John Boyne, autor do best-seller O Menino do Pijama Listrado, nos presenteia com mais um de seus maravilhosos contos. Dessa vez estamos falando de ''O Garoto no Convés''.


A história se passa em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, onde o navio de guerra britânico, HMS Bounty, foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. 

Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato, além de praticar pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades instransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência.

Assim como em "O menino do pijama listrado", John Boyne nos mostra nesse livro o universo do ponto de vista de uma criança, nos despertando uma mistura de sentimentos como drama, ação e aventura, contada de forma envolvente e equilibrada, fazendo com que o leitor fique cada vez mais instigado. Inseparável e revelador, O Garoto no Convés é contado com delicadeza e com uma linguagem simples e sutil, que difere completamente dos contos que estamos acostumados a ler.

Indicação excelente para os amantes de um bom drama cheio de emoções e aventuras.

2 Comentários

  1. Parece que esse livro é mesmo bom. Quando soube do livro o menino do pijama listrado, achei muito interessante, mais esse livro só vi quando no blog postou a biografia de John Boyne.

    Boa indicação:*

    ResponderExcluir
  2. já tinha lido outra resenha desse mesmo livro e fiquei apreensiva e com vontade de ler. Sei que se eu encarar esse livro, vou chorar horrores com a vida de John, mas ao mesmo tempo, to morrendo de curiosidade de saber um pouco mais sobre o livro.
    Fran, eu gostei da resenha, mas vc poderia elaborar um pouco mais na parte da sua opinião. Colocar um pouco mais de detalhes! =D Só uma dica.
    bjs
    Olivia
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!