E aí, pessoal? Preparados para mais uma reflexão semanal?


As citações de hoje (sim, porque serão duas) são trechos extraídos do livro A Batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr. \O/  Esta é uma das obra mais inteligentes que já li. Ela é dotada de passagens interessantíssimas, que nos fazem pensar a respeito de certos valores essenciais em nossas vidas, mas que muitas vezes não damos o devido valor.

Vamos conferir sobre o que se trata a primeira passagem:

— A alma é uma propriedade humana— aclarou o renegado. — E um presente de Deus aos Filhos do Éden, como nós, anjos, chamamos a espécie mortal. É na alma que reside a capacidade dos homens de guiar seu destino e comandar a própria vontade. [...]
— Todos nós temos um espírito: humanos, deuses, animais e até plantas. O espírito é a energia vital que alimenta os seres viventes, mas espírito e alma são elementos distintos, embora poucos o saibam. É a alma que faz dos terrenos especiais no universo. E a força da alma que os torna conscientes, autónomos, que dá a vocês o livre-arbítrio, a dádiva que foi negada às entidades aladas.
Pág. 82.

E vocês, o que pensam sobre a alma e o espírito humano? Qual o valor que isso tem para vocês? Eu acredito que em cada alma há um diferencial, o que faz de todos nós distintos e seres únicos, mesmo que muitas vezes imperfeitos. A alma, ou espírito, talvez seja quem no fundo nos define.

Bem, o segundo e último trecho diz o seguinte:

— O medo é o instrumento dos fortes, não o carisma ou o amor. Só a firmeza e a repressão governam. A benevolência leva à fraqueza, à indisciplina e à inação. E você, general, é a imagem dos fracos, a mancha que ameaça a pureza dos gloriosos. Por milênios tolerei sua anarquia, mas hoje terminarei minha missão, conforme preconizou o Pai Criador.
Pág. 508.

O medo. Que bela forma de definir os fortes e os governantes. No fundo, tudo que eles sentem é medo... uma dualidade admirável posta nesta singela passagem. E vocês, o que acham?  ;)

3 Comentários

  1. Fran *-*
    Está citação está demais :D
    O que aumenou ainda mais meu interesse por esse livro! |O|
    Quero muito ele para mim, apesar de que ele é bem extensoo :S
    EU QUERO MUITO!! AHAHAHA *-----*

    beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que tensa a citação, mas ainda assim dá uma raivinha e indignação não?!

    boa semana
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,

    Adorei o seu recadinho lá no blog e pode deixar que eu sempre passarei aqui também! ^^

    Concordo com a Kivia, essa última citação é meio tensa, mas o livro parece ser interessante.. diferente! Tenho curiosidade em lê-lo!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!