Olá, queridos leitores!

Eu havia prometido uma resenha para hoje, mas houveram alguns problemas no meu pc "maravilhoso" e, pelo "travar da carruagem", acabei perdendo metade do que havia escrito. De imediato, peço imensas desculpas a quem por algum acaso estava esperando mesmo pela resenha.
Sem um tempo útil para refazer, colocarei-a sem falta pra vocês amanhã e deixo a indicação de uma obra que, a princípio, me parece excelente. Sem contar nos vários prêmios que sua autora, Lois Lowry, conseguiu com sua bibliografia, incluindo "O Doador".

"Com mais de cinco milhões de livros vendidos no mundo, O Doador é uma fascinante história de transformação e coragem ambientada num futuro distante. Ganhadora de vários prêmios, a autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal: não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora – o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa, o Doador, é responsável por ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de tornar-se o próximo Doador. Ele é avisado de que será um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. Ganhador da Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, que prende os leitores pelo drama de seu personagem central, e ainda provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades."

Gente, pela milésima vez, creio que sou obrigada a falar o quanto adoro livros assim. Ainda postarei a resenha de "Admirável Mundo Novo" aqui para que vejam o quanto é surreal ter uma história dessas em mãos, algo futurista e utópico para nosso pensamento atual.

Fato é que este livro me cativou pela semelhança na utopia de um mundo incrivelmente feliz por completo e sem dor alguma. Isso nos propõe a refletir o quanto passagens não muito agradáveis em nossa vida são de extrema valia no que se refere à comportamento e amadurecimento nas questões de ordem psicológica.

Jonas fora um escolhido para carregar lembranças e é então que passa a se questionar o alto preço o qual a sociedade paga para se ver livre da dor. É assim que ele escolhe entre a sua vida e a salvação de seu povo.

Instigante e com muito suspense, O Doador promete muitas reflexões e propõe a discussão de como seria uma vida perfeita assim.

Acho que vale muito à pena conferir, galera! ;)

3 Comentários

  1. Caramba! Parece ser uma história e tanto! =)
    Adorei mesmo e entendemos querida o seu problema!
    Mas tadinho o coitado nos ajuda tanto, uma hora ele (pc) tem que descansar! rs
    Mas estaremos aguardando a resenha ansiosamente!
    Estou com muita vontade de ler "Admirável Mundo Novo"
    E obrigado pela dica, O Doador, entrou para a minha lista de desejados!
    Beijos, Caah ♥

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler a sinopse e quando li "não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito." pensei: Nossa, um mundo perfeito! Depois li o resto e pensei: Talvez não tão perfeito... Ah, é dez vezes melhor com amor e dor vivendo em conjunto que nenhum dos dois. Esse livro deve passar uma mensagem, nos fazer refletir. Achei interessante.. curioso, no minimo.

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  3. Nossa nunca tinha ouvido falar nesse livro. Já de cara a sinopse me deixou super curiosa, uma história onde não existe dor e nem qualquer tipo de conflito. Realmente fiquei super curiosa, vou procurar saber mais sobre ele. Ótima indicação.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!