisar e saber mais a fundo sobre o quê exatamente ele se trata, e fiquei impressionada com a tamanha informação que acabo de obter. Primeiramente, não sabia que ele será parte de uma trilogia, e é muito bom saber que a história não para por aí (eu realmente gosto muito de sagas). Só que mais que isso, é a sua história... fiquei fascinada em saber que ele envolverá assuntos que por incrível que pareça também fazem parte da nossa história, porque nos cercam diariamente, como as Guerra Mundiais, a Revolução Russa e a luta pelo voto feminino, como você mesma citou. Enfim, é interessante ver a proposta do livro... querer nos mostrar as transformações que o mundo tem enfrentado. Com toda a certeza estou muito interessada a ler, não só ''Queda de Gigantes'', mas como toda a trilogia.

    Parabéns pela indicação, Isa!
    Beijos. :*

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Gostei muito dessa resenha.!
    Parabéns, é uma resenha muito legal. Que nem todas que você e Fran fazem. !
    Uma otima indicação.
    Esse livro parece ser bem interessante.
    E vou querer lê-lô...
    Beijos. :*

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar bastante sobre Ken Folett, mas nunca tinha visto uma resenha sobre os livros dele. Fiquei super curiosa para ler! A resenha foi super bem escrita!
    se você gosta de romances históricos, eu te indico O Vôo das Aguias, do Jack Higgins. Muito bom! Se passa durante 2ª Guerra Mundial e retrata história de uma familia também, na verdade dois irmãos gêmeos pilotos de caça. Um lutando pela Alemanha, o outro pela Inglaterra!
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só de ver o título do livro já deu vontade de lê-lo. Parece realmente se tratar de um livro muito bom.
    Adoreeei a dica!
    :D

    beeijos
    Jéssica

    ResponderExcluir
  5. Parece ser MARAVILHOSO, mas não é de uma leitura de dificil entendimento?
    Sou apaixonada por livros que abordem a Guerra. Estou lendo Apatrida, e a historia tambem envolve Segunda Guerra Mundial. Apesar de AMAR ler, eu sou um pouco pessima para entender livros dificeis rsrs ainda mais que não tenho um conhecimento muito aprofundado sobre fatos históricos
    Mas me interessei pela resenha, se me disser que o livro não é tão dificil eu vou procurar comprar.
    Beijos

    chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!