Olá, queridos amigos blogueiros e bookaholics!

Viemos hoje com a proposta de realizar um meme literário. Ficamos imensamente felizes e agradecidas à Amanda do blog Primeiro Livro ;)
O meme constitui-se em 6 perguntas para cada escritora do blog sobre opiniões acerca dos livros.
Indicaremos 7 blogs no final da postagem ;)



Respostas da Fran

1) Por que entre tantas atividades você prefere ler?
Porque a leitura me permite uma viagem singular em meio a um universo vasto, com uma riqueza incomum e indescritível. Ler me proporcionar uma melhor compreensão sobre o mundo, além de me presentear com bastante conhecimento e prazer ao mesmo tempo... é uma mescla perfeita, sem mais.

2) Por que gosta de ler livros físicos (na era da internet muitos leem por ela)?
Não há nada que se compare com o contato direto entre a obra e o leitor. É como se você pudesse sentir a essência da história de uma forma diferente, e incrível... só quem é um ''devorador de livros'' saberá exatamente do que estou falando. No computador não há a mesma emoção, e não há contato sólido.

3) Por que comprar livros (poucos usam as bibliotecas ultimamente)?
É maravilhoso estar em uma biblioteca. Eu gosto bastante, mas não sou uma frequentadora assídua (na realidade sou sim, mas só para fins acadêmicos). Eu, particularmente, prefiro ter a obra só para mim... adoro colecionar clássicos, sem mais. Entretanto, claro, as bibliotecas são de extrema importância, e isso não há como negar.

4) De onde vem seu incentivo de leitura, os blogs literários tem alguma influência nele?
A leitura frequente foi algo que eu própria despertei em mim, pois o pessoal aqui de casa não é muito instigado por leituras avulsas, confesso. Mas não posso deixar de falar que os meus avós possuem uma parcela dessa descoberta do meu amor pelos livros. Eles adoram ler, e eu cresci vendo isso.

5) Você lê o que esta na moda ou segue algum escrito que te agrada?
Eu não tenho a necessidade de decifrar de imediato tudo que está na moda. Se me agradar, eu busco ler. Procuro sempre mesclar minhas leituras indo muitas vezes por sua temática, ou até mesmo pelo autor. A leitura também vai a depender do estado de espírito...

6) Ler um livro atrás do outro faz bem?
Cada leitor faz da sua vida literária única e singular. Ler frequentemente é uma paixão que se torna difícil de controlar a partir do momento que você se sente bem e feliz consigo mesma. Só quem ama de fato ler, entende essa necessidade, e se for preciso ler um livro atrás do outro, que seja. Como diria o grande Alberto Manguel, "Não há prazer na obrigação e devemos ler apenas por prazer.''


Respostas da Isa

1) Por que entre tantas atividades você prefere ler?
Ler é um exercício mental diário e é uma atividade na qual estabelecemos para nós uma viagem por mundos antes não descobertos. Para mim é fabuloso adquirir qualquer ênafse e tipo de cultura entre as diversas letras no papel. É uma paixão, um vício... e que perdurarão por toda a vida.

2) Por que gosta de ler livros físicos (na era da internet muitos leem por ela)?
Nada como sentir o cheiro, o doce toque das páginas nos dedos, a emoção de ver aquelas letras bem ali com aquele contato físico querendo passar emoção, aventura, suspense, mistério...

3) Por que comprar livros (poucos usam as bibliotecas ultimamente)?
Eu costumo usar as bibliotecas sim. Acho que elas ainda são a grande fonte de uma extensa e vasta obra de caráter nacional e mundial, e nada como entrar e ver aquela pancada de livros e ficar em dúvida qual levar para casa. Apesar isso, prefiro comprá-los e tê-los sempre à mão... para uma folheada, nova leitura e poder deixar sempre meus escritos e trechos do livro em pequenos papéis dentro dele. 

4) De onde vem seu incentivo de leitura, os blogs literários tem alguma influência nele?
Meus pais e uma tia minha sempre leram muito e desde pequena eu ganhava livrinhos interessantes para ler. Sempre gostei muito de escrever, copiar trechos de qualquer livro que eu julgasse interessante... e a leitura estava aí, presente. Claro que a continuação do hábito foi por escolha minha e por pura paixão. O vício em comprar e ler livros começou comigo (risos).

5) Você lê o que esta na moda ou segue algum escrito que te agrada?
Gosto de ler livros que tem uma crítica, uma coisa a mais... em geral, grandes clássicos da literatura universal e brasileira. Não descarto o que está na moda, porém, não é porque está na moda que eu farei uma leitura. Tem que ter uma química e algo que realmente me faça ter vontade, me instigue, a ler. Se está na moda é porque tem algo que agradou a todos... Procuro saber se esse "algo" condiz com o que me atrai em um livro.

6) Ler um livro atrás do outro faz bem?
Muitíssimo bem! Até mais de um ao mesmo tempo, se possível! Ler é algo vital pra alma, pros sentidos. Não precisa nem mesmo ser um livro atrás do outro... Pode ser uma revista, um jornal... Algo que te faça pensar diferente! Essa é a magia que me consome em qualquer leitura, a do conhecimento.

 Bem, com isso, iremos aos indicados:

Bem, ainda temos mais 2 memes para responder e voltamos com mais outro ainda este mês...

3 Comentários

  1. Muito boas as respostas do meme de vocês duas!

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ótimas respostas!!
    eh, eba!! recebi tbm!!
    brigadão meninas, logo, logo respondo!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Esse meme é muito bacana mesmo
    E eu não sabia que eram 2 colunistas Oo'
    Sorry
    Beijos

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!