Um Dia, romance e best-seller de David Nicholls, promete ser o melhor livro não só de 2010, mas de 2011 também.
 
Dexter Mayhew
e Emma Morley se conheceram em 1988, no dia da formatura de faculdade. Eles transam e se despedem. Ambos sabem que no dia seguinte deverão trilhar caminhos diferentes, como tantos, para nunca mais se encontrarem. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Dizer que este livro é um simples romance romântico não é suficiente. 

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho (às vezes juntos, às vezes não). Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Nicholls atirou no público jovem, mas acabou acertando em cheio também o pessoal mais velho. Isso porque Dexter e Emma realmente "vivem" 20 anos nas páginas do livro pelo motivo de haverem planos frustrados, sonhos demasiadamente idealizados, mudança de rota, valorização do amor, dúvidas sobre paixão... O tom da narrativa muda a cada capítulo. É como se esse narrador fosse envelhecendo durante a narrativa, junto com os personagens!
Por terem tomado rumos muito diferentes, dar a cara pra bater vai transformando parte da impetuosidade deles em conformismo. É, eles envelhecem.
O texto todo cativa quem ainda tem essas duas décadas pela frente e também àqueles que acabaram de passar por ela.
O filme "One Day" estreia nos cinemas americanos em agosto, com a atuação de Anne Hathaway. À partir daí, não se pode negar que o sucesso será ainda mais contínuo.

3 Comentários

  1. Hey, Isa!

    Esse livro já está aqui na fila. Estou doida pra ler!

    Beijo grande e lindo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Esse livro é tão bem falado pelos blogs, mas ele não consegue despertar o interesse em mim, para lê-lo :/

    Tem promoção rolando lá no blog, confere! Kit Guardians: http://migre.me/57oXo

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu AMEI este livro, fiquei simplesmente apaixonada. Ele é lindo lindo lindo. Não é só um romance, é mais um livro sobre o tempo. E o que o tempo faz, e o que ele mostra. Amei, mesmo. Boa resenha, *-*


    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!