LOST tornou-se uma série inesquecível para a vida de muitos seriadores afora. Uma série singular que, por seis anos, foi um marco. Impossível esquecer, impossível não gostar, principalmente quando se é fã de uma boa ficção científica cheia de ação, fantasia, drama e muita aventura.
Assim como muitos seriados de sucesso, LOST também foi fonte de inspiração para alguns autores que elaboraram livros com temas relacionados direta e indiretamente à série. É por isso que eu trago hoje a vocês alguns livros (pouco conhecidos) como indicação que tratam sobre LOST de forma memorável. Apreciem!

LOST - Risco de Extinção, por Cathy Hapka
A ambientalista Faith entra no avião carregada de culpa e é uma das sobreviventes cujos conhecimentos podem ser vitais para a sobrevivência do grupo, mas muitos suspeitam que ela os usa para aterroriza-los. O novo ambiente dará a Faith a oportunidade de recomeçar, ou ela será vítima dos perigos da ilha?

LOST - Identidade Secreta, por Cathy Hapka
Em Identidade Secreta, Dexter está vivendo duas vidas... quando seu segredo é descoberto, ele embarca em um vôo para voltar á sua terra natal, mas ao se ver perdido em uma ilha, é obrigado a se reinventar mais uma vez. Logo ele irá descobrir que não é o único mentindo, e que nada é mais mortal do que os segredos dos outros sobreviventes.


LOST - Sinais de Vida, por Frank Thompson
Um escândalo virou de cabeça para baixo a vida de Nick Hadley. Ele precisava submergir por um tempo e o vôo 815 da Oceanic foi à saída. Agora como um sobrevivente, ele reflete e volta a desenhar, mas sua nova fase tem um aspecto sinistro. Sonhos terríveis, vozes, sentimentos de culpa... a ilha está tentando dizer alguma coisa ou o passado está cobrando seu preço?

A Filosofia de LOST, por Simone Regazzoni
A série mais assistida dos últimos tempos, Lost, revolucionou a narrativa na tevê ao contar a saga dos sobreviventes da queda do voo Oceanic 815 em uma misteriosa ilha do Pacífico. Os conflitos, as histórias e as reviravoltas decorrentes desse acidente conquistaram uma legião de fãs. Mas o que teria a filosofia a dizer sobre o programa mais comentado na atualidade? Para entender os enigmas que surgem a cada episódio, o filósofo Simone Regazzoni explora os mistérios da ilha e disseca os personagens, a Iniciativa Dharma, os Outros e o relacionamento dos fãs com a série, buscando apoio nos trabalhos de pensadores como Platão, Immanuel Kant, Jacques Derrida e Michel Foucault. Em A Filosofia de LOST, o autor apresenta suas conclusões e coloca a filosofia ao alcance de todos, enquanto procura responder a pergunta mais intrigante: o que é a Ilha?
 

LOST e a Filosofia - A Ilha tem suas Razões, por William Irwin
Imagine-se perdido, tentando esquecer o passado e sem ter certeza do que o futuro lhe reserva... Como você se sentiria? Se for feita uma análise séria e cuidadosa, você, provavelmente, irá se identificar com um dos personagens de Lost, pois muitos traços psicológicos são retratados nessa série de televisão.
No entanto, os autores preferiram, em vez de discorrer sobre os traumas psicológicos causados pelas situações dramáticas dos sobreviventes, analisar a moral e os questionamentos que tal contexto traz à tona.


Desvendando os Mistérios de LOST - Guia Não Autorizado, por Lynnette Porter e David Lavery
Em setembro de 2004, a série Lost, da rede ABC, estreou na televisão americana. Em um ano já era internacional exibida em países como Canadá, Austrália, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Israel, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Países Baixos, Noruega, Espanha e Reino Unido. Os continentes da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Oriente Médio assistem a Lost. Em todo lugar em que é exibida, a série atinge grande audiência, e com frequência é o programa mais assistido ou está entre os três primeiros. Representando até agora o guia mais completo da série, 'Desvendando os mistérios de Lost' é uma fonte de pesquisa indispensável aos fãs e, ainda assim, totalmente não autorizada. Aqui você encontrará - Glossário completo de símbolos e personagens; Nomes misteriosamente parecidos; As teorias mais prováveis; Segredos encontrados no The Stand e outros textos; Pistas ocultas nos sites da série; A maneira como os criadores da série se comunicam com os fãs on-line; E muito mais.

8 Comentários

  1. Realmente Fran, LOST foi um marco na história da TV e vai ficar marcado para sempre em nossos corações. Felizmente temos ainda obras literárias como as que citou para fazermos lembrar um pouco dessa magnífica série.

    Dos livros que você citou, já li Risco de Instinção, Sinais de Vida e Identidade Secreta. Porém o que mais gostei, foi o que você não citou. =( "Bad Twin". Tem até resenha dele lá no VS http://bit.ly/plFH3O Esse vale a pena ler mesmo. Os que citei é legalzinho mas não é aquela "Jughead" rsrss

    Bjo Fran e parabéns pelo post. #LostForever

    ResponderExcluir
  2. Esse post só podia ser a Fran, viciada em LOST.
    Muito mara :)
    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho lost um seriado muito bacana. Mas não assisti tudo, parei acho que na terceira temporada. O problema é que nunca nada é revelado e vai ficando cada vez mais confuso.


    Gostei do post
    bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Fran! Até agora só pude ler os dois primeiros, mas pretendo ler todos. Porque tão bom quanto ver LOST, só ler LOST. :)

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca senti um pingo de vontade de assistir a esse seriado
    Acho meio sem nexo, mas respeito quem gosta

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fran acredita que eu nunca vi Lost? hihihihi Ah.. eu nao gosto de estorias do estilo de lost, e dps me falram que o final foi ruim, entao nem fiquei com vontade de ver, mas quem sabe qndo sobre um tempinho né?

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  7. Oi, gosto muito dessa série, ela é inspiradora e misteriosa, adorei o post!
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  8. Cada capítulo foi ótimo. Muitos se queixam sobre o ritmo desta série, mas não podemos negar é que o sucesso era indiscutível, as primeiras temporadas foram os mais recentes de luxo, mas perdeu o contato, eu acho que foi uma excelente série, mas abusou temporadas. Pela forma como seus criadores têm feito o suficiente bons empregos, por exemplo, Damon Lindelof criado com Tom Perrotta “The Leftovers” que está agora em sua nova temporada, uma série baseada em um romance sombrio. Enquanto isso J.J. Abrams continua com excelentes e divertidas propostas. Em suma, os criadores de “Lost” são gênios, eu amo o seu trabalho.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!